Placar que não condiz com o Derby – ANÁLISE TÁTICA REAL MADRID 0 x 0 ATLÉTICO DE MADRID

Por Caio Alves 

west hamClássico intenso no Bernabeu [Real Madrid]

Com desfalques importantes – como Marcelo e Isco – e vindo de uma derrota por 3×0 para o Sevilla na última partida, o Real Madrid, precisando vencer para tornar-se líder de La Liga, entrou em campo para enfrentar seu rival.

west hamOs XI de Julen Lopetegui

west hamOs XI de Diego Simeone

Sem Marcelo na lateral-esquerda, o Real Madrid perde em profundidade. Sem Isco, o campo gerado pelo adversário não tende a ser tão aproveitado, além da questão criativa e sociedades curtas a serem executadas. Nacho, substituindo o brasileiro, cumpriu com seu papel defensivo e ofereceu certo perigo à Juanfran, mas não se pode dizer o mesmo de Marco Asensio. Como dito aqui em certas ocasiões, Asensio demonstra ter potencial e é importante na pressão pós-perda e no papel tático – os intercâmbios com Bale é exemplo –, mas deixa a desejar sob o domínio da posse e nas tomadas de decisão, principalmente. Com esses defeitos, pouco ofereceu à Filipe Luis.

Proporcionando suas já marcantes características, o Real Madrid segue impondo sua ideologia. Dessa vez, contra uma equipe ainda mais capacitada técnica e taticamente. Na primeira etapa, o Atleti mostrou-se bastante superior. Não por um suposto volume de jogo, mas pela eficiência em executar sua estratégia, além do número de chances reais criadas.

Com um bloco alto e os laterais posicionando-se em campo contrário de forma constante, o time de Lopetegui seguiu sofrendo com a transição defensiva, especialmente no corredor direito, com Carvajal-Varane. Executando a saída de bola com apenas os 2 centrais + Casemiro – ora com Kroos no jogo apoiado –, os laterais são responsáveis por dar o máximo de amplitude possível, além de atacarem seus corredores. Assim sendo, caso desarmado ou haja uma falha por parte do time, a transição acaba sendo mais lenta que o necessário. Cholo Simeone o sabe e fez o possível para, com Griezmann e Diego Costa, ativar os defeitos de seu adversário – não fosse por Courtois, o placar seria diferente.

Por mais que Karim Benzema seguisse executando seu papel de mediapunta (organizando e abrindo campo desde as entrelinhas, mas sendo presente na área quando necessário), o setor ofensivo do Real Madrid foi quase que nulo em termos gerais. Bale – lesionado, foi substituído no intervalo – foi presente em total campo rival, mas Asensio (possuindo apenas 1 duelo vencido e 1 drible) fez uma partida bastante escassa tecnicamente, deixando de fazer sociedades com o galês e em seu próprio setor, com Nacho Fernández.

Somado a isso, um time equilibrado e inteligente do outro lado. O Atlético de Madrid, embora entregando a bola ao Real em boa parte do jogo, soube ler o jogo e ativar o momento ofensivo nos momentos mais corretos, embora Griezmann-Costa tenham pouco oferecido. Juanfran, sofrendo com conduções pontuais de Nacho, se descompensou, mas viu, em José María Giménez, o melhor jogador da partida. Ademais, Lemar e Rodri, promissores que são, foram responsáveis por condicionarem a equipe com poder organizativo, boas conduções e exímio papel defensivo.

Com a entrada de Dani Ceballos, o jogo passou a ver, no Real Madrid, a superioridade. O espanhol, fazendo o papel de receber e fazer a diagonal, abrindo corredor para Nacho – seu crescimento partiu disto –, elevou o nível técnico da equipe de forma considerável. Prendendo mais a bola em campo contrário, o Madrid chegou a pressionar mais o Atleti, mas nada que tenha oferecido um perigo tão capital.

Levando em consideração o confronto contra o Sevilla, os desfalques e o adversário, o Real Madrid demonstrou um bom rendimento no Santiago Bernabéu. Não fosse pelo seguimento e sequência de falhas nas transições, além da posse de bola um tanto quanto morosa, o resultado poderia ter sido outro.

@CaioAives

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s