Um Furacão superior – ANÁLISE TÁTICA DE ATLÉTICO 3 X 0 PARANÁ

Por André Frehse Ribas

Atlético e Paraná se enfrentaram no último domingo, na Arena da Baixada, pela 26ª sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O Furacão teve uma ótima atuação e conquistou uma vitória segura e tranquila. Já o Paraná fez um primeiro tempo competitivo, mas deixou muitos espaços pelos lados e caiu de produção no segundo tempo. É hora de analisar o jogo.

PRIMEIRO TEMPO

Com a bola, os dois times se posicionavam no 4-2-3-1. O Atlético, mandante do jogo, teve facilidade para colocar seu jogo em prática. O que se viu foi um time vertical e também bastante paciente em alguns momento, mostrando ter um repertório ofensivo. Com passes curtos, o rubro-negro procurava atrair o time do Paraná para um lado do campo. Assim que isso acontecia, o jogador que estava com a bola invertia a jogada para o outro lado, deixando o lateral com liberdade para fazer o passe e avançar

NA
Renan Lodi com mais liberdade para descer. Com isso, TH fecha o espaço deixado pelo lateral.

O Paraná até tentou anular essas chegadas, principalmente pelo seu lado direito, colocando Caio Henrique (quando invertiam de lado, Silvinho ficava responsável por isso) para acompanhar Renan Lodi, mas, quando as inversões aconteciam, dificilmente o meia estava lá para acompanhar.

Além disso, era importante que os jogadores do Atlético entendessem esse movimento e entrassem na área assim que o  lateral cruzasse a bola, para aumentar as possibilidades da jogada.

Texto explicando os conceitos do Atlético de Tiago Nunes – Saída de três, agressividade sem a bola e time mais equilibrado: o que esperar de Tiago Nunes à frente do time principal do Atlético –  

VÍDEO ANÁLISE – Primeiro e segundo gol

Amplitude, saída de três, extremos trabalhando por dentro, agrupamento e inversão de jogo para o lateral que aparece livre

Tudo começa no passe de Santos:

No lado Paranista, se viu um time que veio para sair no contra-ataque, mas disposto a ter a bola em certo momentos. Com Silvinho de volta, o Tricolor buscou trabalhar mais pelo lado esquerdo,  tentando fazer dobradinhas com o Mansur pelo setor.

4-2-3-1 PARANA
Extremos trazem amplitude.

A jogada até que era construída, mas os erros aconteciam na hora de dar o último passe, na tomada de decisão.  Faltou qualidade técnica. 

Sem a bola,  as duas equipes atuavam no 4-4-2. O Atlético (em bloco médio em boa parte do jogo) fez um jogo muito seguro. Isso passou muito pela atuações de seus dois volantes, Wellington e Bruno Guimarães, que foram importantes na hora da marcação, fechando os espaços e também no momento de qualificar a saída de bola

Já o Paraná encontrou problemas principalmente pelos lados com Wesley Dias e Mansur. Em bloco médio e baixo, o Tricolor teve seus bons momentos quando subia a marcação e fechava as linhas de passe do Atlético, dificultando a saída de bola rubro-negra. Mas, quando o Atlético conseguia quebrar essa marcação pressão, muitos espaços apareciam. 

Além disso, o Atlético levou a melhor na maioria dos duelo individuais, enquanto o Paraná sofreu no 1×1.

TT.jpg

JH

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, o Atlético, nos primeiros 10 minutos, manteve sua postura, mas logo o jogo mudou e o Paraná adiantou suas linhas, foi mais agressivo e procurou ter mais a bola para buscar o empate. Com isso, o Atlético apostou muito na sua transição ofensiva para aproveitar os espaços que o Paraná deixava, criando diversas chances de gols.

screenshot_2018_09_25_02_46_14
Paraná inteiro no ataque.  

Contra-ataque do Atlético:

Se arriscando para buscar o gol, o Paraná precisava ser perfeito no ataque, mas cometeu muitos erros técnicos e na tomada de decisão, não conseguindo diminuir o placar. No lado do Atlético, se viu um time à vontade e seguro sem a bola, pronto para ser fatal no contra-ataque.

Um clássico em que o Atlético foi superior em boa parte do jogo e soube ser decisivo no ataque. Já o Paraná cometeu erros fatais durante o jogo e ofensivamente não conseguiu produzir, além de deixar muitos espaços pelos lados. 

@andre_frehse

Vídeos: INSTAT

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s