O reencontro de Pellegrini com Mourinho – PRÉ-JOGO WEST HAM x MANCHESTER UTD

Por Felipe Holanda

ibra

Reencontro marcado. O chileno Manuell Pellegrini, de 65 anos, e o português José Mourinho, 55, voltam a se enfrentar neste sábado (29), dando um novo capítulo à rivalidade entre os treinadores que já dura quase uma década. Desta vez, Pellegrini será o anfitrião de seu desafeto no confronto entre West Ham e Manchester United, no Estádio Olímplico de Londres, pela sétima rodada da Premier League.

Jogando como mandante e vindo de três jogos sem derrota, os Hammers de Pellegrini não têm motivos para mudar a forma de jogar. O sistema 4-1-4-1 será mantido, mas com o retorno de Arnautovic, recuperado das dores no joelho que o tiraram das duas últimas partidas. Já os Diabos Vermelhos de Mourinho devem se manter no 4-3-3 “espetado”, com três meio-campistas que marcam e saem pro jogo e um tridente ofensivo veloz e, na maioria das vezes, letal.

ibraProváveis escalações de Pellegrini e Mourinho

As duas equipes têm formas pré-definidas de jogar. No West Ham, Pellegrini escala o jovem Declan Rice à frente da defesa, que vem se destacando. No meio, sempre uma linha de quatro, com dois volantes, geralmente Noble e Obiang, e dois pontas, Felipe Anderson e Yarmolenko. A referência no ataque é sempre Arnautovic, que pressiona a saída de bola adversária no caso da perda de posse, iniciando a transição defensiva.

ibraWest Ham de Pellegrini posicionado na 4-5-1 sem a posse

Já no United, Mourinho faz  o que gosta: dar amplitude ao seu time. Tanto os laterais como os atacante de “beirada” tendem a abrir espaço pelas pontas, na tentativa de ludribriar a marcação do adversário. O belga Lukaku, artilheiro do time da Premier League com três gols, é a referência absoluta no comando ataque.

ibraUnited de Mourinho em um 4-3-3 claro

Além de compactado nas duas últimas linhas, Pellegrini vem utilizando marcação individual em alguns jogos. Geralmente, o jogador mais técnico do adversário é o mais visado pelos Hammers. Diante do Chelsea, no empate em 0 x 0 na última rodada, o alvo foi Eden Hazard, que chegou a ter marcação tripla.

ibraTrês marcadores do West Ham pressionando Hazard

Pelo lado do Manchester, uma das armas mais utilizadas por Mourinho são as chegadas dos meias como elemento surpresa. Fellaine, como no frame abaixo, Pogba e Matic tendem a chegar bem no ataque quando acionados.

ibraSánchez tenta encontrar Fellaini como elemento surpresa

A RIVALIDADE PELLEGRINI X MOURINHO

Tudo começou em 2010, quando Pellegrini era comandante do Real Madrid. Na época, o chileno acabara de ser demitido do Real Madrid, vice campeão do Espanhol, atrás do eterno rival Barcelona. O escolhido por Florentino Perez, presidente do clube merengue, foi justamente José Mourinho. Pellegrini, por sua vez, assinou com o Málaga pouco tempo mais tarde.

Manuel Pellegrini, Jose Mourinho

Na ocasião, o técnico português havia ironizado a decisão do rival de ir trabalhar o Málaga, altamente modesto se comparada ao Real.

“Se me tirarem daqui, não vou acabar no Málaga. Vou para um grande clube da Inglaterra ou da Itália”, disse Mourinho, em entrevista coletiva.

Nos tempos de Pellegrini no City e Mourinho no Chelsea, a rivalidade ficou mais viva do que nunca. Os dois trocavam farpas quase toda semana na Inglaterra. Em 2013, após os Blues vencerem por 2 x 1 em Stamford Bridge, com um gol tardio de Fernando Torres, Pellegrini se recusou a apertar a mão do treinador adversário depois do apito final.

“Eu não queria apertar a mão. Foi só. Eu repito: Só não queria apertar a mão”, disparou Pellegrini ao ser questionado mais de uma vez replos repórteres.

533645717  Football Manchester City v Chelsea

No histórico do confronto entre os treinadores, porém, é Mourinho que tem a vantagem sobre Pellegrini. Em levantamento feito pelo West Ham Táticas, foram 12 jogos, com seis (50%) vitórias do português contra três (25%) do chileno, além de três empates, somando jogos pela Copa do Rei, Campeonato Espanhol, Premier League e FA Cup. Será, portanto, o 13º capítulo dessa rivalidade.

@holandareporter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s