Análise dos reforços do Fluminense no setor ofensivo – PARTE I, MATEUS GONÇALVES, O RAIO TRICOLOR

Por Jorge Coutinho

funil

Até a presente data o setor ofensivo foi o que mais recebeu reforços para a temporada de 2019. Setor que já contava com Pedro, Luciano, Everaldo, Marcos Calazans, Robinho e Pablo Dyego, além dos 2 (dois) jovens da base recém-promovidos Marcos Paulo e João Pedro, ganhou mais 2 (duas) opções. Chegaram para a pré-temporada os contratados Mateus Gonçalves, ex-Sport, e Yony González, ex-Junior Barranquilla (COL)

Nesse primeira parte do texto iremos falar um pouco sobre o Mateus Gonçalves que veio do Sport, com apelido de Raio Nordestino.

HISTÓRICO 

Conhecido pela sua velocidade e pela sua habilidade, Mateus Gonçalves, 24 anos, surgiu na base do Palmeiras e teve uma boa atuação na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014. Após desentendimento contratual, possível ato de indisciplina (segundo o técnico argentino Ricardo Gareca, treinador à época) e falta de oportunidades, o atleta foi para o México, aonde acabou fazendo carreira jogando no Deportivo Tepic, Pachuca, Chiapas, Toluca e Club Tijuana, aonde pela primeira vez foi chamado de Raio por um comentarista esportivo local.

O INICIO NO SPORT

No seu retorno ao Brasil, sua estreia com a camisa do Sport não ocorreu com a equipe principal, mas sim pelo Campeonato Brasileiro SUB-23, no empate em 1×1 contra o Avaí, no dia 23 de agosto. Foi substituído aos 25 minutos da etapa final.

Na semana seguinte integrado na equipe profissional, foi relacionado na partida contra o Paraná sem ser utilizado.

A estreia ocorreu no início de setembro, no jogo contra o Bahia. Mateus Gonçalves entrou aos 30 minutos do segundo tempo, e não conseguiu destaque. Contra o Cruzeiro a história se repetiu, jogou cerca de 16 (dezesseis) minutos sem muito destaque.

Nas partidas contra Corinthians e Palmeiras, Mateus Gonçalves esteve no plantel de reservas, mas não foi aproveitado.

O BRILHO

O mês de outubro foi marcante para o Raio Nordestino. Foram 4 (quatro) jogos e 3 (três) gols marcados, contra Internacional, Vasco da Gama e Grêmio. Na partida contra o Vasco da Gama, o jogador saiu aplaudido pela boa atuação, além do reconhecimento do seu treinador:

“O mérito é do jogador. Quem resgatou Mateus foi ele próprio. É um jogador muito bom, que estava trabalhando e se preparando. Eu fui apenas o facilitador. Dei oportunidade e ele está jogando bem”, (Milton Mendes, treinador do Sport).

NÚMEROS

– Carreira / por onde passou:

funil

M (matches) – jogos;                          G –gols;         

Yellow Card – cartões amarelos;       Red Cards – Cartões Vermelhos

– Estatísticas dos últimos 20 (vinte) jogos que atuou:

funil

funil

funil

– Mapas de ações nos últimos 20 (vinte) jogos que atuou:

funil

VÍDEOS

Gols do Mateus Gonçalves:

 Assistências do Mateus Gonçalves:

 Pontos Negativos do Mateus Gonçalves:

A EXPECTATIVA

funil

Mateus Gonçalves já está treinando.

Como dito no início do texto a disputa no setor será acirrada.

Como característica de “ponta”, o novo camisa 22, pode proporcionar amplitude para a equipe, jogador habilidoso e com bom repertório de dribles, tornando o jogador muito bom ao partir pro 1×1 ofensivo. Entretanto, observa-se dificuldade na função defensiva que compete, na maioria das vezes, ao “ponta” fechar os corredores laterais, além denão ser um bom finalizador e um bom passador. Aparece com frequência para ajudar os meias como opção de passe e de executar triangulações, podendo ser útil ajudando o setor de criação.

O histórico recente de recuperação do atleta em momentos de adversidade demonstra até então um bom fator psicológico, um jogador resiliente. Aliada à sua qualidade de velocidade, bons dribles, intensidade de jogo e facilidade por jogar pelo lado esquerdo do campo dando amplitude e agressividade a sua equipe, devem ajudar ao modelo de jogo do técnico Fernando Diniz. Caberá ao atleta e a comissão técnica, dia a dia em treinamentos, corrigirem posicionamento sem a bola e melhorar a postura do corpo para execução de fundamentos como passe e finalização, além de aperfeiçoar essas valências. Pelo exposto considero a contratação de Mateus Gonçalves como uma aposta para compor o elenco do Fluminense.

@JorginhoFFC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s