LUAN, O DÉCIMO SEGUNDO JOGADOR DO ATLÉTICO

Por Davi Magalhães

brFoto: Bruno Cantini/Atlético

É nítido a insatisfação de Luan em não ser titular no Atlético. O jogador já deu algumas entrevistas, mostrando sua infelicidade por começar os jogos no banco de reservas. “Eu sempre procurei ajudar. Por mais que falta um pouco de reconhecimento. De algumas partes, não do torcedor.” declarou Luan após a vitória do Atlético por 3 a 0 em cima do Botafogo. Essa não foi a única declaração de Luan, mostrando insatisfação com seu momento no time.

Por mais que Luan não tenha iniciado os últimos jogos, Larghi sabe da importância do jogador. Ele tem sido uma espécie de 12° jogador, sempre entrando no time no 2° tempo. Principalmente quando a equipe não está vencendo o jogo. O técnico Thiago Larghi chegou a dizer que Luan é o “fator novo” da partida. Pois sempre bem nos jogos. Sua entrada na maioria das vezes, melhora o desempenho da equipe da partida.

Por isso, o técnico não deve ficar satisfeito de ouvir essas declarações do jogador. Visto que ele é o primeiro reserva do time. Sendo importante para os objetivos do time na atual temporada.

Nos últimos três jogos, o Atlético iniciou os jogos com Nathan atuando como extremo-esquerdo e Chará como extremo-direito. Nesse 4-3-3/4-1-4-1 que privilegia as triangulações pelos lados do campo.

Contra o Botafogo, Luan entrou aos 14 minutos do 2° tempo e foi através de triangulação pela direita que surgiu o primeiro gol atleticano. No gol que abriu o placar no Nilton Santos, Emerson, Galdezani e Luan triangulam pela direita para marcar o gol.

Após o gol marcado, a equipe adotou uma proposta reativa, o time se posicionou no 4-4-2 sem a bola. O camisa 27 recompunha pelo lado direito na segunda linha de marcação, e era importante nos contragolpes, junto a Chará.

brLuan posicionado pela direita na segunda linha de marcação. O meia também é muito útil quando o time vence o jogo. E a estratégia é se fechar bem e acelerar nos contragolpes.

(TV Globo)

Contra o Vasco, o Atlético enfrentou um time recuado, que se defendia em seu próprio campo, com as linhas próximas, não dando espaço ao time atleticano. Novamente, Luan entrou no lugar de Nathan, que apesar de alguns chutes de média/longa distância, pouco ajudou na construção, as combinações com Cazares não eram tão efetivas. Sendo assim, com a saída de Nathan, Chará se deslocou para o lado esquerdo.

Nesse momento, o poderio ofensivo cresceu. Visto que algumas boas jogadas surgiram das combinações entre os “gringos do Atlético”. Já foi assim no segundo gol contra o Botafogo, onde Chará acelera com a bola e toca para Cazares marcar o gol.

No segundo tempo contra o Vasco, o time dobrou o numero de finalizações no jogo (7 no 1° tempo, 14 no 2°). Além das combinações pelo lado esquerdo, Luan também acrescentou muito pelo lado direito. O meia deu 2 passes decisivos e a dobradinha com Emerson gerou algumas chances criadas.

Mesmo com a alteração, o time não conseguiu furar o bloqueio cruzmaltino e o jogo acabou empatado.

Já na ultima partida diante do Vitória, o desempenho do Atlético no primeiro tempo foi muito ruim. Claro que é normal o time oscilar na competição. Mas deve-se olhar para esses primeiros 45 minutos no Barradão com outros olhos para tentar corrigir os erros do time.

No primeiro tempo contra o Vitória, a equipe sofreu com a pressão que o adversário fazia na sua saída de bola, o time baiano finalizou 15 vezes no gol defendido por Victor. Mais uma vez, a estratégia foi chamar o Luan. Porém dessa vez, era ainda mais importante a entrada dele. Logo no intervalo, Nathan foi substituído. E a entrada de Luan surtiu efeito. No segundo tempo, o Vitória só finalizou 4 vezes. No ponto de vista ofensivo, o rendimento da equipe também cresceu. Além de ter finalizado mais que na primeira etapa, a construção de jogo do time melhorou.

No segundo tempo, o Atlético conseguiu trocar quase 100 passes a mais que no primeiro tempo.

dsaasdNo mapa de passes dos jogadores do Atlético no 1° tempo nota-se que a equipe trocou muito mais passes pelo lado esquerdo. Fábio Santos deu quase o dobro de passes do Emerson. Cazares deu 33 passes contra 20 de Elias.

Com a entrada de Luan, o Atlético passou a triangular também pelo lado direito do ataque. No primeiro tempo, as triangulações entre Emerson, Elias e Chará não aconteceram tento. Como é característica do time procurar as triangulações pelos lados do campo, a entrada de Luan era necessária para ajudar na construção do jogo.

dsaasdCom a entrada de Luan, a equipe criou mais chances, conseguindo realizar as triangulações pela direita. Luan deu 51 passes, contra 17 de Nathan.

É importante ressaltar que nessa partida, Galdezani desfalcou o time. E Elias que jogou no seu lugar, não é um grande passador, seu ponto forte é a infiltração. Como Luan já atuou algumas vezes como meio-campista, sua entrada permite que Elias atue mais próximo de Ricardo Oliveira e seja responsabilidade maior de Luan buscar essa bola dos zagueiros para iniciar a construção do jogo.

dsaasdNa imagem, Luan recua e permite que Elias infiltre. Percebe-se também na imagem o posicionamento de Chará. O colombiano também não recua para iniciar a construção do jogo. Sendo assim, o lado direito com Elias e Chará na primeira etapa não era tão eficiente no primeiro tempo. Visto que os dois jogadores atuam em zonas mais avançadas do campo. Sendo assim, faltava um jogador para recuar e se aproximar do primeiro volante (primeiramente José Welison e depois Lucas Candido) como fazia Cazares pelo lado esquerdo. (TV Globo)

Mesmo com a melhora no rendimento na segunda etapa, o Atlético pagou pela ineficiência nas finalizações e acabou derrotado pelo Vitória. Em um contragolpe que o time rubro-negro pegou a defesa alvinegra desprotegida.

Ainda assim, vale destacar que para Larghi, Luan é importante afinal não são apenas onze jogadores que compõem o elenco. E ele é extramente útil quando o time precisa da vitória. Sendo esse “fator novo” nas partidas, entrando no segundo tempo e melhorando o desempenho do time alvinegro.

@magalhaesDavi_

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s