A pressão palmeirense – ANÁLISE TÁTICA PALMEIRAS 1 x 0 CORINTHIANS

Neste domingo (09), aconteceu o clássico paulista entre Palmeiras X Corinthians, no Allianz Parque e acabou com a vitória dos mandantes por 1 x 0. O confronto marcou a reestréia de Felipão no dérbi e consolidou ainda mais seu trabalho. O verdão foi bem superior em campo, aonde defendeu com uma marcação pressão no portador da bola, todos os setores estiveram compactados e com uma marcação rígida, sufocando o adversário e recuperando a posse de bola, com isso impossibilitou o Corinthians de criar jogadas ou explorar os contra-ataques.

palmeiras

Imagem: Canal Premiere
  • Deyverson e Dudu pressionam o portador da bola, o centroavante rouba a bola e quase marca o gol

A primeira etapa foi truncada, ambos os times não criaram oportunidades claras. O Palmeiras impôs um ritmo forte na marcação, conseguindo recuperar rápido a posse da bola e agredir o adversário, entretanto o verdão errou alguns passes no terço final (tentou 205 passes, acertou 190, tendo 78% de precisão). Além desse fator, o time de Scolari esbarrou na marcação reativa do adversário, ao perceber que não tinha liberdade para criar jogadas e fazer triangulações, o verdão apostou em cruzamentos para Deyverson, mas não obteve sucesso, o rival conseguiu inúmeras rebatidas.
palmeirasImagem: SofaScore
  • Dados do 1° tempo, aonde o Palmeiras recuperava a bola, mas não conseguia dar sequência, parando na parede formada pelo rival

O técnico Felipão percebeu que precisava mudar a forma de propor os ataques do alviverde, com isso optou por fazer variações entre os extremos, em diversas vezes Dudu e Hyoran trocaram de posições e confundiram a marcação. O camisa 7 apostou e obteve êxito nas jogadas individuais sobre Danilo Avelar e principalmente Mantuan, criando os melhores lances do primeiro tempo. O Palmeiras teve 6 finalizações, sendo 4 próximas ao gol, contra apenas 1 chute do adversário.
palmeirasImagem: Canal Premiere
  • Dudu fez várias jogadas individuais, fundamental para quebrar a marcação do rival

Na segunda etapa, Scolari mexeu na equipe, o treinador colocou Moisés na vaga de Thiago Santos, recuando Felipe Melo e ganhando mais um homem com qualidade na saída de bola. O time melhorou de forma significativa, Moisés entrou muito bem, conseguiu desarmes e contribuiu na criação das jogadas. O meio-campo estava congestionado, com isso o Palestra buscou às jogadas pelas laterais, aonde tinha mais espaço e justamente numa dessas investidas, o Palmeiras abriu o placar. Moisés recuperou a bola e tocou para Marcos Rocha avançar sobre a defesa adversária e fazer um belo passe, o centroavante Deyverson soube afunilar em cima do zagueiro e conseguir dar um toque na bola, marcando o gol do triunfo palmeirense.
palmeirasImagem: Canal Premiere
  • Marcos Rocha explora a beirada do campo e consegue o cruzamento para Deyverson fazer o único gol do clássico
Após abrir o placar, o Palmeiras voltou às suas características normais, aonde prende os volantes para protegerem o sistema defensivo e aposta em jogadas rápidas com os extremos, além de contar com o auxílio do centroavante para prender a bola no setor ofensivo. O Corinthians, mesmo perdendo a partida, não conseguiu assustar em nenhum momento, já o Palmeiras teve mais duas grandes chances, com Dudu e Willian Bigode, ambas pelo setor esquerdo de ataque. No final do jogo, Felipão efetuou novamente uma substituição que vem sendo constante, colocou Jean no lugar de Hyoran, aonde fortaleceu a marcação pelas beiradas do campo.

Foi um clássico aonde o time mais sólido defensivamente, que propôs o jogo, com pouquíssimo erros, mais talentos individuais e entrosamento, conseguiu uma vitória fundamental. O Palmeiras segue a caça aos líderes, mantendo a 3° posição com 46 pontos, além de vencer o rival pela primeira vez em casa na temporada. Já o Corinthians, continua em queda e sem perspectivas de melhoras.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s