Empate da liderança – ANÁLISE TATICA DE LIVERPOOL 0 x 0 MANCHESTER CITY

Por Daniel Klabunde

Jogo mais esperado da 8º rodada da Premier League, Liverpool e Manchester City fizeram uma apresentação razoável, com ambas as equipes se respeitando demais em campo e trabalhando a maior parte do tempo no meio campo, pois o setor que mais se sobressaiu foram as suas defesas.

Os comandados de Klopp foram à campo com uma surpresa para este duelo, Gomez entrou no lugar de Arnold colocando Lovren na defesa. Esta escolha mostrava claramente a preocupação de Klopp com as investidas de Sterling, e deu certo, Gomez conseguiu neutralizar as jogadas por este lado.

west hamEscalação inicial. Imagem: TacticalPad

O Liverpool começou executando a sua pressão costumeira com intensidade e empurrando a defesa do City para trás, seu jogo apoiado também funcionava muito bem pelo seu lado esquerdo com os homens de meio auxiliando Mané e Robertson, enquanto Gomez pelo lado direito se preocupava mais em marcar.

west hamLiverpool com superioridade numérica, executando o jogo apoiado.

Após os 18 minutos de jogo o City conseguiu igualar as ações da partida, não se defendendo tanto e conseguindo manter a posse de bola, conseguindo assim, chegar algumas vezes a área do Liverpool, mas não levando muito perigo. Esta mudança de atitude do City levou o Liverpool a mudar o seu sistema defensivo o 4-4-2 para o 4-3-3, igualando os homens na saída de bola do City.

west hamLiverpool igualando o número de jogadores na saída de bola do City.

Assim a partida se desenvolveu até o final, com ambas as equipes arriscando pouco no ataque, concentrando a disputa de bola mais no meio campo e suas defesas se sobressaindo aos atacantes. Foram apenas 2 finalizações à gol por ambas equipes, mostrando a pouca criatividade que tiveram.

O grande nome da partida foi Virgil Van Dijk, com sua calma e precisão nos desarmes se sobressaiu sobre Aguero e Mahrez. Executou incríveis 10 lançamentos de 13 tentados, e mais 5 cortes e 93,3% de acerto no passe. É um jogador fora de série, e arrumou a defesa dos Reds que levou apenas 3 gols nestas 8 rodadas da Premier League.

west hamNúmeros de Van Dijk na partida. Fonte: SofaScore

A próxima partida dos Reds será contra o Huddesfield fora de casa, e é uma ótima oportunidade para testar a formação com Fabinho, Keita e Wijnaldum (Henderson), aproveitando também a lesão na coxa direita de Milner, que ficará um bom tempo fora.

@dktricolor

Anúncios

Deixe uma resposta