O SALDO DA VOLÂNCIA

Por Iúri Medeiros

Em todas as suas glórias recentes, o Corinthians se caracterizou por ter uma dupla de volantes consistente. Em 2009, jogavam Christian e Elias; em 2011/2012, Ralf e Paulinho; em 2017, Gabriel e Maycon e por assim vai. Um dos pilares da equipe sempre foi a força nesse setor, geralmente um jogador de mais contenção e outro de infiltração. Acontece que, agora, em 2018, em véspera de fim de campeonato, o Timão vai terminar com certa indecisão no setor.

Aqui vamos fazer uma análise de cada volante do elenco na temporada e os números de cada um no Campeonato Brasileiro:

Renê Jr (29 anos):

Contratado do Bahia no início da temporada, chegou cercado de certa expectativa após fazer um bom ano pelo Tricolor da Boa Terra em 2017. Foi ganhando seu espaço ao longo do Campeonato Paulista e conseguiu momentos de regularidade, muitas vezes atuando ao lado do Gabriel. Com o passe seguro e certa potência física, se não era titular absoluto, era importante na rotação da equipe. O “era” é por conta da lesão que ele teve ainda em julho desse ano, com o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, fazendo com que seu retorno aos gramados fosse possível apenas ano que vem.

Números no BR-18:

Jogos:4

Gols:0

Assistências: 0

Interceptações por jogo: 1.3

Amarelo: 0

Vermelho:0

Gabriel (26 anos):

Já no clube desde a temporada passada, o Gabriel é um caso curioso. Fez um excelente ano de 2017 dentro das suas características. No rígido sistema defensivo de Carille, ele foi um grande ladrão de bolas e não comprometia tanto com ela, mesmo não sendo tão incisivo, fazendo com que sua titularidade fosse incontestável. Acontece que em 2018 seu desempenho despencou brutalmente, com péssimo preenchimento de espaço e incontáveis perseguições individuais que resultavam em faltas tolas, resultando em um alto número de cartões amarelos. Após começar a temporada como titular, foi perdendo espaço para o Ralf ao longo do ano e hoje é reserva com pouca contestação.

Números no BR-18:

Jogos: 24

Gols: 1

Assistências: 0

Interceptações por jogo: 2.3

Amarelo: 6

Vermelho: 0

Ralf (34 anos):

Contratado no início desse ano, tinha como objetivo disputar posição com o Gabriel, até então titular. Foi ganhando seu espaço com atuações consistentes e principalmente por ter um passe melhor que o número 5. Não fez um ano destacável, mas dentro do que foi o cenário do Corinthians, dá para dizer que ele foi um dos mais regulares, tanto que termina a competição como titular incontestável nessa “primeira volância”.

Números no BR-18:

Jogos: 19

Gols: 1

Assistências: 0

Interceptações por jogo: 1.9

Amarelo: 6

Vermelho: 0

Douglas (21 anos):

Provavelmente é o caso mais emblemático entre os volante do elenco. Contratado no meio do ano, foi uma contratação até certo ponto festejada por conta dos seus bons anos de Fluminense. Tendo uma forte marcação, boa saída de bola e boa chegada ao ataque, foi apontado como o substituto do Maycon, que havia indo embora para o Shakhtar Donetski (UCR). Acontece que esses seus primeiros meses de Corinthians não foram nada bons, principalmente no lado psicológico. Além de ter tido pouco destaque com a bola, chamou atenção seu altíssimo número de faltas e de cartões, consequentemente, fazendo com que perdesse espaço no time nessa reta final de temporada. Douglas é um jogador muito talentoso e que ainda pode dar certo no clube, mas ficou provado que seu lado mental tem que ser melhor trabalhado.

Números no BR-18:

Jogos: 20

Gols: 1

Assistências: 1

Interceptações por jogo: 1.1

Amarelos: 5

Vermelho: 1

Ángelo Araos (21 anos):

O chileno oriundo da La U foi mais um que veio da “barca” do meio de ano, também vindo com certa expectativa após boa Libertadores pela equipe chilena. Mostrando ser um volante associativo e de boa chegada de trás, mostrou que poderia ser imporante logo de cara à equipe de Loss, na época. Porém, pode-se dizer que ele foi vítima da insistência tanto de Loss como de Jair Ventura em escalar ele como 10, um substituto do Jadson. Seus melhores momentos no Corinthians foram jogando como 2º volante, como no 1ºturno contra a Chapecoense e no clássico contra o São Paulo em Itaquera. Além disso, também se faz o alerta de sua dificuldade de adaptação, sendo expulso duas vezes já no ano, ambos em lances infantis. É outro jogador que ainda pode ser muito útil ao clube em 2019.

Números no BR-18:

Jogos: 15

Gols: 0

Assistências: 1

Interceptações por jogo: 0.6

Amarelo: 2

Vermelho:1

Thiaguinho (21 anos):

Sem dúvidas a grande surpresa da posição. Ganhou seu espaço desde a expulsão do Araos contra o São Paulo e não saiu mais do time desde então. Com uma dose de personalidade, vem se destacando pelo seu bom passe e por suas contundentes chegadas ao ataque, já quase fazendo gol inclusive. Ele se caracteriza mais como um 1ºvolante, mas aparenta ter uma técnica considerável para quem atua no setor. Tendo em vista que nessa posição se dispõe de Ralf e Gabriel, nenhum dos dois peritos em passe, ter uma peça como ele é de extrema importância. Termina o ano, com méritos, como titular.

Números no BR-18:

Jogos: 8

Gols: 0

Assistências: 0

Interceptações por jogo: 1.8

Amarelos: 1

Vermelho: 0

(Obs: não haverá análise do Paulo Roberto, pois o mesmo, além de disputar apenas 6 jogos, também foi considerado mais uma reposição para a lateral-direita, do que como volante).

Claro que essa é uma análise fria, mas é importante destacar que no contexto tático e extra-campo que o Corinthians viveu ao longo do torneio, o desempenho dos jogadores fica diretamente comprometido. E mesmo assim, com uma equipe mais organizada no ano que vem, todos os jogadores citados podem render mais e têm espaço dentro do clube. Urge muito mais urgência de contratação nos setores de ataque do que na volância do Timão.

@iurimedeiros13

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s