Os aurinegros continuam invictos – ANÁLISE TÁTICA BORUSSIA D 4 x 0 ATLÉTICO DE MADRID

Por Gustavo Johnson

Com a liderança isolada da Bundesliga e classificados já para próxima fase da Copa da Alemanha, o Dortmund reajustou seu foco para a Champions League, onde já havia vencido seus dois primeiros jogos. Dessa vez contra o Atlético de Madrid, adversário que está na briga também pelo primeiro lugar do grupo A, levou a melhor goleando dentro de casa o time de Diego Simeone.

Com alguns desfalques, Favre montou a equipe aurinegra um pouco diferente do que vinha acontecendo nas últimas rodadas da Bundesliga. Reus continuou como ponta de lança, posição a qual vem se destacando bastante, e Götze de último homem no 4-2-3-1, como um falso 9. Hakimi fazendo a lateral esquerda foi outra mudança feita pelo técnico suíço.

O Atlético de Madrid jogou buscando a vitória a todo instante, mas quando estava sem bola, recuava e não dava espaços para o adversário. O Dortmund sem a bola, se configurava no 4-4-2, com apenas Reus e Götze na frente das duas tradicionais linhas de 4.

22BVB no 4-4-2 (Space)

Quando o BVB atacava, não havia referência entre os zagueiros, mas havia muita mobilidade por conta do Götze caindo para os lados e Reus vindo de trás. Sem Alcácer e Phillipp, essa foi a maneira de que Favre utilizou para surpreender o time de Madrid. Como não havia um centroavante entre a dupla de zaga, não era utilizada a bola aérea, e sim apenas passes curtos e rápidos para penetrar a área, também arriscavam chutes de fora da área (desta forma que saiu o primeiro gol).

22Nenhuma referência para prender os zagueiros (Space)

O Atleti iniciou o segundo tempo com muita intensidade, enquanto o Dortmund marcava em bloco médio e saia nos contra-ataques, muitas vezes sem sucesso por conta dos meios campistas do time espanhol que sempre procuravam matar estas jogadas. Depois de muito abusar desse mecanismo, já que o time de Madrid estava jogando com bloco alto, a equipe aurinegra se consagrava com mais uma goleada em casa nesta temporada. Vale destacar mais uma excelente partida de Witsel, que atuou na base da jogada e sempre atento nas coberturas.

22SofaScore

Em 12 partidas na temporada, o BVB já soma 10 vitórias e 2 empates, líder da Bundesliga, do grupo A da Champions League e vivo na Copa Alemã, o trabalho de Favre já começa a render frutos. O Dortmund volta a campo neste sábado (27 de outubro) contra o Hertha Berlin, em casa, para seguir na liderança do campeonato nacional.

@gujohnson03

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s