Vivemos da incerteza – ANÁLISE TÁTICA PSG 4 x 0 SAINT ÉTIENNE e PRÉ JOGO DA UCL

Por Alif Oliveira

Na última sexta (14), após Data Fifa, o PSG voltou a jogar na Ligue 1 e para desta vez, enfrentar a equipe do Saint – Étienne no Parc des Princes, antes de estrear na UCL. O técnico Thomas Tuchel não pode contar desta vez com suas duas principais estrelas, Kylian Mbappé (suspenso) e Neymar (poupado). Mas contou com o reforço de Verratti que estava machucado. Sendo assim, o técnico decidiu mudar a sua formação que antes estava sendo 4-3-1-2 para o 4-3-3 com Draxler e Di Maria ocupando as vagas dos desfalques.

ibraTime Parisiense – Imagem: Sofa Score

No começo da primeira etapa, a equipe demonstrou como vem atuando, muita posse de bola para encurralar a equipe adversária no campo de defesa, mas sempre com sua falta de intensidade para com o portador da bola. Isso fez com que a equipe adversária tivessem muita facilidade para realizar a jogadas. Mas mesmo sem suas principais estrelas, a equipe soube dominar muito bem o Saint-Étienne muito por causa do mecanismo de Marco Verratti que parecia um menino brincando em seu parquinho, realizando passes verticais para quebrar a linha de defesa adversária.

Diferente das últimas partidas realizadas, a equipe soube muito bem fazer a saída com qualidade desde sua defesa, isso fez com que ocasionasse muitas oportunidades para seu trio de ataque. Logo para abrir o placar aos 22 minutos da primeira etapa em um ótimo passe de Thiago Silva encontrando Verratti entrelinhas do Saint-Étienne para logo depois o mago dar linda assistência para Draxler infiltrando muito bem na área adversária como fez durante toda a partida.

ibraMomento do Gol – Reprodução: BeinSportsHD

Com o gol feito a equipe teve uma tranquilidade maior para comandar o jogo, os jogadores tinham muitas variações de jogo do que nas partidas realizadas anteriormente mas ainda faltava aproximação para realizar tabelas e criar superioridade nos setores do campo. O Saint Étienne continuava com seu 5-4-1, e aproveitava bastante os erros da equipe parisiense que ainda defende muito mal sua área e defende aberto tanto em bolas paradas defensivas quanto no lançamentos e inversões de jogo feito pelo adversário.

O time teve um alto repertório de jogadas para se chegar ao gol, mas sempre faltava qualidade no último passe (Neymar seria este jogador).

No 2 tempo o time sentiu a falta do chamado “cão de guarda” para dominar seu meio campo em meio a pressão da equipe visitante, Bernat vinha sofrendo pelo seu setor e ficava em desvantagem nas triangulações quando ia enfrentar os jogadores de ataque do Étienne, por isso, Tuchel decidiu colocar o jovem N’Soki para dar uma maior proteção pelo lado esquerdo. A entrada do jovem deu maior segurança para o sistema defensivo e ocasionou também mais chances criadas para a equipe onde sempre faltava capricho maior no momento de arremate, como aos 51 minutos em que Meunier chuta a bola em finalização fraca e a bola acaba parando em Cavani, que acaba sofrendo o pênalti e convertendo para aumentar o placar.

Como falado, para se defender a equipe sofre bastante durante as partidas muito pela linha alta que seu comandante preza, isso ocasionava muita falta de intensidade no portador, fazendo com que ele tivesse muito tempo para pensar na jogada para criar situação de perigo.

ibraFalta de intensidade no portador – Reprodução: BeinSportsHD

O time teve tranquilidade depois para conter a pressão do adversário e começou a perder inúmeras chances, mas logo ampliou com Di Maria em ótima jogada trabalhada onde você vê a mão do treinador e fechando a conta já no final com a cria da casa N’Soki.

Fato é que a equipe ainda demonstra estar em evolução, e que tem muitos erros a se corrigir como o sistema defensivo que sempre está em colapso durante às partidas feitas pela Ligue 1. Mas agora entra-se em uma competição que estão os maiores clubes do mundo e que tem meros ataques “mortais”, agora o erro pode custar muito caro.

O que esperar de Liverpool x PSG?

Liverpool e PSG se enfrentam na terça-feira (18) pelo primeiro jogo da fase de grupos da UCL. Mas o que esperar das duas equipes? Primeiramente, devemos ter um jogo onde os dois técnicos se conhecem muito bem e tem filosofias iguais, como o de propor jogo e manter sua linha alta para empurrar o adversário para seu campo de defesa. O PSG até agora vem em evolução na Ligue 1, mas sempre mostra que tem pontos a melhorar quando se é pressionado na sua saída, acabam dando chutões e entregando bola ao adversário e a bola não chegando com tanta qualidade ao sistema de ataque, fora que o time sofre constante superioridade em seus setores do campo. O ponto a se destacar é Neymar como enganche, isso é algo genial por parte de Tuchel fazendo com que sua principal estrela tenha campo e liberdade posicional para jogar, juntamente com a profundidade de Mbappé e variações de jogadas para criar situações de perigo para equipes adversárias.

Já a equipe do Liverpool demonstrou ter lucidez para ir ao mercado e reforçar suas carências como ao contratar o goleiro Alisson, um dos melhore da temporada 17/18 pela sua antiga equipe. A equipe de Klopp melhorou muito em alguns aspectos direcionados a do ano passado como melhorar ainda mais sua pressão, sabendo quando fazer e quando tirar um pouco a intensidade. Evoluiu em suas bolas paradas com estratégias bem montadas, onde na fase defensiva se tem uma marcação mista e na fase ofensiva procura-se sempre seus zagueiros Van Dijk e Gomez sem oposição para cabecear.

Os 3 meio-campistas atuam muito próximos um do outro principalmente na sua organização defensiva fazendo com que fechem o funil da área e evitar que jogadores adversários infiltrem em sua área (a se destacar Këita que faz o área a área). E em seu setor de ataque, tem-se muito Firmino em um jogo apoiado oferecendo ruptura para as infiltrações de Mané e Salah. Fora estes, a capacidade mental da equipe evoluiu muito a relação da temporada passada demonstrando ser uma equipe que sabe sofrer nos momentos decisivos.

@AlifOliveira14

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s