Como foram os primeiros meses de Favre no Dortmund?

Por Gustavo Johnson

20181128235825382379aTorcedores.com

No final de maio deste ano, um novo treinador foi anunciado no Borussia Dortmund, Lucien Favre. Já com experiência na Bundesliga e até mesmo em outros campeonatos europeus, deu sua cara ao time do vale do Ruhr em pouquíssimo tempo. Seu modelo de jogo já foi anteriormente dissecado neste site.

Vamos aos números

O time aurinegro é líder do campeonato alemão isolado e continua invicto com 10 vitórias e 3 empates em 13 jogos (aproveitamento de 84,7%). Possui o melhor ataque com 37 gols marcados e a segunda melhor defesa com 13 gols sofridos, atrás apenas do RB Leipzig. Ainda por cima, o artilheiro do campeonato é Paco Alcácer, com 10 gols em 8 jogos, sendo que em apenas 2 foi titular.

A equipe já soma 2 vitórias também na Copa Alemã, onde já está na fase de oitavas de final e com adversário definido, Werder Bremen.

Na UEFA Champions League possui sua única derrota da temporada, para o Atlético de Madrid. Pertencente ao grupo A, já está classificado para as oitavas de final, mas ainda briga com a equipe de Madrid para definir o 1º colocado do grupo.

Ao total são 20 jogos, com 15 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota até o momento.

Mudanças na equipe

Lucien Favre desde o seu primeiro jogo no comando técnico da equipe, vem realizando constantes mudanças, algumas por contas de lesões e outras devido as suas ideias de jogo. Marco Reus como ponta de lança, vem fazendo seu melhor início de temporada no Dortmund, não vem sofrendo com lesões que foram problemas nas últimas temporadas e jogou todos os 20 jogos, marcando 12 gols. Götze vem atuando como falso 9, abrindo espaços para Reus, Sancho, Larsen ou Pulisic, marcou apenas 1 gol e deu 1 assistência.

Witsel, Hakimi e Paco Alcácer, contratações para esta temporada, entraram muito bem no time. Hakimi joga nos dois lados como lateral, possui boa visão de jogo e utiliza sua velocidade com inteligência. Witsel, o reforço mais badalado, jogou todos os jogos também e é peça-chave no modelo de jogo do Favre, o camisa 28 se sente em casa e muito motivado na equipe aurinegra.

A defesa, teve alguns problemas no início, tomando alguns gols por falhas de coberturas e de encaixes individuais, mas nos últimos jogos vem se solidificando, tomando poucos gols e se tornando mais consistente. Akanji, Diallo e Zagadou se alternam na dupla de zaga do Dortmund.

O parceiro de Witsel na dupla de volantes varia de acordo com as especificidades do jogo. Delaney foi o mais utilizado até o momento, mas o treinador suíço opta por Dahoud quando precisa ser mais ofensivo e incisivo. Weigl também é uma opção, com muita qualidade em coberturas e nos passes, é escalado geralmente para ajudar seu companheiro belga na base da jogada.

20181128235825382379aSport.Sky.de

A temporada vai chegando em sua metade e o Borussia Dortmund já demonstrou que está de volta para brigar por títulos na Alemanha e incomodar na Champions League. O ótimo trabalho de Favre vem chamando a atenção de toda europa com resultados imediatos e um modelo de jogo interessante e competitivo. Os torcedores estão contentes por ver a equipe aurinegra brigando por conquistas e esperam ver o time campeão ao final desta temporada.

@gujohnson03

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s