Existe Barcelona, mesmo sem Messi – ANÁLISE TÁTICA BARCELONA 2 x 0 INTER DE MILÃO

Pela terceira rodada da fase de grupo da Champions League, o Barcelona recebeu a Inter de Milão e manteve o 100% de aproveitamento no torneio, os espanhóis venceram por 2 x 0, gols de Rafinha e Jordi Alba. Os “Culés” provaram que conseguem ser competitivo, mesmo sem o argentino Messi, que recupera-se de lesão.
O time da Catalunha dominou a partida, tendo a tradicional posse de bola, triângulações e muita movimentação de seus jogadores, além da marcação com às linhas altas, pressionando o portador da bola e recuperando rapidamente a posse. Os dois laterais deram amplitude nas jogadas ofensivas, abrindo a defesa adversária e proporcionando espaços.
BARCELONA NA DEFESA
22Imagem: Esporte Interativo
  • Barça diminuindo os espaços e com a marcação encaixada. Obrigando o adversário a rifar a bola.
BARCELONA NO ATAQUE
22Imagem: Esporte Interativo
  • Jordi Alba (lateral-esquerdo) e Sergi Roberto (lateral-direito), atuaram bem abertos, dando amplitude ao Barcelona. Coutinho e Rafinha afunilaram para o meio, atraindo a marcação da defesa adversária, permitindo que os laterais ocupassem o corredor.
Muito questionado, o técnico Valverde tinha um enorme desafio, conseguir achar uma forma de atuar sem Messi, sua principal estrela. O treinador optou pelo 4-3-3 (Ter Stergen; Sergi Roberto, Pique,  Lenglet e Jordi Alba; Rakitic, Busquets e Arthur; Rafinha, Suárez e Coutinho), a principal novidade foi Rafinha, o brasileiro teve a missão de substituir o camisa 10.
22Imagem: Esporte Interativo
  • O Barcelona no 4-3-3, entretanto teve muitas variações durante o jogo, jogadores se movimentaram durante às transições, com isso a Inter de Milão não conseguiu encaixar sua marcação.
Rafinha iniciou pela extrema direita, porém teve liberdade para circular nas zonas do campo e alternando com Suárez e até mesmo Coutinho, essa movimentação confundiu a defesa adversária. O primeiro gol saiu dessa forma, após tabelar com Suárez, o brasileiro marcou um belo gol.

Vídeo: Esporte Interativo

  • Rafinha começou o lance pelo meio, enquanto Suárez deslocou-se para o lado direito, o uso recebeu e deu ótimo passe, o “brazuca” infiltrou-se no meio da defesa e abriu o placar.
O time de Spalleti foi pouco perigo, apesar das nove finalizações, apenas duas no gol, sendo que Ter Stergen  praticamente não foi exigido. A Inter criou chances apenas em jogadas individuais de Politano (quando entrou na segunda etapa). Foi uma partida decepcionante dos italianos, atuação abaixo das expectativas. Os italianos tentaram pressionar no campo ofensivo, porém às linhas não estavam compactas.
22Imagem: Esporte Interativo
  • Mesmo com igualdade numérica ao pressionar no campo ofensivo, os visitantes não conseguiram aproximar a marcação e viram os mandantes saírem trocando passes.
Os atletas ofensivos do Barça alternaram de posições e flutuaram. Foram 21 finalizações, sendo onze no gol, volume e intensidade durante os 90 minutos. Com o jogo controlado, o time espanhol valorizou a posse da bola, chegando a marca de 67%, uma equipe dinâmica, bem postada e trocando passes rápidos. Os “Culés” aumentaram a vantagem com Jordi Alba, depois de boa jogada trabalhada.
22Imagem: Esporte Interativo
  • Os dois laterais (Sergi Roberto e Jordi Alba) novamente dando amplitude. Ficam dois volantes (Rakitic e Busquets) mais recuados, dando suporte ao Arthur, atuando mais a frente. Os dois extremos (Coutinho e Rafinha) afunilam. O centroavante Suárez atraí a marcação.
O Barcelona conquistou um resultado fundamental, além de praticamente se garantir na próxima fase da Champions, conseguiu uma boa vitória sem Messi, o pilar do time. Enquanto a Inter, não demonstrou o alto nível que vem tendo na temporada e continua brigando por um vaga no grupo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s