Análise de Zé Rafael, reforço do Palmeiras

O meia Zé Rafael, de 25 anos, foi um dos principais destaques do Bahia nas duas últimas temporadas, o atleta agora faz parte do elenco palmeirense. Um reforço de muita qualidade e tornando-se uma ótima peça para o professor Felipão. Ao todo foram 128 jogos, 18 gols e 12 assistências pela equipe baiana.
screenshot_20181130-205805Imagem: Felipe Oliveira/Ec Bahia
Zé Rafael foi homenageado em sua última partida pelo Bahia, o jogador foi o grande destaque nos dois últimos anos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
VERSÁTIL: O jogador atua em diversas posições, sendo capaz de realizar várias funções, por exemplo: Diante do esquema 4-2-3-1, que Felipão utilizou no Palmeiras 2018, o atleta pode exercer às três funções na linha de meio, podendo atuar em qualquer um dos flancos (lado do campo) ou mais centralizado. É fundamental ter diversas características, só dessa forma para conquistar oportunidades.
screenshot_20181130-205805Imagem: SofaScore
  • Mapa de calor do novo reforço palmeirense. Um jogador dinâmico e auxilia em todos os setores.
VELOCIDADE/FORÇA FÍSICA: Zé Rafael recebeu diversos elogios em suas jogadas de velocidade nas transições. Fundamental para iniciar os contragolpes, tendo muita força física e sendo bem veloz, levando a bola ao perímetro adversário em poucos segundos.
BOLA PARADA: Como tem muita velocidade e aposta nas jogadas individuais, o meia recebeu 99 faltas nesse Campeonato Brasileiro (1° do Bahia e 3° do campeonato), consequentemente, cria muitas oportunidades nas faltas. O jogador vem aperfeiçoando suas cobranças, inclusive marcando gols.
DRIBLES: Nesta edição do Brasileirão, foram 28 dribles (1° do Bahia e 8° do campeonato), ele “quebrou” a marcação adversária com suas jogadas individuais e proporcionou espaços para realizar os lances ofensivos.
FINALIZAÇÃO DE MÉDIA/LONGA DISTÂNCIA: Zé Rafael teve 86 finalizações no Brasileirão 2018 (1° do Bahia e 2° do campeonato), é um atleta que não tem medo de arriscar, sempre finaliza com muita potência, principalmente na intermediária ofensiva.
VARIAÇÕES NAS CONCLUSÕES: Zé Rafael tem facilidade em concluir com o pé direito e esquerdo, criando uma dúvida no adversário, pois pode fazer a jogada para qualquer lado, diante da precisão que tem com os dois pés.
MARCAÇÃO PRESSÃO/RECOMPOSIÇÃO: Outro fator muito importante, é a impotência na marcação pressão sobre o portador da bola, na recomposição e auxílio ao lateral na marcação. Foram 72 desarmes (2° do Bahia e 3° meia do campeonato), consegue recuperar a posse no campo ofensivo ou inibir seu adversário de construir jogadas.
ELEMENTO SURPRESA: Por ser um jogador que flutua nas zonas do campo, Zé Rafael tem facilidade em fazer triângulações e infiltrar nas defesas adversárias. O meia também tem ótima leitura de jogo, consegue da profundidade e amplitude, inclusive marcando gols em jogadas aéreas.
ASSISTÊNCIAS: O atleta tem a capacidade de achar seus companheiros em ótimas posições, tem qualidade no passe e achar espaços vazios. É responsável pela assistência direta ou por iniciar às jogadas.
Após algumas temporadas em alto nível, Zé Rafael vem amadurecendo e evoluindo, podendo ser uma ótima surpresa ao Palmeiras na próxima temporada. Um meio-campistas com diversas qualidades e pode decidir diversas partidas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s