Renan Lodi e Bruno Guimarães: LUCIDEZ, TALENTO E CONSISTÊNCIA PARA O CAP DE TIAGO NUNES

André Ribas e  Caio Alves

Em um uma temporada marcada pelas surpresas, o Atlético-PR é uma das equipes que vem se destacando pelo bom futebol apresentado. Além disso, o Furacão chama a atenção pelos jovens que possui em seu elenco, como no caso do lateral-esquerdo Renan Lodi e do volante Bruno Guimarães. O primeiro foi formado no CT do Caju, o segundo formado pelo Audax (SP) e, no início desse ano, foi contratado pelo Furacão(veio por empréstimo no ano passado, mas só foi comprado em 2018). Mas, apesar do grande ano que fazem, pouca gente conhece esses jogadores. Hoje, no MW Futebol, vamos trazer uma análise minuciosa dos dois, que logo devem seguir para o velho continente.

 No início do ano, com o Furacão disputando o estadual com seu time aspirante, Tiago Nunes foi o responsável por montar a equipe que seguiria rumo ao título da competição. O torneio serviu para que bons nomes ganhassem uma oportunidade no rubro-negro, caso de Renan e Bruno. 

Com o passar do tempo, Renan, principalmente com a saída de Carleto, e Bruno, ao natural, foram ganhando espaço no time titular. Hoje, os dois são peças fundamentais para boa campanha do Atlético no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana.

Renan Lodi

Imagem2.png

O lateral-esquerdo de 20 anos foi uma grata surpresa ao Atlético Paranaense. No início do ano – mais especificamente sob o comando de Fernando Diniz –, Thiago Carleto era o titular da equipe. Com a demissão do treinador e a venda de Carleto para o Al Ittihad, da Arábia Saudita, a vaga foi aberta para a ascensão do garoto Renan Lodi.

Como Tiago Nunes – até então técnico interino do CAP – havia o treinado no Estadual e tinha conhecimento sobre o jogador, era natural que Lodi ganhasse mais minutos pela equipe principal. Dito e feito. Renan Lodi não só passou a jogar com mais frequência, como atuou tão bem que, hoje, é considerado por muitos como o melhor lateral-esquerdo do futebol brasileiro.

Com o tempo – e os resultados positivos –, Tiago Nunes foi efetivado como treinador do Atlético. De fato, Nunes aproveitou muito dos argumentos de Fernando Diniz, como a saída em 3 e o futebol propositivo já implantado pelo antigo treinador. Com a efetivação de Tiago, não foi possível ver apenas um futebol mais equilibrado, vertical e objetivo, mas o surgimento de jogadores e o crescimento dos protagonistas, como Lucho González, Marcelo Cirino e Pablo, principalmente.

 

Renan Lodi, apesar dos 20 anos, demonstra ser um jogador maduro, com bom poder de leitura e um comprometimento tático acima da média. Ademais, diferentemente de muitos atletas da sua idade e posição, Renan é capaz de ser regular nas fases defensiva e ofensiva.

Na fase defensiva, onde o Atlético-PR usa o 4-4-2 com marcação zonal, Lodi mostra-se efetivo – nada fora da curva, mas passa longe de comprometer. Em um time que pratica um pós-perda intenso e utiliza um bloco médio-alto na fase defensiva, o garoto oferece bons encaixes e pressão no portador. Entretanto, é na fase ofensiva que o jogador se destaca.

Como dito, o CAP de Tiago Nunes é uma equipe propositiva, posicional e que valoriza passes limpos, mas, ainda assim, é vertical e objetivo quando surge em campo rival. No corredor esquerdo, Renan Lodi constantemente se oferece como apoio, além da costumeira amplitude e profundidade do padrão de jogo da equipe. Em suas descidas, o lateral é um tanto quanto efetivo, seja com gols, assistências, passes decisivos ou criando chances para a equipe através dos qualificados cruzamentos.

Lodi é, hoje, de fato, um dos melhores laterais do país. Estreou e surgiu de forma não muito planejada, assim como acontece na maioria dos casos do futebol brasileiro. De qualquer forma, o lateral, assim como Bruno Guimarães, é a prova de que confiança, paciência e um modelo de jogo concreto são bons argumentos para revelar ainda mais jogadores. E o Atlético, revelando dois bons jogadores na mesma temporada, é um exemplo claro de que a base vive e merece ser valorizada.

Bruno Guimarães

Imagem1

Bruno Guimarães foi o grande nome do Campeonato Paranaense 2018. Com apenas 21 anos, o jovem atleta se destacou com Tiago Nunes, mostrando um passe-chave diferenciado, uma visão de jogo excelente, pressão pós-perda bem executada e uma condução (tempo e espaço) da bola de gente grande.

Ele, no estadual, quando o Atlético fazia sua saída de jogo, ficava entre os zagueiros (saída de 3) para qualificar a construção rubro-negra. Com Tiago Nunes, quando entra na partida (reserva do time principal, mas tem bons números. Atuou em 54 jogos na temporada), Wellington faz, na maioria das vezes, essa função, e Bruno faz o  papel de segundo volante, responsável por dar o ritmo com passes ao jogo, criando jogadas ofensivas.  Sem a bola, executa muito bem a pressão, sabe fechar os espaços e mudar de comportamento assim que recupera a bola.

Nesse seu primeiro ano ganhando oportunidades, é notório a sua principal qualidade: sabe como poucos dar um passe capaz de desmontar um sistema defensivo. Um passe de muita qualidade e visão de tempo, jogo e espaço no momento certo, tomando a decisão correta.

 

 

Claro, ainda vai evoluir em alguns pontos: sem a bola, Bruno perde o “foco” em certos momentos, cometendo faltas duras, mas, de hoje para o início da temporada, o meia já evoluiu bastante no quesito.

Em algumas jogadas, quanto tem a posse de bola, ele acaba buscando demais um passe diferenciado e, devido à pressão do adversário, acaba se complicando em certos lances, que o mais fácil seria dar um passe curto e recomeçar a construção da jogada. São pontos que, com o tempo, Bruno deve melhorar e aperfeiçoar seu futebol.

Renan e Bruno são dois talentos que, se seguirem nesse ritmo, possuem totais condições de aparecerem no velho continente. Vale ficar de olho e atento na atuação dos dois nessa reta final de temporada.

@Andre_Frehse e @CaioAIves 

 

Fotos: Atlético-PR

Vídeos: Instat

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s