CLÁSSICO DA SAUDADE – ANÁLISE TÁTICA PALMEIRAS 3 x 2 SANTOS

Por Breno Barbosa e Charlton Júnior

Pela 32° rodada do Campeonato Brasileiro, o líder Palmeiras, atuando no Allianz Parque, recebeu o rival Santos e venceu por 3 X 2, em um duelo com muitas faltas e lampejos ofensivos para ambos os lados.

Após ser eliminado na Libertadores, o técnico Felipão levou a campo um time no 4-1-4-1, com os dois extremos marcando forte pelos lados e Miguel Borja dando o primeiro combate na saída de bola adversária. O Palmeiras atuou de forma reativa, cometeu 26 faltas e ficou apenas com 39% da posse de bola. O Palestra teve 15 desarmes, fez 14 cortes e venceu 66 duelos. Mesmo com mudanças de peças durante a partida, o Alviverde foi obediente taticamente, diminuindo os espaços e pressionando o portador da bola.

Caldas teamImagem: Premiere

O Palmeiras bem postado, fazendo a marcação em seu campo defensivo. Um jogo programático, aonde deixa o adversário com a posse, entretanto fecha os espaços e tem velocidade nos contragolpes.

Pelo lado santista, Cuca montou o Santos no seu tradicional 4-3-3, com mudanças, Derlís Gonzales no lugar de Bruno Henrique, remanejando então o menino Rodrygo para o lado esquerdo, que é o lado onde ele gosta de atuar.

No primeiro tempo, tecnicamente e taticamente o time não foi bem, erros que não costumam acontecer, aconteceram num jogo em que esses erros deveriam ser mínimos, que logo refletiram no placar, 2×0, onde o Peixe não conseguiu se encontrar em campo, ficou “zonzo” com a intensidade Palmeirense.

Na primeira etapa, o verdão foi seguro defensivamente e eficaz nas finalizações. Os visitantes tiveram apenas uma conclusão no primeiro tempo, enquanto o Palmeiras finalizou cinco vezes, marcando dois gols. Os mandantes tiveram espaços para criar jogadas, com infiltrações, triangulações e alguns jogadores aparecendo como elemento surpresa. O primeiro gol saiu aos 14 minutos, no oportunismo do atacante Dudu e o Alviverde ampliou a vantagem no finalzinho, aos 40 minutos, com o zagueiro Edu Dracena.

Caldas teamImagem: SporTV

No primeiro gol, Jean fez a jogada em velocidade, Borja infiltrou-se em diagonal e Dudu foi oportunista no rebote. O líder soube explorar os espaços cedidos pelo adversário.

A bola parada foi novamente decisiva. Após cruzamento de Dudu, Edu Dracena subiu alto e aumentou a vantagem. O defensor, inclusive, já tinha tido outra chance de cabeça. Os mandantes venceram nove disputas aéreas.

Na origem do primeiro gol do Palmeiras podemos perceber a bagunça em que foi todo sistema defensivo do Santos. Gustavo Henrique sai pra fazer a pressão no portador da bola (sem a menor necessidade), abre o espaço para o inteligente Borja infiltrar, finalizar e Dudu que não tem a cobertura do Victor Ferraz, acaba marcando o gol.

Na segunda etapa, Cuca foi pro tudo ou nada, promoveu as entradas de Bryan Ruiz e Copete no lugar de Rodrygo e Alison. Tornou o time mais “pesado” com uma maior estatura na tentativa de neutralizar e fortalecer as jogadas aéreas.

As mudanças foram sintomáticas, o time melhorou a performance em comparação ao primeiro tempo, Ruiz que por certo fez a sua melhor partida desde que chegou ao Santos deu cadência e uma maior qualidade ao meio campo, visto que Alison apenas marca, o seu passe é extremamente ineficiente.

Com as mudanças do Santos, o Palmeiras sofreu mais perigo no segundo tempo e levou o empate. Os santistas tiveram cinco finalizações, explorando os lados e aproveitando às falhas da defesa palmeirense, dessa forma fizeram dois gols e empataram o confronto. Aos 26 minutos, Victor Luís cobrou falta e contando com a colaboração do goleiro Vanderlei, o lateral fez o terceiro gol, colocando novamente o Palmeiras a frente do placar.

Victor Luís marcou de falta e garantiu o triunfo do líder do Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras administrou a vantagem e garantiu a vitória. O Alviverde conquistou três pontos fundamentais, seguindo na briga pelo título brasileiro. Já o Santos perdeu a oportunidade de entrar no G-6.

@12brenobarbosa e @chaarltonjunior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s