Placar inalterado no “Clássico da Terra” e sinal de alerta ligado na Seleção Chinesa – ANÁLISE TÁTICA CHINA 0 x 0 ÍNDIA

Por Leonardo Hartung

ata

China e Índia protagonizaram o chamado “Clássico da Terra” em Suzhou, na província chinesa de Jiangsu. O duelo foi assim batizado por colocar frente a frente cerca de 33% da população mundial (1,41 bilhão pela China x 1,34 bilhão pela Índia).

A partida começou em bom ritmo e com chances para ambos os lados. Disposta num 4-3-3 que por vezes se assemelhava num 4-4-2 pelas recomposições de Jin Jingdao e Wu Lei pelos lados do campo, a China (de vermelho) jogava em casa e ficava mais com a posse da bola. Já a Índia (de azul) estava disposta em um 4-4-2 esperando retomar a bola e poder acelerar o jogo rumo ao gol defendido por Yan Junling.

ata

Depois de um bom início que teve Gao Lin com a melhor chance chinesa e com Kotral e Chettri assustando a defesa chinesa, a partida teve uma queda brusca de ritmo a partir dos 27 minutos do primeiro tempo. A posse de bola chinesa cresceu, mas a equipe não agredia o seu adversário e tão pouco avançava no campo de jogo. A Índia pouco pressionava para recuperar a bola e não conseguiu encaixar nenhum contra-golpe nas poucas vezes que teve a bola. Isso sem contar os erros técnicos que aconteceram nesse período em que houve apenas duas finalizações (uma para cada lado e ambas longe do gol) até o fim do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, Marcello Lippi promoveu quatro alterações: Liu Yiming, Yu Hanchao, Yu Hai e Xiao Zhi substituíram Yu Yang, Wang Tong, Jin Jingdao e Yu Dabao. O 4-3-3/4-4-2 deu lugar ao 3-4-3. Com Yu Hanchao e Li Xuepeng nas alas, a China passou a ter maior domínio das ações usando e abusando da amplitude gerada pela dupla do Guangzhou Evergrande.

ata

Inclusive as melhores chances chinesas na segunda etapa saíram do lado direito de Yu Hanchao. Gao Lin e Wu Lei acertaram trave e travessão, respectivamente, do gol defendido por Gurpreet. Aliás, o goleiro indiano foi possivelmente o grande destaque do jogo com defesas seguras para a sua Seleção.

O segundo tempo teve uma China pressionando em busca do gol contra uma Índia que se segurou como pôde e pouco deu trabalho ao goleiro Yan Junling. Nos números abaixo se percebe a superioridade chinesa na posse e nas finalizações, além de um melhor aproveitamento nos chutes a gol (35% contra 25% dos indianos).

ata

Apesar da superioridade (em grande parte no segundo tempo), o placar permaneceu inalterado. Em reta final de preparação para a Copa da Ásia que acontece em janeiro nos Emirados Árabes Unidos, a Seleção Chinesa liga o sinal de alerta. Já é o terceiro jogo consecutivo em que a equipe não vence e não faz gols (derrota de 1×0 para o Catar e empates sem gols contra Bahrein e Índia).

Ao menos desta vez o problema não foi falta de eficiência. Uma combinação de azar misturado com a existência das traves e o grande jogo do goleiro Gurpreet atrapalhou os planos chineses. O ponto positivo é que a China soube pressionar o seu adversário, ao contrário dos demais dois jogos e até da vitória simples por 1×0 sobre Mianmar em maio, e conseguiu produzir minutos de um futebol bom e eficiente, dentro de suas limitações.

O próximo compromisso da Seleção Chinesa é contra a Síria em Nanquim, também na província de Jiangsu, no dia 16. Marcello Lippi e sua equipe lutam contra o tempo (e contra a pressão de torcida, imprensa e CFA) para fechar um bom time e obter êxito na disputa da Copa da Ásia em janeiro.

@HartungLeo

Anúncios

2 comentários sobre “Placar inalterado no “Clássico da Terra” e sinal de alerta ligado na Seleção Chinesa – ANÁLISE TÁTICA CHINA 0 x 0 ÍNDIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s