Os primeiros passos de Jair Ventura no Corinthians

Por Iúri Medeiros

jair

Ao assumir o Corinthians no dia 6/9, o técnico Jair Ventura já sabia que a sua nova empreitada não seria nada fácil. O alvinegro paulista vinha em um péssimo momento com Osmar Loss, com a equipe deixando de entregar tanto desempenho como resultado. O ex-técnico da base acabou não suportando a pressão e, tendo em vista que as semifinais da Copa do Brasil estavam por vir, o treinador ex-Santos foi chamado às pressas.

É importante lembrar que os dois primeiros jogos de Jair à frente do time foram nada menos que um Derby no Allianz Parque e o 1ºjogo contra o Flamengo, no Marcanã, pela semifinal da Copa do Brasil. Tendo em vista isso e o péssimo momento da equipe, esses jogos ficaram marcados por uma aplicação defensiva muito forte do conjunto alvinegro. No 1º tempo contra o Palmeiras e durante o jogo todo contra o Flamengo, o Corinthians teve uma atuação coletiva defensiva que a tempos não se via, com destaque para a compactação da equipe e a redução de espaços, como nas imagens a seguir:

west ham

west ham

west ham

Pode-se questionar a estratégia extremamente defensiva do time (o Corinthians não acertou uma bola no alvo nos dois jogos), mas fato é que foi foi cumprido o objetivo de se sair ileso do Rio de Janeiro, por exemplo.

A partir daí, o Timão passou a se sentir mais a vontade para voltar a explorar o seu lado ofensivo. Depois da vitória contra o Sport, que por sinal foi uma má partida, o filho do ex-atacante Jairzinho optou por sacar o atacante Roger do time titular e deixar esse Corinthians mais móvel, com o Jadson mais adiantado e o Mateus Vital vindo fazer parte do meio-campo. Assim, o time ganhou criatividade e melhorou seu jogo de posse de bola.

Entre os pontos chaves do mecanismo ofensivo do clube do Parque São Jorge podemos citar a importância que tem o Jadson, saindo da área e sendo decisivo com seu último passe e o preenchimento do setor esquerdo do ataque, geralmente com Danilo Avelar, Clayson, Vital e o próprio Jadson caindo pelo setor.

west ham

west ham

Resultado disso é que nas partidas contra Internacional, Flamengo (2ºjogo) e América-MG se viu um time com mais apreço pela bola e que assim conseguiu fazer partidas mais equilibradas, sem abrir mão da organização ofensiva, deixando boas sensações e uma vaga para a final da Copa do Brasil.

É cedo para falar que o Corinthians voltou a ser o dos tempos de Carille ou cravar que já é um time consolidado, mas é fato que em muito pouco tempo o Jair Ventura fez com que o Corinthians voltasse a ser um time competitivo. É brilhante? Longe disso. Possui um vasto elenco? Também longe disso. Mas nos últimos anos o Corinthians nunca precisou dessas coisas para levantar taças, e é com esse lema que o time busca levantar mais uma, dessa vez contra o Cruzeiro.

@iurimedeiros13

Anúncios

Um comentário sobre “Os primeiros passos de Jair Ventura no Corinthians

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s