Por que Lucas Torreira é a peça perfeita para o novo Arsenal?

Por André Andrade 

27e35f06-8ffd-45ea-a27c-37d034e7590f

Após anos de evolução no futebol italiano, aparições graduais e de grande qualidade na Copa do Mundo de 2108, Lucas Torreira foi vendido pela Sampdoria para o Arsenal, pela bagatela de 26 milhões de euros. O jovem volante de 22 anos vinha de atuações impressionantes pela Sampdoria na Serie A e chamava a atenção de vários clubes, com o início do período de transferências a disputa se intensificou entre Arsenal e Napoli e o uruguaio escolheu Londres.

A vinda de Torreira coincidiu também com a troca de treinadores no clube londrino, após 2 décadas de Arsene Wenger, Unai Emery chegou ao banco do Emirates para substituir o lendário técnico francês e essa mudança provoca uma mudança no modelo de jogo da equipe e em outras questões. Mas porque Torreira se encaixou tão bem no Arsenal?

Mentalidade

Lucas Torreira é um jogador incansável sem bola, tem muita garra e sempre se dedica ao máximo na recuperação da posse de bola, uma mentalidade muito positiva levando em conta o estilo de personalidade que Emery exige, é um cara que agrega muito com seu espírito de competitividade extrema dentro de campo e ajuda a manter o time intenso durante o jogo.

Qualidade defensiva

Após uma década da saída do volante brasileiro,Gilberto Silva dos Gunners o Arsenal finalmente parece ter encontrado um jogador que pode desempenhar a função defensiva no meio-campo com qualidade e constância. Sendo um time com Wenger que mantinha a posse de bola e buscava sempre o jogo ofensivo, foi negligenciado em muitos momentos, especialmente nos últimos anos o aspecto defensivo do meio campo e das transições defensivas. As capacidades de Lucas Torreira de cobrir o campo, realizar interceptações e desarmar os adversários no meio-campo, principalmente jogando em uma equipe que muitas vezes realiza a pressão alta na bola , servem ao Arsenal de um modo em que o uruguaio consegue manter equilíbrio defensivo da equipe, e proteger bem a zaga dos Gunners, além de evitar muitos contra-ataques.

Qualidade na fase ofensiva do jogo

Lucas Torreira é um volante que se sente muito a vontade jogando também com a bola, o uruguaio consegue desempenhar muito bem o papel de ser a base das jogadas no meio-campo, conectando o setor defensivo com o resto da equipe, desta forma, Lucas sempre busca ajustar seu posicionamento corporal e sua angulação em relação aos companheiros para ser opção de passe, seja de um passe vindo do zagueiro, seja de um passe vindo do lateral, ou quando a bola já está no setor ofensivo e se faz necessário a “reciclagem” da posse de bola.

Outro aspecto no jogo do uruguaio que chama atenção é a precisão nos passes, sempre muito envolvido na posse de bola, o jogador tem efetividade em vários tipos de passe. O passe curto para mover a bola e o oponente é quase sempre um sucesso,e sempre intencionado a trocar a posse de corredor, ou mover um adversário. As viradas de bola e passes longos do jogador também são uma característica marcante, visto que ele consegue desempenhá-las tanto com espaço-tempo, tanto quando pressionado por um adversário. Outro tipo de passe bem característico é o passe de ruptura, onde o uruguaio usa do passe para superar adversários, ou até mesmo uma ou mais linhas inteiras do adversário. Torreira é muito versátil coma bola e isso faz dele um grande talento, ainda muito jovem e que pode ser lapidado.

Tática

O Arsenal de Unai Emery vem variando as formações utilizadas nos jogos, de acordo com os jogadores disponíveis, adversários e muitos outros fatores, entretanto, desde que entrou na equipe, Torreira figurinha carimbada nas escalações e como mostram as estatísticas o sucesso do time tem sido bem maior quando ele está em campo, inclusive contribuindo enormemente para essa sequência invicta de 20 jogos do clube.

A contratação de Lucas Torreira foi uma das melhores coisas para seu companheiro de setor Granit Xhaka, pois permitiu ao suíço começar a atuar com um pouco mais de liberdade, visto que no passado atuava como o 1º volante e muitas vezes sofria na saída de bola. Com Torreira no meio-campo, o time fica mais estável, tem-se menos campo para cobrir na fase defensiva, e Xhaka consegue executar algumas ações que ele faz de melhor, como: organização da fase ofensiva do jogo, viradas de bola, triangulações, chutes de média e longa distância. A parceria dos dois jogadores no setor e meio-campo confere muito mais estabilidade também na hora da transição defensiva da equipe, principalmente quando Mesut Ozil está em campo.

Outra qualidade de Torreira, entre tantas que podem ser exploradas são os lançamentos, o Arsenal possui alguns jogadores muito rápidos e que gostam de um apoio na fase ofensiva do jogo como: Kolasinac, Bellerin, Iwobi,Aubameyang. E com Lucas em uma zona central onde se pode visualizar o campo com mais facilidade, esses jogadores muitas vezes podem ser acionados em situações de vantagem, seja de superioridade numérica, posicional, ou qualitativa, permitindo um leque maior de jogadas. Além de tudo e como demosntrado no último Derby do Norte de Londres, o uruguaio também consegue atuar com mais liberdade no campo e até chegando para a conclusão das jogadas e marcar gols e assistências.

Lucas Torreira é um volante que ainda tem falhas em seu jogo, mas pela idade e pela qualidade surpreende muito e com um bom técnico como Emery e jogadores experientes ao seu lado a tendência é que se desenvolva mais e mais a cada semana, mesmo já demonstrando segurança e constância que fazem o torcedor do Arsenal e o admirador de futebol, sobretudo inglês, cogitarem se ele não é finalmente o substituto nesses 10 anos que pode dar a segurança de que o meio-campo do Arsenal tanto necessitava e que já esteve muito presente em outras épocas com Gilberto Silva e Vieira. O pequeno gigante chegou.

Assistam o vídeo e percebam alguns dos pontos citados:

@PepGenius

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s