Análise de reforços – Tiago Volpi

Por Pedro Galante

whatsapp image 2019-01-03 at 12.48.29

Tiago Volpi é o quarto reforço do São Paulo para a temporada de 2019. O arqueiro chega ao tricolor paulista para tomar conta de uma posição que rendeu muita dor de cabeça aos torcedores, que tiveram de assistir atuações desastrosas de Sidão e outras pouco convincentes de Jean. Tiago vem por empréstimo de uma temporada do Queretáro-MEX, seu passe já está fixado, mas o valor não foi divulgado.

Volpi chegou ao Queretáro em 2015 e foi por quatro temporadas um dos melhores goleiros da Liga Mexicana. Em 2016 foi eleito o melhor goleiro da Apertura e da Clausura pelo ranking da ESPN mexicana. Veja os números do goleiro:

caldiolismo

Vamos comparar a seguir o desempenho de Volpi com o de Sidão e Jean, os goleiros do São Paulo na última temporada. Vale lembrar que o fato dos goleiros jogarem ligas diferentes impacta nos seus números, além disso os números dos goleiros estão também condicionados a qualidade do sistema defensivo em que ele se insere.

caldiolismo

Além da qualidade de baixo das traves, é essencial que o goleiro também saiba jogar com a bola nos pés, essa é uma demanda do futebol moderno como um todo, mas também do modelo de jogo de André Jardine que usa muito o goleiro como opção na fase inicial do jogo. Embora não seja s sua maior qualidade, Volpi joga com os pés sem dificuldades.

Se compararmos os números de passes por jogo e o índice de aproveitamento, percebemos que Volpi se destaca. Sidão tem média de 12.1 com 54% de aproveitamento. Jean tem média de 12 com 59% de aproveitamento. Já Volpi tem média de 22,2 com 69% de aproveitamento.

Tiago Volpi chega para resolver o problema da posição. Vale lembrar que Tiago voltou ao Brasil motivado a buscar uma vaga na seleção de Tite. Se se adaptar sem dificuldades, deve se firmar como um dos melhores da posição no futebol brasileiro.

@Pedro17Galante

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s