Um turno sem derrotas – ANÁLISE TÁTICA PALMEIRAS 3 x 0 FLUMINENSE

O Palmeiras fez mais uma vítima atuando no Allianz Parque, o líder do Brasileirão venceu o Fluminense por 3 X 0 e completou um turno inteiro sem derrotas. Os gols do verdão foram marcados por Borja, Felipe Melo e Luan, o Alviverde foi seguro e letal em campo.
Os mandantes tiveram algumas mudanças da equipe que empatou com o Atlético-MG, no estádio Independência. Porém, com o mesmo esquema tático e atuando de forma reativa, como vem sendo na “Era Felipão”, o Palmeiras foi muito eficiente na marcação (teve 10 desarmes, 21 cortes e 55 duelos ganhos) e sofreu apenas cinco finalizações, aonde inibiu todos os pontos fortes do adversário e controlou a partida o tempo todo. O verdão foi a campo no 4-2-3-1 (Mayke, Luan, Gustavo Gomez e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Bruno Henrique; Willian, Lucas Lima e Dudu; Borja), um time que diminui os espaços e sofreu pouquíssimos riscos.
Cais do romaImagem: Premiere
  • Observem a marcação do Palmeiras, com às linhas próximas e na diagonal, impossibilitando o portador da bola em achar espaços ou algum colega sem marcação. Felipão exige que todos seus atletas marquem e fazem a recomposição, isso é fundamental para às idéias darem certas.
No primeiro tempo, o Alviverde teve 63% da posse de bola, 10 finalizações e trocou 208 passes, assumindo todas às ações do duelo, aonde procurava pressionar e encurralar os cariocas, em busca de abrir vantagem no placar. Os jogadores ofensivos flutuaram e trocaram de posições, para confundirem e saírem da forte marcação imposta pelo Fluminense. Dessa forma, o verdão conseguiu alguns espaços e aproveitou para sair na frente.

 

Vídeo: Premiere
  • Nos minutos finais, Diogo Barbosa explorou o corredor esquerdo e fez boa jogada, o extremo Willian estava dentro da área e brigou pela bola, na sobra o centroavante Miguel Borja, que vinha acompanhado o lance, infiltrou-se na defesa adversária e foi oportunista para abrir o placar.
Com a vantagem construída nos 45 minutos iniciais, o Palmeiras recuou às linhas na segunda etapa e deixou a posse de bola com o Fluminense, que teve 69%, mas somente duas finalizações e continuou sem levar perigo a meta palmeirese. Todos sabemos da preferência do técnico Felipão em ser pragmático, ou seja, deixar o adversário com a bola e sair com velocidade nos contragolpes, foi aonde o líder continuou tendo chances (foram oito chutes no segundo tempo) e sendo perigoso nas investidas ofensivas.
Vídeo:Premiere
  • Já com Gustavo Scarpa, que tinha entrado no lugar de Willian, o Palmeiras foi perigoso no contra-ataque, após jogada em velocidade de Dudu e infiltração de Scarpa, aonde quase aumentou a vantagem.
O Palmeiras continuou seguro e sólido defensivamente, administrando a partida e vendo o tempo correr. Nos minutos finais, a bola parada foi decisiva para o verdão aumentar a vantagem sobre o Fluminense. Primeiro aos 35 minutos, quando Felipe Melo, que entrou na vaga de Lucas Lima, aproveitou cobrança de falta do Dudu e foi feliz em acertar um chute fantástico de fora da área.
Vídeo: Premiere
  • Reparem na movimentação de Felipe Melo, o volante deu alguns passos para trás, ficando sem marcação e teve espaço para pegar um lindo chute de primeira, fazendo o segundo gol do Alviverde.

Vídeo: Premiere

  • Minutos depois do golaço anotado por Felipe Melo, Gustavo Scarpa cobrou a falta e o zagueiro Luan decretou a vitória palmeirense.
Como venho fazendo nas últimas análises, irei destacar um jogador no duelo entre Palmeiras X Fluminense, o escolhido dessa vez foi o extremo Dudu, principal figura em campo.
ataImagem: SofaScore
  • O camisa 7 flutuou por todas às partes do campo, participou do segundo gol, sofreu muitas faltas, deu passes precisos e foi acionado nas maioria das jogadas ofensivas.
Os três pontos deixam o Palmeiras ainda mais próximo de ser decacampeão do Campeonato Brasileiro, o líder continua sua maratona de invencibilidade, enquanto o Fluminense segue na intermediária da tabela e precisando de mais alguns pontos para se livrar de vez do rebaixamento.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s