O título inédito que coroa o já bem-sucedido Shanghai SIPG

Por Leonardo Hartung

O Shanghai SIPG soube bem aplicar o ditado “quem espera sempre alcança”. A equipe de Xangai foi fundada em dezembro de 2000 e profissionalizada em dezembro de 2005. Em 2013, o time criado pelo experiente treinador chinês Xu Genbao estreou na Super Liga da China e desde então aguardava para comemorar o seu primeiro título na elite do futebol chinês.

E o Shanghai SIPG chegou perto da celebração. Mais de uma vez. Vice-campeão chinês por dois pontos de diferença em 2015, o clube foi novamente vice chinês e da Copa da China em 2017, esta última perdida para o rival Shanghai Shenhua dentro do Shanghai Stadium e ainda semifinalista da Champions League da Ásia também em 2017. Mas quem disse que bater na trave é sinônimo de fracasso?

André Villas-Boas deixou o clube no final da temporada passada e foi sucedido por seu ex-auxiliar e compatriota Vítor Pereira. As diferenças entre os portugueses ex-FC Porto podem ser explicadas pelo lateral/zagueiro Wang Shenchao:

“Em comparação com Villas-Boas, que se centrava mais a nível estratégico e técnico, Vítor Pereira presta uma maior atenção à parte defensiva. Em sua chegada, buscou desde o início melhorar os pequenos detalhes de nosso sistema defensivo. (Ele) Quer que a equipe tenha o mínimo de erros na parte de trás”, afirmou o jogador chinês em entrevista ao espanhol Marca.

Caldas team

O Shanghai SIPG fez 42 jogos na temporada até aqui e sofreu apenas 43 gols sendo a equipe chinesa que menos foi vazada em 2018 tanto em números absolutos quanto em média de gols sofridos por jogo. “Ele (Vítor Pereira) sempre nos insiste que a equipe que vence um campeonato é geralmente a que menos sofre gols.”

É bem verdade que o sistema defensivo do Shanghai SIPG foi bastante sólido com grandes apresentações do goleiro Yan Junling (titular da Seleção Chinesa) e com os rápidos e móveis zagueiros He Guan e Shi Ke, mas o ataque também merece muitos elogios. Se atrás o grupo de chineses foi bem coeso e organizado, o poderio ofensivo dispensa maiores apresentações.

O SIPG encontrou o seu artilheiro e goleador em Wu Lei. O veloz atacante chinês mostra um entendimento acima da média na hora de preencher e atacar os espaços da defesa adversária sejam eles ocasionados por falhas de movimentação, avanços ao ataque ou meros espaços entre os marcadores. Wu Lei mostrou enorme faro de gol na temporada aproveitando os precisos passes e lançamentos da dupla Oscar e Hulk.

Oscar foi o garçom do ano na China e bateu o recorde de assistências em uma temporada na Super Liga. Hulk se mostrou decisivo na reta final da Super Liga participando diretamente de sete dos últimos 17 gols do Shanghai SIPG. Veja o desempenho do trio junto com os também atacantes Elkeson e Lü Wenjun no quadro abaixo.

Caldas team

Ainda em março já chamávamos a atenção para o que o Shanghai SIPG começava a fazer na temporada. Sistema defensivo compactado, bloco defensivo variando em médio e alto com a linha de zagueiros avançando quando possível; saída de bola sempre com Oscar e Odil Akhmedov e um setor ofensivo sempre fatal ao atacar em velocidade. Isto sem falar do onipresente Cai Huikang na marcação (média de dois carrinhos ganhos, 0,9 interceptações e 2,9 duelos aéreos ganhos por jogo na Super Liga).

O título da Super Liga da China de 2018 coroou o trabalho que o Shanghai SIPG já vinha fazendo nas temporadas anteriores. Prestes a completar 13 anos no futebol profissional da China, a equipe ainda pôs fim à hegemonia do todo poderoso Guangzhou Evergrande que durava sete anos. E trabalhará para que o crescimento do clube e os títulos não parem por aí. Afinal, a equipe já era bem-sucedida. Só faltava a coroação final.

Dados: WhoScored.com

@HartungLeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s