O futuro de La Roja: promessas do futebol espanhol – Parte 2

Por Gêra Lobo

Segue aqui, o primeiro texto sobre as promessas do futebol espanhol.

Mateu Morey (Barcelona) – 18 anos/Lateral-direito

22

Pode-se dizer que a maior incógnita no Barcelona atualmente é sua lateral-direita. Desde a saída de Daniel Alves, nenhum jogador conseguiu assumir de verdade a posição. Porém, existe um jogador em La Masia, base do clube, que já chama atenção e pode surgir como o nome correta para a posição. Mateu Morey, de apenas 18 anos, tem todas as qualidades para um time ofensivo e criativo como o Barça. Sua intensidade ofensiva surpreende bastante e, em breve, deve ter uma chance na equipe principal.

Qualidades
– Veloz
– Muito técnico
– Cruzamentos
– Controle de bola
– Muita profundidade

Unai Núñez (Athletic Bilbao) – 21 anos/Zagueiro

22

O Athletic Bilbao se destaca por ser uma equipe incrível em termos de reposição após a perda de peças fundamentais. Com a saída de Aymeric Laporte para o Manchester City, a equipe trouxe o excelente Iñigo Martínez da rival Real Sociedad. Porém, além dele, a equipe possui no elenco um jovem defensor que parece atuar há anos em Unai Núñez, que se mostrou ser muito seguro desde os primeiros passos na equipe principal na temporada passada. Ele é um dos zagueiros de maior potencial no futebol espanhol.

Qualidades
– Preciso nas divididas
– Forte
– Bom nas interceptações
– Maduro para sua idade

Aaron Martín (Mainz) – 21 anos/Lateral-esquerdo

22

De especulado no City de Pep Guardiola a emprestado pelo Espanyol ao futebol alemão. Aos 21 anos, Aaron Martín é uma opção excelente pela sua forma segura e madura de atuar para um atleta tão novo. O lateral-esquerdo se destaca pela sua qualidade defensiva e boas subidas ao ataque. Nas seleções de base, sempre foi um destaque, e isso deverá se repetir em breve na seleção principal. Podemos dizer que, dos jovens laterais citados aqui, ele é o mais “pronto“.

Qualidades
– Preciso nas divididas
– Inteligente lendo linhas de passe
– Seguro no 1 contra 1
– Recompõe bem a defesa nas transições
– Cruzamentos

Marc Roca (Espanyol) – 21 anos/Volante

22

Chegamos a um dos jogadores com mais potencial da lista. Maestro do time de Rubi na temporada 2018/19, Marc Roca surpreende por entender todos os aspectos do jogo. Sua maturidade e inteligência, somado a sua qualidade técnica e tática, o colocam num patamar acima de vários nomes citados aqui. Existem vários nomes cotados para substituir Sergio Busquets como o “5“ em La Roja e Roca é, sem sombra de dúvidas, um dos favoritos para pegar a vaga.

Qualidades
– Excelente em passes curtos e longos
– Inversões
– Gestos e movimentos para criar espaço
– Saída de bola
– Visão de jogo para sair de pressões
– Conduções
– Inteligente na leitura do jogo

Oriol Busquets (Barcelona) – 19 anos/Volante

22

Mesmo com o sobrenome igual, não, Oriol não é parente de Sergio Busquets. Porém, as semelhanças são claras no estilo de jogo. Mesmo Oriol sendo bem novo e tendo muito a evoluir, seus gestos e forma de jogar lembram o atual titular do Barça e da seleção. Vale lembrar que Oriol já atuou pela equipe principal, ou seja, tem a experiência e provavelmente já conversou com seu xará. Enfim, o volante é mais uma promessa excelente de La Masia e pode pintar em breve lá pelos lados do Camp Nou.

Qualidades
– Muito maduro para a idade
– Boa estatura (1,85m)
– Controle de bola
– Visão de jogo
– Gestos e movimentos para criar espaço
– Passes curtos
– Bom nas divididas

Fabián Ruiz (Napoli) – 22 anos/Meia

22

Bom… por onde começar com Fabián Ruiz? Atual titular do Napoli de Carlo Ancelotti, o espanhol ex-Betis tem tudo para se tornar um dos melhores meias do futebol mundial por ser incrivelmente completo. Sua forma de ler o jogo, criar espaços, passes, chegada a frente e criação desde a base da jogada impressionam pela simplicidade e facilidade com que consegue fazer sua equipe jogar. Ele traz uma dinâmica incrível ao time, tornando-o um jogador muito especial e que, sem sombra de dúvidas, dominará o meio de campo da Espanha no futuro.

Qualidades
– Conduções
– Facilidade em quebrar linhas com passe
– Boa estatura (1,89m)
– Excelente visão de campo/jogo
– Cria espaços com muita facilidade, seja se movimentando sem a bola ou com o passe
– Gestos e movimentos muito bem feitos
– Ótimos passes curtos e longos/lançamentos
– Boa leitura das linhas de passe
– Sólido defensivamente

Carles Aleña (Barcelona) – 20 anos/Meia

22

Mais um produto da base do Barcelona aparece na lista. Diferente de muitos outros, que ainda devem demorar um pouco para chegar no time principal, Carles Aleña tem tudo para estar no time de Ernesto Valverde. O grande problema atual é a quantidade de peças que o elenco principal contém. Mesmo assim, Aleña é um dos destaques da base desde os seus 14 anos, exatamente por ser um cara muito técnico, inteligente e que cria chances com facilidade. Mesmo não sendo, taticamente, um cara tão sólido, compensa nas habilidades individuais e coletivas.

Qualidades
– Extremamente técnico
– Ótimo controle de bola
– Conduções
– Criativo na criação de ataques
– Chutes de fora da área
– Visão de jogo

Pablo Fornals (Villarreal) – 22 anos/Meia

22

Para fechar a segunda parte da lista, chegamos com um jogador que está numa constante crescente desde que chegou ao time principal do Málaga, em 2015. Pablo Fornals, que iniciou a carreira mais como um volante, tem um talento em termos de armação, passe e finalização tão impressionantes que acabou virando um meia-armador. Desta forma, jogando mais perto da área, o camisa 8 se tornou o grande destaque do Submarino Amarelo desde que chegou e um dos meias mais regulares e talentosos da La Liga. Mais um nome que com certeza terá chance no futuro com Luis Enrique.

Qualidades
– Visão de jogo
– Passes curtos e longos. Excelente assistente
– Chutes de qualquer distância
– Imprevisível
– Criatividade
– Consegue ajudar na fase defensiva. Fecha bem os espaços.

@gerinhalobo_

Anúncios

Um comentário sobre “O futuro de La Roja: promessas do futebol espanhol – Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s