Tempo frio e o fogo se alastrando – ANÁLISE TÁTICA VITÓRIA 0 x 0 GRÊMIO

Por Ítalo Santos e Ícaro Caldas Leite

tabela pl

Vitoria x Grêmio, jogo de times que estavam brigando para almejar seus objetivos: o vitória em ganhar a partida e sonhar com a permanência, o Grêmio em vencer a partida e continuar na briga por uma vaga na libertadores.

O Leão veio com uma novidade na equipe, o meia-atacante Luan que não jogava desde a décima quinta rodada, entrou no lugar do atacante Erick.

O jogo começou da mesma forma que o tempo na capital baiana – frio e nublado, tanto é que a primeira boa chance do jogo surgiu aos 12 minutos, dos pés do atacante gremista, Éverton, que contou com uma boa defesa do goleiro do Vitória, João Gabriel, que, por sinal, foi o nome do jogo, impedindo a derrota do rubro-negro (o que não evitou o rebaixamento).

Após a finalização de Éverton, o tricolor gaúcho animou-se na partida, e voltou a assustar com Cícero, que acertou a trave em uma finalização, quase fazendo o seu primeiro gol.

O Vitória, por sua vez, fez sua primeira jogada de perigo com Lucas Fernandes, que livrou-se da defesa adversária e tocou para Léo Ceará, que finalizou por cima.
O primeiro tempo manteve-se morno/frio.

Na volta para a segunda etapa, o jogo esquentou, mas, com a equipe gremista em cima. Em pouco menos de 3 minutos (entre 11 e 13 do 2º tempo), o goleiro João Gabriel fez 3 defesas difíceis, consequentes do bate-cabeça dos marcadores de sua equipe.

Depois da pressão da equipe de Renato gaúcho, a equipe comandada por João Burse resolveu atacar, e, aos 19 minutos, Léo Ceará recebeu na área, girou para cima do zagueiro Pedro Geromel e bateu de perna esquerda, obrigando o goleiro Paulo Victor a fazer uma linda defesa, espalmando para a linha de fundo.

Em seguida, o Grêmio voltou a assustar com o mesmo Geromel, batendo de perna esquerda e obrigando o goleiro da equipe rubro-negra a trabalhar mais uma vez. Posteriormente, a equipe baiana respondeu com Yago, que recebeu uma boa bola, infiltrando-se pela defesa adversária e obrigando o goleiro do time sulista a fazer mais uma boa defesa, que, por sinal, preocupou toda comissão técnica e aos seus companheiros de campo, afinal, o guarda-metas sofreu um deslocamento em um dos dedos, porém, recuperou-se após atendimento médico. O susto se deu porque o comandante da equipe já havia feito as 3 substituições e teria de deslocar um jogador de linha para jogar defendendo embaixo das traves.

Nos minutos finais, o Grêmio voltou a assustar. E quem estava lá? João Gabriel!
A partida encerrou-se com o placar da mesma forma que começou.

Melhores da partida pelo vitória: João Gabriel e Lucas Fernandes.
Melhores da partida pelo Grêmio: Pedro Geromel e Éverton.

Análise tática

Vitória: manteve o seu padrão de jogo de partidas atrás, sem transição e exigindo muito do jovem zagueiro, Lucas Ribeiro e do goleiro João Gabriel.

Com Lucas Ribeiro em campo, o Grêmio não conseguia produzir nada pelo lado esquerdo, então teve de produzir muito com o Éverton, que parou nas mãos do goleiro do Vitória.

Marcelo Benítez (lateral-esquerdo do vitória) apoiou o ataque em alguns momentos, mas não tem como fazer nada sozinho quando seus companheiros não sobem, todavia, aprendeu a recompor à sua defesa, porém, faltou às aulas de como se defender, deixando espaços para o Grêmio atacar e exigindo de Lucas Ribeiro.

Benítez saiu no primeiro tempo, por lesão, e entrou Fabiano, cujo lateral não produziu no ataque e deixou imensos buracos na defesa, quebrando a linha do sistema defensivo do Vitória. Sua entrada foi mesmo que uma expulsão, não acrescentou em nada, apenas atrapalhou todo o sistema e propostas de jogo da sua equipe.

O vitória trabalhava a bola no seu campo de defesa, mas tinha bastante dificuldades em avançar para o ataque porque o time não tem qualidade técnica e física para acompanhar a transição em blocos. Os contra ataques eram puxados pelos meia-atacante Luan e pelo Lucas Fernandes, que tinham apenas o atacante Léo Ceará como a única opção no campo de defesa do seu oponente. Um time que ataca com 3 homens e tem seu rival se defendendo com 7 ou 8, nunca fará gol e sequer levará perigo, é uma desvantagem numérica exorbitante.

tabela pl

tabela pl

tabela pl

Destaque para o meia Rhayner, que jogou muito bem na defesa e tentou, também, ajudar no ataque, mas um time que não acompanha seus companheiros, não tem como incomodar.

No intervalo do jogo, com a saída do Lucas Ribeiro (entrou Bruno Bispo, outro zagueiro da base), o vitória perdeu a única porcentagem de técnica que tinha em campo, jovem promessa, que tem um estilo de jogo frio e calculista. Sua saída fez com que o Vitória parasse de trocar passes e possibilitou que o Grêmio atacasse pelos dois lados do campo, já que o centro estava bem formado por Willian Farias, Léo Gomes e Rhayner.

Durante o segundo tempo, quase todos os ataques da equipe gremista foi pelo lado direito, onde já não encontrava mais dificuldades após a saída do melhor jogador da equipe baiana.

Taticamente, em alguns momentos, o Vitória respeitou-se no campo de defesa e desobedeceu todas as regras no campo de ataque, isso porque não atacava em blocos como exige o futebol. Os 3 homens de frente iam ao ataque, os 3 volantes iam até o meio, com um dos laterais subindo e outro guardando posição. Então, com a bola, o leão atacava no 3-3-1-3; sem a bola defendia no 4-5-1, com Willian Farias flutuando entrelinhas.

Grêmio: com uma excelente postura física e técnica, o Grêmio defendia em bloco bastante compactado e funcionando com a frieza da sua dupla de zaga e com a experiência do seu lateral-direito, Léo Moura. Atacava em blocos, com 7 homens ocupando o campo de ataque.

Sem a bola, defendiam-se no 4-1-3-2, com Ramiro e Michel invertendo posições para flutuarem entre a primeira e segunda linha; com a bola atacava no 4-3-3, sempre com o Éverton puxando o contra-ataque pelo lado esquerdo, trabalhando no centro com André e Cícero pela direita. A equipe sulista jogava com objetividade e parava no goleiro João Gabriel, diferente do adversário, que mostrou falta de vontade para jogar.

@Santos_italo97 e @Caldas_Icaro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s