A gangorra rubro-negra no BaVi – ANÁLISE TÁTICA VITÓRIA 2 x 2 BAHIA

Por Ítalo Amorim

A semana pré-jogo:

O Vitória viveu uma semana movimentada pré-clássico: demitiu seu treinador (que chegou com cacife de salvador), efetivou um nome questionado por parte da torcida (João Burse, ex-téc. do sub-23) e foi para jogo com necessidade de “oxigenar” (termo usado pelo pres. Ricardo David na entrevista de efetivação de João Burse) o elenco.

Dentro dessa semana, o que se ressalta são os treinamentos da 1nova comissão. Esses foram marcados por um novo modelo, um time que marcava e atacava em bloco com os volantes criando jogo e os pontas (assistidos pelos laterais) finalizando a joga (passando para o centroavante ou finalizando de fora da área).

A formação:

Repetindo o que treinou, Burse mandou a campo um time com volantes pesados (Arouca e W. Farias) visando controlar a mente do tricolor (Zé Rafael) e ter mais qualidade no passe, um homem de transição (Léo Gomes), pontas rápidos (L. Fernandes e Erick) para incomodar os laterais do Bahia e um homem de frente fixo (Léo Ceará).

china fc

No jogo

Primeiro tempo:

O Vitória começou fazendo o que se esperava dele, um time com muita movimentação se tratando de dois volantes (Arouca e Léo Gomes), pontas infiltrados (principalmente Lucas Fernandes) e o seu centroavante segurando a dupla de defesa rival.

Isso se mostrou eficiente logo com poucos minutos de jogo, em um contra-ataque onde Lucas Fernandes recebe a bola e o time com poucos segundos se movimenta para dominar o rival. Nesses frames, é perceptível a aproximação dos volantes, a amplitude do centroavante e a percepção do espaço vazio pelo LE. O problema em questão é a decisão do ala, que em vez de manter a movimentação prefere a finalização sem êxito.

china fcCaptura de tela retirada de uma re-transmissão online do jogo (transmitido no Premiere FC).
china fcCaptura de tela retirada de uma re-transmissão online do jogo (transmitido no Premiere FC).

No momento do gol, a movimentação dentro e fora da área é muito interessante. Permitindo com que Léo Ceará avance dentro da área e dê um belo golpe de crânio para o fundo das redes.

china fcCaptura de tela retirada de uma re-transmissão online do jogo (transmitido no Premiere FC).

Depois do gol, o rendimento começou a decair (assim como foi contra o Internacional e contra o Botafogo) e o Bahia cresceu no jogo. O apogeu dessa crescente do rival foi na movimentação na cobrança de falta, onde a dupla de defesa do Vitória cobre (mal) os jogadores de trás e permitem o avanço de Nilton no 1° pau, empatando o jogo.

china fcCaptura de tela retirada de uma re-transmissão online do jogo (transmitido no Premiere FC).

Segundo tempo:

O Vitória marcou seu retorno ao segundo tempo com um novo modelo: passou a dar a bola para o rival e começo a jogar com bolas longas (que funcionou muito até o momento do segundo gol).

china fcCaptura de tela retirada de uma re-transmissão online do jogo (transmitido no Premiere FC).

Depois de marcar, de novo, o Vitória piorou na partida. Recebeu muita pressão e flertou com o empate duas vezes:

  1. Recuperação de bola do Bahia no último terço do campo, invadindo a grande área do Vitória e finalizando da trave.

  2. Cruzamento no segundo pau, onde Ronaldo falha (sua segunda no jogo) e permite a infiltração de dois jogadores do Bahia sob a trave livre. Para a sorte do rubro-negro, o atleta tricolor cabeceia tirando do gol.

Após tanta pressão, aconteceu o inevitável: o gol de empate.

china fcCaptura de tela retirada de uma re-transmissão online do jogo (transmitido no Premiere FC)

Comentários sobre o jogo:

O time atuou em conjunto depois de muito tempo, deixou a vida em cada dividida e fez por merecer os gols. Ficou perto de ganhar mas não foi possível, falhas pontuais aconteceram e o empate não é um resultado péssimo mas, ainda assim, é ruim. Fica o aprendizado para as próximas rodadas (importantíssimas por sinais).

@italoamorim07

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s