Paciência, por favor

Por Pedro Galante

TREINO DO SÃO PAULO FC NO ESTÁDIO DO MORUMBI

Aguirre foi demitido após o empate contra o Corinthians – você confere a análise tática dessa partida aqui. Vamos analisar a seguir o trabalho de Aguirre como um todo, a decisão da diretoria e o cenário do clube.

Diego Aguirre foi anunciado como treinador no dia 11 de março. Sua primeira partida no comando foi no dia 17, frente ao São Caetano, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Foram 43 partidas, 19 vitórias, 15 empates e nove derrotas, totalizando 55,8% de aproveitamento.

No início do campeonato, a expectativa era de meio de tabela apenas. Aguirre conduziu seu trabalho de maneira inteligente, fortaleceu o setor defensivo, afim de ter alguma segurança, depois desenvolveu mecanismos de pressão e combate pela bola, que foram a marca do time durante sua passagem, por fim, ajustou o setor ofensivo, muito baseado nos contra-ataques e no jogo vertical. Tudo isso sem uma pré-temporada e herdando um trabalho que usava conceitos bem diferentes dos seus.

Caiu no Paulistão frente ao Corinthians, nos pênaltis. Caiu na Copa do Brasil para o Atlético Paranaense de Fernando Diniz, que apesar de ruir posteriormente, era naquele momento um trabalho mais consolidado.

Formou com um elenco mediano – e que sofreu perdas importantes ao longo do tempo – uma equipe valente, difícil de ser batida e muito competitiva.

Sem reposição de mesmo nível para Militão e com a lesão do importantíssimo Everton, a equipe caiu muito de rendimento. Sendo líder e não encontrando mais o cenário onde seu jogo reativo se encaixava, a situação só piorou. O uruguaio não teve repertório para lidar com a perda de jogadores importantes e com um contexto que pedia um jogo com mais posse e criação. É preciso destacar também que o elenco não é o mais propício para esse estilo. Nesse meio tempo, caiu na Sul-Americana, também nos pênaltis, contra o Colón.

Depois de sair da briga pela taça, finalmente reinventou o time. Com a ascensão de Carneiro, tirou Nenê dos titulares e apostou em um jogo mais direto. Também deu espaço ao jovem Luan. Foi jogando assim que empatou contra o Atlético-PR e venceu o Vitória, no entanto nessa última partida, Rojas se machucou. Contra o Flamengo armou um 3-5-2 interessante e coerente as características do time. Na sequência empatou com o Corinthians e foi demitido.

A conclusão é de que não se trata de um trabalho ruim. O time rendeu muito mais do que se esperava e se tornou competitivo. Se Aguirre errou em algo foi na falta de repertório quando o time precisava criar mais.

A decisão da diretoria é bem questionável, uma vez que faltam apenas cinco rodadas para o fim do campeonato. O único cenário onde essa demissão faz algum sentido é se Jardine for efetivado e mantido para a temporada que vem. Mas não sabemos se esse é o caso, já que os pronunciamentos da diretoria foram totalmente inconclusivos.

Agora falando do cenário do clube. Desde 2015 um técnico não é mantido por mais de um ano, esse é um dado preocupante uma vez que o futebol se trata de um processo e consequentemente se aperfeiçoa com o tempo. Antes de contratar qualquer técnico, ou efetivar Jardine, é preciso pensar qual tipo de trabalho será desenvolvido, traduzir isso em um planejamento, alinhar todos os aspectos do clube (elenco, categorias de base, metodologia do clube, comissão técnica e afins) a esse planejamento e sobretudo ACREDITAR NO PROCESSO.

Jardine tem o perfil para encabeçar esse projeto, é estudioso, vitorioso e conhece o clube. O principal empecilho é a paciência que tem de partir da diretoria e da torcida. Paciência essa que não tiveram com Aguirre.

(Foto: Fernando Dantas/ Gazeta Press)

@Pedro17Galante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s