O raio-X do grupo Colorado: avaliação do elenco do Inter em 2018

Por Luiz Martins

 

Após o fim de uma grande temporada para o Internacional, logo abaixo realizei uma pequena análise dos principais atletas do grupo colorado, que estiveram presentes nos jogos da temporada 2018, que consolidou o retorno do Inter a Série A do campeonato Brasileiro, sendo coroado com uma vaga direta a Libertadores da América em 2019.

No raio-x, também uma análise do que se espera para a temporada do próximo ano.

Goleiros

MLomba

Um dos destaques após a Copa do Mundo, tendo realizado defesas importantes em muitos jogos, auxiliando na conquista de vitórias em jogos complicados. Se consolidou como um dos líderes do grupo. Ótimos reflexos e boa noção de posicionamento.

2019: Iniciar a temporada como titular do time.

dfernandes

Goleiro de boa técnica, bons reflexos e também é um dos líderes do grupo de jogadores. Vive os últimos 2 anos com seguidas lesões, mas ainda é um goleiro altamente competitivo. Teve algumas falhas ao longo da temporada, mas também foi importante em muitos jogos com defesas.

2019: Deverá ser mantido como reserva, muito em função de Marcelo Lomba, no momento ser um jogador com melhor momento técnico. Como é um bom ativo com potencial de revenda e trocas, não deve ser descartada essa opção, tanto no mercado interno, quanto exterior.

Zagueiros

emers

Jogador emprestado pelo Palmeiras até dezembro de 2019, se encaixou muito bem no modelo de jogo proposto pelo técnico Odair Hellmann. Seguro, apesar de algumas falhas em jogos pontuais, tem ótima leitura de espaço, boa interceptação e desarme, além de uma saída de bola razoável para um zagueiro do seu porte.

2019: Deve ser mantido no grupo e a depender do valor e como será seu ano, pode ser adquirido em definitivo, por apresentar experiência, por ter jogado competições internacionais pelo Botafogo, em sua passagem pelo Rio.

klaus

Importante na temporada de 2017, jogando a série B, teve relativa participação na campanha que trouxe o clube novamente para a elite do futebol brasileiro. Com as chegadas de Rodrigo Moledo e Emerson Santos, foi alçado a segunda opção da reserva. Possui falhas de posicionamento e tomadas de decisão ao realizar interceptações, mas tem margem de evolução, por tratar-se de um jogador jovem e com relativo potencial.

2019: Devido a poucas opções advindas da base nesta posição e as muitas competições que o clube irá disputar, ainda deverá ter minutos de jogo. Caso aparece algum negócio de ocasião, pode ser negociado.

tales

Jogador alto, com bom porte físico, mas que possui lentidão em suas ações e dificuldades na tomada de decisão defensiva. Possui bom jogo aéreo, tanto defensivo, quanto ofensivo.
Teve sua melhor participação no Gauchão, marcando um gol, mas sofreu com lesões, não tendo maior participação no restante da temporada.

2019: Será utilizado como moeda de troca, para a aquisição do atacante Neílton junto ao Vitória-BA, cedendo espaço para jogadores advindos da base terem maior minutagem, ganhando maior experiência. Acredito ser uma boa utilização do jogador nestes moldes.

moledo

Um dos destaques do time em 2018, surpreendeu muitos torcedores e imprensa esportiva, pelo modo como desempenhou sua temporada, que tinha uma desconfiança muito grande, por estar vindo do campeonato grego. Seguro na defesa, com desarmes, interceptações e ótimo posicionamento, foi o jogador que melhor casou técnica e taticamente com Victor Cuesta.

2019: Titular incontestável da defesa, a tendência é manter as suas boas atuações, sendo importante principalmente na Libertadores e Copa do Brasil.

cuesta

Outro destaque do time, onde foi um dos pilares da consistência defensiva adquirida ao longo da temporada. Melhorou drasticamente seus desarmes, em relação a temporada 2017, muito em função da sua adaptação ao futebol brasileiro. Além disso ficou marcado por uma grande técnica ao buscar muitos lançamentos precisos para os atacantes.

2019: A tendência é ele continuar sendo um destaque da equipe, sendo uma das lideranças técnicas ao longo do ano. Será importante nas competições a serem disputadas, principalmente em jogos de Copa.

