Fraco segundo tempo compromete a vitória do América-MG – ANÁLISE TÁTICA AMÉRICA-MG 1 x 1 GRÊMIO

Por Davi Magalhães

Nesse sábado, o América deixou escapar dois pontos no Campeonato Brasileiro. Pela 30°rodada do campeonato, o time empatou com o Grêmio e deixou de somar dois pontos que seriam importantes para o time na briga contra o rebaixamento. Depois de boa atuação no clássico, a equipe precisava da vitória para fazer o dever de casa e se distanciar dos quatro últimos colocados do campeonato. Porém, o time acabou empatando. Em partida marcada pela queda de produção na segunda etapa. Se no primeiro tempo, o América foi superior, no segundo tempo, o time caiu muito de rendimento e viu o adversário ser superior e empatar o jogo.

PRIMEIRO TEMPO

Para a partida, Adílson escalou novamente Luan como “9”; Gerson Magrão atuou como meia atacante, Matheusinho aberto pelo lado direito, Giovanni pelo lado esquerdo; Zé Ricardo e Juninho formaram a dupla de volantes. O esquema tático utilizado foi o 1-4-2-3-1.

Nos primeiros 15 minutos de jogo, o time desacelerou o jogo. No momento ofensivo, cadenciava o jogo. O América não pressionava a saída de bola adversária. A marcação inciava a partir do meio de campo. A partir dali, pressionava o adversário que tivesse a bola. Com essa agressividade na marcação a partir do meio de campo, o Grêmio encontrava dificuldade para progredir no campo com a bola. E apenas trocava passes entre os zagueiros.

Com isso, o time americano foi crescendo na partida. Nessa passagem pelo comado técnico do time, é notável como Adílson Batista gosta de um centroavante que saiba sair da área para tabelar. O meia Ruy já havia atuado como falso nove, e nas últimas partidas, Luan tem jogado na posição. Com muita mobilidade, Luan se movimenta para receber a bola, caindo pelos lados.

elksonMapa de calor de Luan no primeiro tempo, mostra como o jogador sai da referência e cai pelos lados do campo. Mapa feito pelo FootStats.

Essa função de Luan tem o intuito de se aproximar e dar opção de passe ao companheiro. Porém, o time acaba perdendo opções de passe a frente. Dificultando a progressão time com a posse de bola. Pensando nisso, os jogadores procuram ocupar o espaço deixado por Luan. Ao recuar, e cair pelas pontas, o jogador acaba deixando espaço que pode ser ocupado por Gerson Magrão, meia atacante; pelos jogadores que atuam pelos lados; ou pelo volante Juninho.

china fcLuan recua para receber a bola, deixando espaço para que o volante Juninho e Matheusinho possam ocupar. (Premiere)

Juninho é muito físico e possui uma capacidade de defender e atacar com a mesma intensidade. No momento ofensivo, infiltrava nos espaços vazios e aparecia na área para finalizar. Era dessa forma que o time criava suas chances de gol. Explorando os corredores laterais e apostando na infiltração de quem vem de trás para finalizar as chances criadas. No primeiro tempo, foram 9 finalizações americanas, contra 7 de Grêmio. Das 9 finalizações do time mandante, 7 aconteceram dentro da área gremista.

Com mais posse de bola que o adversário (54%), o América explorava os lados do campo. Sobretudo pelo lado esquerdo. Com as investidas do lateral esquerdo Carlinhos, que fez um bom jogo, a equipe atacava muito por aquele setor. Tendo ainda Giovanni por ali, Magrão e até mesmo Luan caindo por ali.

elksonGol marcado pelo América teve combinação pelo lado esquerdo e passe do lateral Carlinhos para Juninho. O volante entrou na área como homem surpresa e marcou o gol.

SEGUNDO TEMPO

Com a vantagem no placar, o grande erro da equipe foi a queda de rendimento. Muito em razão da queda da intensidade e passividade na marcação do time. No segundo tempo, o América entregou a bola ao Grêmio. Adotando a estratégia de se fechar e partir nos contragolpes. O problema não foi a estratégia em si. Mas, sim a falta de sucesso nela. Ao fazer isso, o time recuou a marcação e pior, perdeu a agressividade na marcação, a pressão no portador da bola. Chamando muito o Grêmio para o seu campo de defesa.

elksonNo segundo tempo, o time marcava em bloco baixo. Na imagem, os 11 de jogadores do time estão no campo de defesa. O problema foi a falta de agressividade na marcação, permitindo que o Grêmio progredisse no campo com a bola. (Premiere)

Vendo o cenário do jogo, Adílson colocou Ruy. Uma vez que o meia teria espaço para deixar os companheiros na cara do gol. Nos contragolpes, o time pecava muito nas tomadas de decisão, desperdiçando os contra-ataques. Em razão disso, a entrada de Ruy fazia sentido.

Entretanto, o Grêmio marcou o gol de empate. Obrigando Adílson a colocar Rafael Moura para buscar a vitória. Na etapa complementar, Matheusinho foi muito acionado pelo lado direito. E as combinações pelo lado esquerdo já não possuíam tanto efeito. No segundo tempo, o América finalizou apenas 1 vez no gol. A criação ofensiva do time era muito pobre, quase todos ataques do time terminavam em uma bola alçada na área de qualquer jeito. Para uma equipe como o América que não dispõe de muito orçamento financeiro, é primordial ter uma defesa sólida, sofrer poucos gols, visto que o plantel não possui tanto qualidade técnica comparado aos times do Brasileirão, apresenta dificuldade na criação e principalmente, na concretização das jogadas.

O resultado, foi um América caindo muito de rendimento na segunda etapa. Permitindo 9 finalizações no adversário em seu gol. Que jogou no campo do time mineiro no segundo tempo. Na segunda etapa, o time deu muito espaço e campo para o adversário, além de não conseguir criar quase nenhuma chance de gol. O placar final mostrou o que foi o jogo. E ascende o sinal de alerta no América. Que precisará melhorar o rendimento, não cair de produção no segundo tempo, para conseguir conquistar os resultados esperados e somar os pontos necessários para escapar do rebaixamento para a Série B.

@magalhaesDavi_

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s