Qual dos dois últimos Barça campeões da Champions que mais te encantou? Parte 2 – ANÁLISE TÁTICA BARCELONA 3 x 1 MANCHESTER UNITED

Por Ícaro Caldas Leite

O Barcelona da temporada 10/11 é considerado o melhor time de todos os tempos. O time comandado por Pep Guardiola, na noite do sabádo(28/05/11) nos apresentou uma das maiores exibições de um time na final da maior competição do futebol Mundial.

O Barcelona dos “anões” que dominou a maioria dos times que enfrentou e foi disparadamente o melhor time do mundo nas 4 temporadas em que foi comandado por Guardiola.

Algumas lendas do futebol e do próprio Manchester United deram declarações sobre aquele time histórico e encantador.

Sir Alex Fergunson: “Eles nos impressionaram com seu toque de bola. Nunca conseguimos controlar Messi, mas muitos times nas últimas temporadas também não. O Barcelona é o melhor time que já enfrentei e agora nosso desafio é melhorar mais e mais. Eu esperava que nós fossemos um pouco melhores, mas no final do dia tive a certeza de que fomos batidos por uma equipe melhor. Não existe vergonha em perder para o Barcelona”.

Rooney: “Aos meus olhos, o Barcelona de Guardiola é a melhor equipe da história e Messi o melhor de sempre. O que ele consegue fazer é incrível. Messi tem um pouquinho de tudo”.

Gary Neville: “Sete dos jogadores do Barcelona que jogaram nesta noite vieram das categorias de base do clube, o que dá a eles uma força imensa. É preciso admitir: eles são brilhantes e Messi foi absolutamente magnífico, um dos melhoresjogadores que já vimos”.

Marcello Lippi: “Nunca houve um time jogando dessa forma na história no futebol. Esse Barcelona tem todas as características para ser considerado a equipe mais forte que já existiu. Estamos assistindo a um fenômeno único”.

Just Fontaine: “Nenhum time foi melhor no controle da bola do que esse Barcelona. O Brasil foi imenso em 1958 e 1970; o Ajax de Cruyff e o Real Madrid cinco vezes campeão europeu, também. Mas, tecnicamente, o Barcelona alcança a perfeição”.

Abilío TeamAbidal se afasta de Piqué e vai “apertar” Valencia junto com Iniesta, eles dobram a marcação onde a bola está. Obseve David Villa compensando a pressão que Abidal faz, ele entra na linha defensiva.
Abilío TeamEscanteio à favor: apenas 3 jogadores na àrea; 1 meio campo, 1 atacante e 1 zagueiro.
Abilío TeamCom a bola desde à defesa: saída de 3; Xavi recua e fica entre os zagueiros; os laterais Alves e Abidal ficam abertos no campo.
Abilío TeamA partir do campo do Manchester United: os 3 meios campistas próximos para trocarem passes; Messi nas costas dos volantes do United( flutuando entrelinhas) e os laterais ainda abertos(amplitude).

Abilío Team

Abilío Team

O famoso ataque POSICIONAL(os jogadores do ataque na sua devida posição): Messi recebia passando ou de frente na sua função de falso 9, caso queira saber mais sobre essa função leia aqui.

Fato Curioso: Os 3 gols anotados pelo Barcelona foi feito pelos 3 atacantes(Pedro, Messi e Villa) e às três assistências dado pelos três meios campistas(Xavi>Pedro/Iniesta>Messi/Busquets>Villa).

@Caldas_Icaro

Anúncios

Deixe uma resposta