Um gigante se afirmando cada vez mais – ANÁLISE TÁTICA INGLATERRA 2 x 1 CROÁCIA

Por Daniel Klabunde

Após ótima campanha na Copa da Rússia, onde chegou até as semifinais da competição, a Inglaterra agora chega a semifinal da Nations League, que para os Three Lions é algo à se comemorar muito, principalmente pelo comandante Gareth Southgate que em pouco mais de dois anos no comando da seleção já leva o time as fases decisivas da segunda competição que disputa.

E para deixar a partida ainda mais emocionante, o adversário era a Croácia, a mesma que havia eliminado os ingleses na Copa do Mundo, e poderia novamente realizar este feito na Nations League pois o vencedor da partida se classificava para o Final Four da competição, um empate classificaria a Espanha, que estava no mesmo grupo.

O jogo transcorreu praticamente da mesma forma que no mundial, com a Croácia esperando mais e a Inglaterra mantendo mais a posse e agredindo mais. A única diferença era que no mundial a Croácia optou por jogar assim por causa da parte física, e nesta partida era por estratégia de jogo.

Como já comentamos, a Inglaterra teve o domínio da partida exercendo a sua pressão na bola quando não tinha a posse e efetuando a rápida transição para o ataque, usando muito a velocidade de Sterling e Rashford nas costas dos zagueiros.

ataImagem/Reprodução: Esporte Interativo

Essa movimentação ainda contava com a ajuda de Harry Kane, que fazia o movimento de recuo para trabalhar como um “camisa 10”, fazendo muitas vezes o enganche entre o meio e o ataque.

ataImagem/Reprodução: Esporte Interativo

Mas ainda faltava um pouco de qualidade no ataque inglês, Sterling no primeiro tempo havia perdido uma chance na cara de Kalinic e errado um passe decisivo que deixaria Kane livre para marcar, o mesmo acontecendo com Rashford, que no último instante foi desarmado por Brosovic.

Delph e Barkley são ótimos jogadores, mas para a parte tática, na parte técnica deixam um pouco a desejar, ainda mais se comparados a Dele Alli e Lingard. E no segundo tempo Southgate percebeu essa carência, perdendo de 1×0, mandou os dois atacantes à campo, o que mudou completamente a partida dando ainda mais intensidade ao ataque inglês. E na primeira interação entre os dois, conquistaram um lateral ao lado da grande área que Gomez foi para a cobrança.

Gomez joga no Liverpool, o qual possui o treinador Thomas Gronnemark, especialista em cobrança de laterais para dentro da área, um pedido de Jurgen Klopp para essa temporada.

E parece que vem surtindo efeito, pois o jovem lateral inglês arremessou a bola na marca do pênalti para Stones dar uma casquinha para trás e encontrar Kane na segunda trave.

ataImagem/Reprodução: Esporte Interativo

Na conclusão a bola ainda bate no goleiro Kalinic e sobra para Lingard empurrar para o gol. Era o empate que os Three Lions precisavam para iniciar a reação após saírem perdendo.

Após as substituições no segundo tempo a seleção inglesa saiu do 4-3-3 e passou a jogar no 4-1-4-1 quando atacava, com Steling e Sancho (que entrou no segundo tempo no lugar de Rashford machucado) abertos pelos lados dando amplitude e Dele Alli e Lingard por dentro iniciando as jogadas, mas por muitas vezes haviam trocas de posições entre estes quatro jogadores que se movimentavam constantemente tentando enganar os marcadores. E foi assim que se iniciou a jogada do primeiro gol, com Lingard abrindo pelo lado direito fazendo com que se abrisse um buraco na defesa croata, muito bem utilizado por Dele Alli que foi lançado e conquistou o arremesso lateral.

ataImagem/Reprodução: Esporte Interativo

Uma coisa é certa neste time da Inglaterra, Southgate não pode mais deixar Dele Alli e Lingard de fora dele, suas qualidades técnicas fazem muita falta para a equipe. E para uma seleção que desde 1990 não chegava à uma semifinal de competição, só em 2018 já foram duas.

Os Three Lions acordaram, e o futebol agradece.

@dktricolor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s