Mais transpiração que inspiração – ANÁLISE TÁTICA GREMIO 3 x 4 SPORT

Por Daniel Klabunde e João Pedro 

Em busca de 3 pontos para se consolidar ainda mais na parte da cima da tabela, o Tricolor foi à campo no seu tradicional 4-2-3-1, mas com seus reservas, visando a partida de volta da semifinal da Libertadores.

ataEscalação inicial gremista.  Imagem: TacticalPad

O Tricolor Gaúcho ingressou na 31º tentando se reabilitar no campeonato depois do empate diante do América-MG. Era início de partida, o time se ajustando no gramado, quando Jair sobe livre para marcar de cabeça em cobrança de falta de Michel Bastos, o primeiro de uma série de erros de marcação gremista.

ata

Seis minutos de partida e o Tricolor já estava atrás no placar, favorecendo a proposta de jogo do Sport.

Grêmio no seu esquema de jogo tradicional, o 4-2-3-1, não conseguia se impor na partida, muito por suas fraquezas tanto na lateral esquerda, quanto no lado direito da zaga, com Marcelo Oliveira e Bressan muito mal na partida, perdendo várias disputas de bola e cedendo contra-ataques para o Sport.

Dados de Marcelo O. na partida

ataImagem: SofaScore
ataMarcação espaçada de Marcelo Oliveira no gol de Gabriel.

Kaio que é volante de origem estava improvisado como extrema direita, mas como não funcionava de volante, também não funcionou de extrema, com erros no posicionamento, por muitas vezes tirando os espaços de Thonny ou Thaciano na movimentação de ataque.

ata

Essa movimentação bloqueava o ataque, não conseguindo progredir e tendo que recuar ou tocar a bola de lado.

Outro fato foram as perseguições médias executadas em cima do Douglas, tanto por parte do Jair, quanto Marcão Silva, que tiraram as ações de Douglas na partida, não deixando o meia gremista pensar as jogadas e organizar o time.

ata

Apesar de todos os erros de movimentação e falhas na marcação, podemos destacar mais uma vez o garoto Matheus Henrique, que vem se destacando cada vez mais nas partidas e já é uma realidade para disputa de titularidade em 2019 no elenco Tricolor.

ataDados de Matheus na partida. Imagem: SofaScore

Em mais uma partida de vida ou morte no Campeonato Brasileiro da Série A, o Sport entrou em campo, fora de casa, contra o Grêmio buscando manter-se vivo na luta contra o rebaixamento.

Organizado em um 4-4-2 que pode facilmente ser transformado em 4-2-3-1, o Sport marcou em bloco médio com as duas linhas bem definidas e perseguições individuais, sendo Hernane e Michel responsáveis por dar o primeiro combate na saída de bola Gremista, mas foram pouco efetivos nesta função. Ofensivamente a equipe buscava atacar com velocidade pelos lados onde os laterais ultrapassavam buscando a linha de fundo, e os pontas Gabriel e Mateus G buscavam puxar mais para o centro do campo associando à grande movimentação de Michel Bastos. Hernane era a referência dando profundidade.

china fc

china fc

Foi assim que o Sport teve o controle inicial da partida, conseguindo abrir 2 – 0 no placar através da bola parada e do contra-ataque e jogada individual de Mateus Gonçalves, contando com a assistência de Hernane.

Após isso, o Sport baixou seu bloco de marcação, vendo o Grêmio crescer e ser protagonista da partida. Houve um cuidado excessivo com a ala direita, pelo fato de Cláudio Winck mostrar uma série de dificuldades defensivas, e a forte marcação de Marcão em Douglas abriram espaços para outros jogadores no meio campo e no lado esquerdo do Sport. Foi aí que o Grêmio cresceu no jogo, criou várias oportunidades (duas finalizações desviadas aproveitando a pouca proteção na entrada da área do Sport).

china fc china fcchance 1
china fcchina fcchance 2

Na terceira tentativa conseguiu diminuir o placar antes do intervalo, aos 37 minutos:

Detalhe para a defesa rubro-negra que ficou parada (pedindo um toque no braço que aconteceu) assistindo Matheuzinho dominar, entrar na área e finalizar do jeito que quis.

china fcchina fc

Na volta do intervalo a partida ficou bastante movimentada com 4 gols em 12 minutos (Juninho Capixaba de pênalti aos 52’, Gabriel aos 53’, Thonny Anderson aos 59’ e Jair deu números finais ao jogo aos 64’ com mais uma boa jogada de bola parada e assistência de Michel Bastos). Muitos desses gols aconteceram através de falhas individuais no decorrer da jogada e por isso o jogo passou a ser mais transpiração e suor do que inspiração e organização tática.

No pênalti cometido pelo Sport que gerou o segundo gol do Grêmio, podemos perceber uma falhar na cobertura rubro-negra, onde Mateus e Sander ocupam o mesmo espaço (falha de Sander que ao subir para acompanhar Juninho Capixaba na zona de Mateus, deixa um espaço nas suas costas exatamente onde Madson recebe a bola e ataca a área sofrendo a carga por trás).

china fc

china fc

Com o 4 – 3 favorável no placar, Milton Mendes resolveu mudar a organização da equipe. O 4-4-2 virou um 4-1-4-1 após as duas primeiras substituições. Rogeério entrou no lugar de Mateus para auxiliar na marcação do lado esquerdo e Fellipe Bastos entrou buscando ocupar espaços como interior na linha de 4 ao lado de Jair (e depois Nonoca), e Marcão virou o jogador entre as linhas sendo utilizado como cobertura defensiva e conseguindo segurar o resultado até o final do jogo e garantir os 3 pontos.

Individualmente, precisamos destacar a grandíssima atuação de Jair. Além dos 2 gols, o volante teve mais uma finalização perigosa no início da partida e teve ótimos números em outros quesitos, principalmente nos defensivos e na base da criação das jogadas, abusando da sua fisicalidade e boa qualidade no passe. Tendo assim uma das melhores atuações de um volante nesta Série A.

china fc@DKtricolor e Joao_PPereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s