Sem convicção ou sem alternativa – ANÁLISE TÁTICA DE VITÓRIA 1 x 0 VASCO

Por Ricardo Leite

Mais uma vez Valentim muda “meio mundo” ao escalar a equipe. Desta vez, voltou ao esquema com três volantes, barrou Andrey para promover a estreia de Willian Maranhão, promoveu os retornos de Werley e Ramon e deu chance a Andrés Rios ao lado de Maxi, levando assim Pikachu ao banco de reservas. A dúvida que paira no Gigante da Colina é se Valentim muda muito pois não tem convicção de como a equipe pode render mais, por não conhecer o elenco, ou por estar diante de um elenco tão limitado que o deixa sem alternativas e a opção escolhida é “rodar” até achar algum(as) esquema ou peças que lhe dêem mostras de uma evolução, ou pelo menos que consigam pontuar no campeonato.

Fato é que com a trinca de volantes o Vasco fica mais organizado e menos vulnerável, principalmente pelas laterais. Mas nem AV nem Valdir Bigode conseguiram encontrar o equilíbrio com a parte ofensiva e criativa.

Com Rios e a volta dos três marcadores no meio, o Vasco melhorou a ocupação de espaços na marcação, impediu que o Vitória gerasse superioridade pelos flancos e deu mostras de algumas “perseguições” no detentor da bola. Willian Maranhão e Desábato foram vistos inúmeras vezes “mordendo” o adversário, sendo pra tentar o bote ou até mesmo para dificultar o passe.

Vasco ocupou melhor o campo e a entrada da area.

Willian Maranhão jogou pela esquerda, auxiliando Ramon e demonstrou bom posicionamento, senso de cobertura e quando tinha a bola tomava rapidamente as decisões. O Vasco marcava num 4-4-2 com Wagner e Rios se alternando ao lado de Maxi. Andrés Rios começou aberto pela direita e participava mais da construção das jogadas do que propriamente as finalizava. Após a metade da primeira etapa, Valentim colocou Rios pela esquerda e deixou Wagner caindo mais pela direita, mas essa alteração pouco alterou no desempenho da equipe. O Vasco quando criava, buscava na maioria das vezes as jogadas pela direita.

Andrés Rios voltou ao time titular jogando mais aberto pela direita, na posição de Pikachu.

Mesmo com a presença de Andrés, Maxi Lopez ficou isolado novamente, sendo obrigado a disputar a primeira e a segunda bola com os marcadores.

O primeiro tempo foi de muita disposição sem a bola, e muito pragmatismo com ela. As equipes aceitavam a marcação do adversário e as melhores chances foram em bolas paradas.

Na segunda etapa o cenário se repetiu, mas Carpegiani colocou o Vitória um pouco mais à frente, deixando o jogo com mais espaços. O Vasco era melhor, mesmo sem empolgar, e chegou a perder algumas oportunidades claras. Pikachu que havia entrado, deu um pouco mais de movimentaçao e quase fez um belo gol ao infiltrar na área após movimentação por fora de Maxi Lopez. O Vasco nesse momento já jogava sem um meia de criação. Wagner havia sido substituído por dores musculares, mas Valentim preferiu a entrada de mais um atacante e buscar movimentação e alternância entre os jogadores na faixa central. Apesar de não ter um meia, o Vasco manteve seu desempenho, ou seja, da pra ter uma noção da partida ineficiente que o Wagner fazia. Com a entrada de um centroavante, André Lima, o Vitória conseguiu chegar ao gol. A jogada foi belíssima é verdade, mas a movimentação dele precisa ser creditada. Ao sair da área, André Lima puxa a marcação de Luis Gustavo e gera espaço para inteligente infiltração de Erick.

Após o gol do Vitória o Vasco foi pro abafa e chegou a jogar com apenas um volante (Raul) e nenhum meia, chegou a levar perigo, mas sem jogadas trabalhadas e consciência tática. Além de limitado, o Vasco vem se mostrando extremamente instável psicologicamente e por isso saiu do Barradão com a quarta derrota consecutiva e mais uns 500 kg nas costas. O proximo jogo é contra o Flamengo, em Brasília. O Cruzmaltino não poderá contar com Desábato e Pikachu.

@analisevasco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s