Entre certezas e incertezas, mais três pontos! – ANÁLISE TÁTICA DORTMUND 3 x 1 FRANKFURT

Por Gustavo Johnson

ata(SkySports)

Na última sexta-feira (14), se deu início a terceira rodada da Bundesliga. Após um empate decepcionante fora de casa, o Dortmund recebeu o atual campeão da Copa da Alemanha, o Eintracht Frankfurt, mas dessa vez em seu estádio. Com algumas mudanças na equipe titular, conquistou mais três pontos no campeonato alemão, antes de estrear na próxima terça-feira na Champions League.

Estatísticas a esquerda correspondem ao time aurinegro. (Imagens: SofaScore)

Favre realizou algumas trocas para esta partida, Delaney e Dahoud foram os meio-campistas mais recuados do time, responsáveis por fazer a bola chegar para os jogadores de ataque. Reus jogou atrás do atacante, como um ponta de lança e não na esquerda como está habituado, com isso Witsel começou no banco. Outra alteração, Larsen ganhou uma oportunidade na equipe titular, mas não a aproveitou.

ibraBVB no 4-2-3-1 (Reprodução: Fox Sports)

O Dortmund teve dificuldades para atacar pelo meio e levou o jogo para as beiradas do campo, buscando triangulações e ultrapassagens dos laterais. Abriu o placar em um escanteio, fazendo o Frankfurt reagir subindo sua linha de marcação, procurando pressionar a saída de bola da equipe da casa. O primeiro tempo terminou sem grandes chances para ambas as equipes, mas com o jogo controlado pelo time aurinegro.

ibra

O segundo tempo começou devagar, as equipes errando muitos passes e novamente não criando boas oportunidades. O Dortmund sem agressividade na marcação e com falhas nas coberturas, não pressionava seu adversário e acabou dando muita liberdade para os jogadores de meio do Eintracht Frankfurt, e foi justamente num erro de marcação que saiu o gol, o BVB não fazia pressão no setor da bola e sofreu o empate.

Com algumas opções no banco, Lucien Favre optou por botar em campo Sancho e o estreante na Bundesliga Paco Alcácer, que veio de empréstimo do Barcelona. O time mudou sua postura recuada e foi buscar a sua segunda vitória no campeonato. Sancho entrou muito bem pela esquerda, deu 2 assistências e decidiu o jogo. Tem 18 anos e se mostrou veloz, com boa capacidade de improviso e muita qualidade no 1×1, merece mais oportunidades no time titular. Já o novo camisa 9 aurinegro, Alcácer começou com o pé direito, com ótima atuação, se movimentou bastante para abrir espaços e estreou com gol, muito importante para ganhar confiança e se adaptar o mais rápido possível ao estilo de jogo da equipe.

ibraPaco recua atraindo a marcação do zagueiro para receber a bola, criando o espaço para a corrida de Sancho e de primeira faz o passe (jogada que o originou o segundo gol do Dortmund). (Reprodução: Fox Sports)

Ainda em evolução, o Borussia Dortmund ainda precisa corrigir algumas falhas, principalmente quando estão sem a bola, mas continua demonstrando que dentro de casa é muito forte e que dificilmente perderá pontos em seu estádio. O time de Lucien Favre volta a campo nesta terça-feira, na primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões contra o Club Brugge da Bélgica. Com adversários complicados pela frente nessa competição, é fundamental iniciar com uma vitória contra a equipe considerada mais fraca do grupo.

@gujohnson03

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s