Análise tática e de perfil de Jair Ventura, o novo técnico do Corinthians

Por Michel Fellipe

Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura, ou simplesmente Jair Ventura, carioca de 39 anos e filho do ex jogador Jairzinho, o furacão de 70. Foi anunciado nesta quinta-feira (06) como novo comandante do Corinthians para o restante do ano.

ibraFoto: Tribuna do Norte

Jair iniciou sua trajetória como treinador em 2016 no botafogo em situação semelhante a atual, o alvinegro carioca estava na zona do rebaixamento e o técnico deu um padrão novo e colocou a equipe na pré libertadores. Em 2017, Jair começou um trabalho com sua cara e conseguiu feitos inimagináveis, chegou até as quartas de finais da libertadores sendo derrotado pelo Grêmio. Mas ali a equipe tinha um DNA definido e sobre isso que irei falar.

O Botafogo de Jair sabia de suas limitações, mas nem por isso se inferiorizava diante de adversários com poderios técnicos e financeiros superiores. Com seu modelo reativo, o glorioso disputava de igual para igual com as equipes do primeiro escalão.

Jair tem como característica um modelo de jogo reativo, solidez defensiva e ataque rápido buscando explorar o espaços deixados pelo adversário, porém o time encontra dificuldade em propor o jogo contra equipes que joguem fechadas.

Falando sobre sua passagem no alvinegro da estrela solitária, cito algumas características:

  • Solidez defensiva: A equipe se defende com todos atrás da linha da bola, compactado, duas linhas de 4 e com a primeira pressão começando pelo centroavante;

  • Pressão no portador da bola a partir do meio campo quando o adversário sai jogando curto;

  • Busca pela superioridade no corredor lateral;

  • Transições rápidas, tanto a defensiva quanto a ofensiva;

  • Buscava explorar os espaços vazios na defesa adversária com viradas de jogo rápidas. Veja no vídeo abaixo:

  • Buscava por vezes a bola longa no Centro Avante Roger, por coincidência, o Roger será novamente seu jogador;
  • Volantes ativos na construção da jogada;

  • Apoio e mobilidade em fase ofensiva;

  • Sempre buscava superioridade em fase defensiva, além de fechar o corredor central e atrair o adversário para o corredor lateral. Veja no vídeo abaixo:

  • Saída de 3;

  • Todos os 10 atletas defendem no escanteio;
  • Dificuldade em propor jogo contra equipes fechadas.

Pode-se afirmar que o trabalho do Jair no Botafogo foi sólido, obviamente que teve seu momento ruim – segundo semestre de 2017 – como qualquer treinador tem, mas em grande parte do sua passagem foi de um bom futebol apresentado e aceito pelo plantel, porém as mesmas coisas não podem se dizer de sua passagem pelo Santos. No Alvinegro praiano sofreu rejeição da torcida e não deixou saudades. Jair e sua filosofia ia na contra mão da filosofia santista, o modelo do Jair é reativo e o Santos tem como característica o DNA ofensivo. No comando do Peixe foram 39 jogos, 14 vitórias, 15 derrotas e 10 empates, com aproveitamento de 44,4%. Jair foi demitido logo após a copa, deixando o time próximo a zona do rebaixamento.

Um fato curioso é que Jair terá como treinador do sub 20 do Corinthians o Eduardo Barroca, técnico ao qual também comandava o sub 20 botafoguense na passagem do Jair pelo glorioso. Entusiasta do futebol que alia a experiência com a juventude, a parceria Jair e Barroca deu certo no Botafogo e alguns atletas do Sub 20 passaram a ser peça importante do elenco principal do alvinegro carioca, nesse caso cito o Matheus Fernandes que era titular com o Jair.

Jair chega ao Corinthians em um momento de pressão no alvinegro do parque São Jorge, mas vejo que é uma boa alternativa para ambos, o Corinthians deverá voltar ao seu estilo de jogo reativo que vem sendo a filosofia do clube a pelo menos 10 anos e Jair chega para provar que o Jair treinador é o Jair vitorioso do Botafogo e não Jair que fracassou no Santos.

@MichelFellipe10

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s