Taticamente, o que Loco Abreu pode acrescentar ao Rio Branco?

Por Juliano Rangel

Sarrismo

A chegada de Sebatian Loco Abreu ao futebol capixaba na última semana, mais especificamente ao Rio Branco, tem provocado um grande alvoroço por parte da torcida capa-preta. Com seus 42 anos, o ex-camisa 13 da celeste olímpica tem levantado um debate: taticamente, o que Loco Abreu pode oferecer ao Rio Branco? É o que MW Futebol tentará explicar nesta análise.

Tendo atuado neste ano de 2018 pelas equipes chilenas do Audax Italiano e do Deportivo Magallanes, Loco disputou 20 partidas, nas quais marcou três gols e deu apenas uma assistência. Comparados aos 33 jogos e 20 gols de 2017, o uruguaio apresentou uma queda em seu desempenho.

ismo

ismo

Mas, analisar esses dados friamente não é o suficiente para definir se a chegada de Loco Abreu ao Espírito Santo será boa ou não. É preciso destrinchar algumas características que podem ser cruciais para o bom rendimento do jogador. Vamos a elas!

ESQUEMA TÁTICO: Sua última equipe, o Deportivo Magallanes, atuava no esquema 4-4-2, com Abreu ocupando o lado direito, mas também invertendo para a esquerda, e se movimentando sempre à frente da área. Nas variações para o 4-1-3-2, 4-2-3-1 e 4-3-3, Abreu se deslocava para o centro.

ismo

ismo

TRANSIÇÕES: Costuma se movimentar, no máximo, até a faixa de meio-campo nas transições e movimentações defensivas, mas retorna nos contra-ataques, de forma mais centralizada, sempre dando profundidade aos ataques, além de fazer pequenas pressões na saída de bola adversária.

ismo

ismo

Nessas transições ofensivas também procura alternar o posicionamento com seu companheiro de ataque, sempre se movimentando para ser uma opção de passe ou um pivô fora e dentro da área, além de se deslocar sempre para o setor contrário ao que está a bola e, assim, ser tornar a referência nos cruzamentos.

Já nos contra-ataques pode, eventualmente, armar as jogadas com passes aéreos ou verticais, enquanto seus companheiros realizam infiltrações pelos lados.

ismo

MOVIMENTAÇÃO FORA DA ÁREA: Forte na movimentação de pivô, Abreu costuma puxar a marcação e abrir espaços para as infiltrações de seus companheiros.

WhatsApp Image 2018-12-20 at 15.28.40

WhatsApp Image 2018-12-20 at 15.28.40 (1)

BOLA AÉREA DEFENSIVA: Nos escanteios e cobranças de faltas adversárias, costuma se posicionar na primeira trave, com a equipe fazendo uma marcação mista, predominantemente individual.

WhatsApp Image 2018-12-20 at 15.29.15

WhatsApp Image 2018-12-20 at 15.29.21

BOLA AÉREA OFENSIVA: Nos escanteios ofensivos, Abreu sempre busca um companheiro para prender a marcação e se desvencilhar da mesma no momento da batida para cabecear ou finalizar por baixo. Além disso, costuma abrir bastante no lado inverso ao da bola, criando uma distância maior de seu marcador e, assim, conseguir dominar e/ou finalizar de cabeça.

WhatsApp Image 2018-12-20 at 15.29.39

WhatsApp Image 2018-12-20 at 15.29.59

TÉCNICA APURADA: Sua capacidade técnica e improvisação dentro e fora da área continuam apuradas e são ativadas em alguns momentos do jogo.

PÊNALTIS: Por fim, mas não menos importante, já que estamos falando de Loco Abreu, as cobranças vêm sendo variadas. Para quem pensa que as batidas do uruguaio são apenas com a famosa “cavadinha” está bem enganado. O jogador costuma alternar o canto e até arriscar a batida no meio do gol.

WhatsApp Image 2018-12-20 at 15.30.18

@julianords

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s