Liverpool propositivo – ANÁLISE TÁTICA LIVERPOOL 4 x 1 CARDIFF

Por Daniel Klabunde

Desde a preleção nas vésperas da partida, ambas as equipes já sabiam como seria o duelo pela 10º rodada da Premier League, tanto que o técnico Neil Warnock do Cardiff, declarou em entrevista que era praticamente impossível vencer o Liverpool em Anfield. E pensando nisso, ambos treinadores armaram as suas estratégias, Klopp mandou seus comandados à campo mais uma vez no esquema 4-2-3-1, dando mais poder de chegada à frente, e com duas novidades, Lallana e Moreno ganhando chance entre os titulares.

CdnImagem: TacticalPad

E a estratégia do Cardiff foi tentar se defender muito e investir em lançamentos diretos para Paterson no ataque, e quem sabe sair pelo menos com um empate da casa dos Reds. Mas logo aos 10 minutos a sua estratégia já iria para espaço, com o Liverpool fazendo o que realmente precisava para furar a retranca do Cardiff, movimentação, que ficou muito destacada no primeiro gol marcado por Salah.

CdnCdnMovimentação de ataque no primeiro gol marcado por Salah

A retranca do Cardiff era tanta, que aos 36 minutos do primeiro tempo o Liverpool estava com 85% de posse de bola, e já havia trocado 318 passes contra apenas 29 do Cardiff. Suas linhas defensivas recuavam tanto, que por muitas vezes passavam do 5-4-1 para o 6-3-1, tentando segurar os avanços dos laterais Arnold e Moreno.

 

CdnLinha defensiva do Cardiff

Estratégia que de certa forma deu certo no primeiro tempo, com o Liverpool marcando apenas um gol e propondo o jogo o tempo todo, forma que não é muito comum de se ver nas partidas dos Reds, que executam o jogo mais reativo, investindo muito em cima do pós perda no ataque forçando o adversário ao erro e consequentemente executando a rápida transição para o ataque e assim pegando o seu adversário desorganizado na defesa.

Tanto que na imagem abaixo podemos ver um total domínio do Liverpool nas ações da partida, empurrando o Cardiff para trás e não dando chances de reação.

china fcImagem: SofaScore

O único momento que o time de Cardiff se sobressaiu, foi no momento do gol marcado por Paterson, em uma desatenção da defesa. A partida já estava 2×0 quando Paterson diminuiu, e este gol fez com que o Cardiff acreditasse no empate, fazendo com se seus jogadores se soltassem mais na partida e consequentemente dessem mais espaço para os Reds, e ai em diante conseguiram colocar a sua forma de jogar em prática.

E foram 5 minutos de puro futebol Kloppiano, com transição rápida e passes de rupturas, encontrando seus atacantes em condições e executar os passes decisivos ou finalizar à gol. Em um dos responsáveis por isso foi Fabinho, o meio campista inicia as jogadas do 3º e 4º gols, executando o passe de ruptura no início da jogada do gol de Shaqiri, e depois roubando a bola que sobra para Mané lançar para Salah executar a transição rápida e dar assistência para o próprio Mané fechar o placar.

CdnCdnParticipações de Fabinho nos dois últimos gols do Liverpool

Grande destaque contra o Estrela Vermelha, Fabinho voltou a se destacar contra o Cardiff, e cada vez mais cava a sua vaga no time titular. Com Wijnaldum ao seu lado sendo o jogador com mais liberdade para subir ao ataque, deixando Fabinho mais fixo na contenção do meio campo, desta forma o meia brasileiro começa a ser o regente desta equipe de Klopp, tanto na distribuição das jogadas, quanto na proteção da zaga, mostrando ser grande ladrão de bolas.

CdnMapa de passes de Fabinho, mostrando a sua importância no meio campo dos Reds, juntamente com Wijnaldum e Firmino

Fabinho vem tendo uma melhor performance neste esquema do que no 4-3-3 usado por Klopp, mas é um esquema que provavelmente será usado somente contra equipes teoricamente mais fracas, como foi contra o Estrela Vermelha e agora contra o Cardiff.

Veremos…..

@dktricolor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s