Sarrismo segue invicto – ANÁLISE TÁTICA CHELSEA 3 x 1 CRYSTAL PALACE

Por Hugo Alves e João Victor Cardoso

amigasFoto: Divulgação/Chelsea FC

Em partida válida pela 11ª rodada da Premier League, o Chelsea recebeu o Crystal Palace no Stamford Bridge. A partida terminou com a vitória dos blues por 3-1, no confronto que foi decidido pelas mãos de Maurizio Sarri e pelos pés de Álvaro Morata.

amigas

Do lado azul…

Dando sequência ao rodízio padrão, Sarri levou Barkley para campo e ainda optou por deixar Hazard no banco de reservas, poupando o astro belga. Pedro entrou no seu lugar, mas William foi o responsável por fazer a sua função no jogo. No geral, time muito semelhante ao que costuma jogar as partidas da Premier League.

Já com a bola rolando, o início dos donos da casa foi muito promissor. A bola, durante boa parte da primeira etapa, ficou nos pés dos jogadores de azul, mas, apesar de ter mais posse, o time de Sarri não conseguiu convertê-la em oportunidades gol. No primeiro tempo apenas um chute foi dado no alvo, justamente o gol marcado por Álvaro Morata.

A volta do intervalo foi de muita desatenção. A posse seguiu sendo majoritariamente do Chelsea, mas as oportunidades ainda não surgiam. Em um momento de desatenção, logo nos primeiros minutos da segunda etapa, David Luiz falhou e deu o empate para a equipe visitante. A igualdade no marcador forçou Sarri a mexer no time.

amigasFoto: Divulgação/ChelseaFC

Poucos minutos depois de sofrer o gol o treinador italiano chamou Hazard e Kovacic que entraram nos lugares de William e Barkley, respectivamente. Logo no primeiro toque da bola o belga deu a assistência para Morata colocar os Blues em vantagem. A substituição, no geral, serviu para renovar as energias da equipe e, obviamente, acrescentar em qualidade técnica com o camisa 10 belga.

Com a vantagem no marcador restou ao Palace se abrir um pouco mais, alvo fácil para os donos da casa que ampliaram com Pedro cinco minutos após o segundo gol de Morata. Daí em diante o domínio voltou a ser tranquilo para o Chelsea. Sarri, já nos minutos finais, ainda teve tempo de tirar Jorginho, dando mais minutagem para Cesc Fabregas.

A vitória garante a invencibilidade do Chelsea na Premier League e mantém o time de Londres na cola do Manchester City.

Do lado visitante…

O Crystal Palace começou a partida muito bem. Até o primeiro gol do Chelsea podemos dizer que dava a impressão que seria uma pedra no sapato de Maurizio Sarri. Com uma proposta de jogo reativo, mas com um bloco mais adiantado que o habitual (ficaram postados em médio-alto no início) para anular Jorginho. Assim, havia Kouyaté e Milivojević para fechar os espaços do meio e Zaha e Townsend para marcar Jorginho.

Ao perceber que sofria uma marcação quase individual de seus adversários, o ítalo-brasileiro começou a se projetar mais para dentro do campo do Palace. Isso fez com que o bloco defensivo dos Eagles baixasse e se limitasse a sua própria área. Com isso, diminuiu-se o número de contra-ataques e o aproveitamento destes. Zaha individualizava demais as jogadas e demorava a finalizar. O gol saiu somente no 2º tempo com um passe vertical de Tomkins e uma associação rápida pelo meio entre Townsend e McArthur.

Porém, ao mesmo tempo que o trabalho de marcação interna era bem feito, as laterais sofriam muito com os pontas, William e Pedro, ganhando apoios de Barkley (pelo lado esquerdo) e dos laterais Azpilicueta e Marcos Alonso. Desse modo, surgiram 2 dos 3 gols dos Blues. No primeiro, uma jogada rápida pela esquerda defensiva do Crystal e cruzamento para Morata completar. No segundo (3º gol do Chelsea) uma troca de passes pela esquerda resulta em cruzamento para Pedro, que vem em velocidade de frente para o gol, Van Aanholt não se antecipa e resulta em gol para o Chelsea.

Situação preocupante do Crystal. Em 11 jogos de Premier League, venceu somente 2, empatou outros 2 e perdeu 7. Hora de Roy Hodgson ligar o sinal de alerta para que o time da zona sul de Londres não vá para a segunda divisão.

@_hugo1alves e @jvcardoso05

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s