Laterais

dudu

Pouco participativo no ano, devido a lesões, ficou marcado por uma péssima jornada no Gre-Nal do campeonato gaúcho. Jogador de potencial ofensivo, onde se destacou pelo Figueirense, possui deficiências na leitura de jogo defensiva, mas como é jovem tende a evoluir.

2019: Deverá receber mais oportunidades, para ser melhor observado, buscando sempre a evolução de seu jogo.

fabiano

Jogador que tem a defesa como sua maior virtude, também pode atuar como zagueiro em momentos pontuais. Teve seu melhor ano como jogador, se consolidando como importante na consistência defensiva colorada. Conseguiu alguns cruzamentos importantes, que se transformaram em gols que garantiram vitórias, principalmente dentro do Beira-Rio. Apresentou falhas em alguns jogos, mas no geral teve um bom ano.

2019: o clube que possui seus direitos, o Palmeiras, está fora de cogitação um novo empréstimo. apenas disposto a revenda, por valores altos, é um jogador que não deve vestir mais a camisa colorada.

iago

Jogador com mais partidas disputadas em 2018 com a camisa colorada, tem ótimo potencial, tendo velocidade e força física para chegar à frente com qualidade. Tem uma boa finalização, mas que pode ser aprimorada. Precisa melhorar sua leitura de espaço, principalmente quando buscar fechar a linha defensiva, mas tem ótimo potencial de evolução.

2019: Deverá continuar como titular da equipe, mas deverá receber uma melhor rodagem dentro da equipe, para que em momentos importantes não sofra com desgaste físico ao longo da temporada.

uendel

Ótimo lateral, que foi destaque em 2017 na série B, mas este ano com as boas atuações de Iago, foi alçado a reserva. Foi pouco utilizado este ano, onde poderia ter tido maiores participações, como lateral ou até como volante, em momentos em que a equipe precisava de jogadores de maior experiência.

2019: Possui sondagens de um retorno ao Corinthians, mas eu acredito que a manutenção dele no grupo seria de uma grande importância ao longo de 2019, ainda mais se Iago for negociado em algum momento da temporada.

zeca

Jogador de técnica apurada, boa qualidade na saída de bola por possuir bom controle, sabe ser associativo com os volantes e meias. Teve um ano abaixo do esperado, por ter dificuldades de se adaptar ao modelo de jogo do time. Além disso, teve uma pré-temporada limitada, devido a imbróglios jurídicos antes de sua transferência. Pode jogar em ambas as laterais, tendo preferência em jogar pelo lado esquerdo, onde atua de pé trocado e pode se juntar aos meio-campistas, aumentando o toque de bola por dentro.

2019: Com uma pré-temporada sendo feita de forma correta, poderá desempenhar melhor seu futebol. Será um jogador importante ao longo do ano.

Meio-Campistas

charles

Jogador que foi contestado em algumas partidas, muito pela sua imaturidade em ações tomadas dentro de campo, mas que se justificam pela baixa minutagem, ser um jovem jogador e retorno de lesões. Tem uma boa saída de bola para um primeiro volante, mas peca muitas vezes em desarmes e leitura de espaço.

2019: Se tiver melhor minutagem e for bem trabalhado, pode se tornar um jogador útil dentro do elenco, que não comprometa.

dias.png

Jogador que possui muita vontade, tendo seu forte as ações defensivas, mas que demonstra dificuldades em manter seu posicionamento, causando desequilíbrios na marcação aos adversários. Possui relativo desempenho em desarmes e interceptações, mas dificuldades em passes médios e longos.

2019: Seria interessante um empréstimo para times de menor expressão, principalmente clubes da série B.

rith.png

Jogador de boa qualidade técnica, tem forte participação na saída de bola, além de uma boa qualidade no desarme de jogadas. Tem o posicionamento como uma de suas características mais marcantes, além de qualidade na finalização e em bolas aéreas.  Por não ter jogado em 2018, devido a lesões que o impediram de desempenhar seu melhor futebol, desde 2017, terá seu contrato de empréstimo renovado para 2019.

2019: Como não atuou em 2018, deverá receber mais chances para demonstrar o futebol que o colocou como um dos destaques do Sport Recife em 2015 e 2016.

doura

Destaque defensivo do time dentro do campeonato, em função de sua ótima qualidade de cobertura, visão de espaço, antecipação de jogadas, desarmes e interceptações. Se consolidou como um dos líderes do grupo de jogadores, sendo escolhido o melhor primeiro volante do campeonato pela Bola de Prata, demonstrou evoluir suas qualidades após um período de desconfiança, desde 2016.

2019: Caso as sondagens que vem recebendo de clubes europeus não se concretizem, será um dos jogadores responsáveis por formar a base da espinha dorsal do time, avalizando o modelo de jogo do time para a temporada.

ede

Jogador que teve muita importância no segundo semestre de 2018, sendo participativo tanto na construção de jogadas, como em infiltrações e conduções, até a área adversária, marcando gols importantes na briga pelo título do brasileirão, se tornou um jogador que faz parte da base do time dentro do modelo de jogo adotado pelo técnico Odair Hellmann. Nitidamente tem mostrado evolução em seu modo de jogo.

2019: como vive ótimo momento técnico, se consolida como titular da equipe, sendo um jogador modelo para as próximas contratações da equipe e a busca por jogadores de base, que possuam características semelhantes.

pat

Uma ótima contratação realizada pela direção no início do ano, chegou com desconfiança de boa parte da torcida, mas aos poucos foi demonstrando toda sua qualidade praticando um jogo bastante físico, auxiliando na defesa, pressionando os adversários e marcando gols importantes. Também foi um dos jogadores importantes para a consolidação do modelo de jogo, dando suporte nas transições. Sofreu com desgastes físicos e técnicos ao longo da temporada.

2019: Se consolidou como peça importante do time, mesmo tendo um final de ano abaixo do esperado. Tende a ser titular no próximo ano, mas vai precisar de descanso durante o ano, para não sofrer com os desgastes ocorridos no fim do ano.

cam

Jogador que desde que desembarcou em Porto Alegre, não conseguiu demonstrar regularidade nos momentos que esteve em campo, sendo marcado apenas por cobranças de escanteio e alguns gols pontuais, principalmente na vitória contra o Paraná, dentro do Beira-Rio.  Chegou para ser um jogador responsável pela criação de jogadas ofensivas, por possuir um passe longo apurado, mas não encontrou espaço dentro da equipe, jogando em diferentes posicionamentos.

2019: para a próxima temporada, seria interessante envolve-lo em alguma troca, por jogadores de outras equipes que casem melhor com o modelo de jogo.

dale

Ídolo do clube, sendo incluído como um dos maiores jogadores a vestir a camisa colorada, D´alessandro teve importância muito maior fora dos gramados do que jogando, mesmo sendo um jogador importante, quando a equipe demonstrou dificuldades nos momentos finais da temporada. Possui visão de jogo, sabendo se posicionar muito bem para receber a bola e criar jogadas ofensivas, tendo um passe altamente qualificado encontrando companheiros em setores do campo, levando perigo aos adversários, apesar da idade avançada para um jogador de futebol.

2019: Deverá ser importante com sua experiência, principalmente em jogos de mata-mata (Libertadores a importância cresce), por já conhecer o caminho das pedras.

juan

Jogador jovem, de bom potencial e que tem margem para se desenvolver, se tornando jogador importante dentro do grupo. Possui ótima visão de jogo e nos poucos minutos que esteve em campo, demonstrou ter características importantes na criação de jogadas, além de regular em aspectos defensivos.

2019: Como não teve muitos minutos para demonstrar se é um jogador que possa agregar, neste ano, com um número maior de competições, terá maior espaço de jogo.

rich

Uma das promessas da base colorada, jogando com os jogadores da sua idade e no campeonato de aspirantes, demonstrou ter velocidade e inteligência nas escolhas de jogadas, além de gols e assistências, sempre jogando aberto em um dos lados do campo.

2019: Deverá receber minutos de jogo, para já iniciar a transição aos profissionais, visando ser importante para o futuro do clube.

sarra

Jogador que ainda foi alçado a estrela por vídeos de seus melhores lances em disputa pela Copa RS sub-20, mas quem o acompanhou no ano de 2018 em muitas partidas, sabe que ele ainda não é um jogador pronto para ser alçado ao craque que já esperam que ele seja. Possui técnica, visão de jogo e algumas jogadas que demonstram seu potencial, mas como é jovem ainda peca em suas ações.

2019: Deve-se ter muita paciência com este jogador, por ele vir de um contexto diferente do que encontrava em seus tempos de Argentina. Já demonstra estar mais adaptado ao ambiente, além de ter sido acolhido pelo grupo de profissionais. Deve ser bem trabalhado, recebendo minutos de jogo gradativamente, pra em um futuro próximo poder desabrochar como destaque.

Atacantes

bre

Brenner apareceu muito bem na Copa São Paulo de Futebol Jr, marcando gols e conseguindo algumas assistências, sendo um dos destaques do time sub-20 na competição.
Foi alçado ao grupo principal, mas como a maioria dos jovens da base, não teve minutos suficientes para se consolidar dentro do grupo de jogadores.
É um jogador com muita força física e leitura razoável de espaços, possui uma velocidade razoável e tem sua melhor característica receber a bola em profundidade.

2019: Caso o Inter realize a contratação de um centroavante, seria interessante o jogador ser emprestado para um clube da série A ou B.

gue

Principal contratação colorada de 2018 (e de 2019 também), é um Jogador de boa imposição física, ótima finalização e bom jogo de costas pro gol, será um jogador importante pro modelo de jogo utilizado pelo Inter em 2018. Sua estreia ficou para o ano que vem, devido a ter sido pego no exame antidoping.

2019: Como deverá estar apenas liberado em abril, fica a incógnita de como estará a questão física, porque terá pouco tempo de preparação em relação a seus companheiros, mas mesmo que seu desempenho seja abaixo do que pode entregar, já será uma peça importante na próxima temporada.

jon

Jogador que teve uma ótima temporada em 2017, jogando pelo Barcelona de Guayaquil, sendo o goleador do time. Jogador de explosão, que gosta de receber a bola em profundidade e tem uma finalização razoável de baixa distância. Aguerrido e com bastante vontade, tem um temperamento explosivo e recebe muitos cartões.

2019: Deve ser mantido no grupo, devido a diversas competições que o time irá disputar, por poder entregar uma mudança de característica para o modelo de jogo imposto pelo técnico Odair Hellmann.

pot

Jogador que já está a dois anos no elenco, tendo altos e baixos. Tem uma boa finalização, principalmente quando recebe a bola em profundidade, mas tem extrema dificuldade em jogar de costas pro gol e em posicionar o corpo para alterar sua direção. Foi importante no início do ano, mas teve uma queda de produtividade, muito em função de se lesionar e ter demora em seu retorno técnico, devido ao porte físico.

2019: Se aparecer uma proposta interessante para o jogador, seria interessante sua venda, por tratar-se de um bom nome para revenda. Dentro do modelo utilizado, possui valências importantes, por ter uma boa recomposição defensiva, mas não hoje não é um jogador imprescindível no elenco, podendo ser reposto por algum jogador da base.

wel

Uma das principais contratações de 2018, teve pouca participação ao longo do ano, muito em função de seu histórico de lesões. Quando esteve em campo, demonstrou possuir uma característica imprescindível dentro do elenco: o drible em velocidade.

2019: Teve seu contrato renovado até 2020. Se continuar saudável, poderá se consolidar como titular da equipe, por sua característica única no momento no time.

nic

Finalmente estamos iniciando a enxergar o jogador que contratamos em 2015. Na minha opinião foi o melhor jogador do clube em 2018, sendo importantíssimo na criação de jogadas, conseguindo muitas assistências para finalização, além de ter feito gols e assistências importantes.

2019: Buscar maior regularidade em suas atuações, assim se consolidando como o principal jogador da equipe, sendo a referência técnica do time.

ros

Jogador que se doa ao time dentro do campo, possui vontade, uma boa recomposição defensiva, mas tem dificuldades em cruzamentos e finalizações, mesmo que tenha demonstrado acertos em alguns jogos.

2019: Não terá o seu contrato renovado e acredito que seja um acerto, porque não é um jogador indispensável dentro do elenco, podendo ser suprido por algum garoto da base, com um custo para o clube bem menor e com potencial de revenda.

damiao

Destaque da equipe em 2018, muito por não ter tido nenhum jogador que repôs as suas características dentro do modelo de jogo, se consolidou como um dos 10 maiores goleadores da história do clube. Sempre que vestiu a camisa do Inter, demonstrou um bom futebol, apesar de possuir uma baixa qualidade técnica, mesmo entregando gols e participação importante no sistema ofensivo do time.

2019: Não teve acerto financeiro com o clube e vestirá a camisa do Kawasaki Frontale do Japão. Devido a esta ausência, o clube terá a necessidade de buscar um camisa 9 que possa entregar o que ele entregava, mesmo que seja reserva.

@ojunomartins

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s