As mudanças que resultaram na vitória serrana – ANÁLISE TÁTICA SERRA 3 x 0 LINHARES

Por Juliano Rangel

A derrota diante do São Mateus, considerada surpreendente para muitos, promoveu mudanças no Serra no duelo contra o Linhares. Mas, não foi só no placar que essas modificações ficaram nítidas, o estilo de jogo da equipe e a intensidade também mudaram consideravelmente.

dsaasd

Com as duas equipes jogando no já tradicional 4-2-3-1, o Serra trouxe mudanças na sua escalação inicial. No meio-campo, Emílio entrou na vaga de Zidane e, na extrema esquerda, Andinho deu lugar a Diego Alves.

As modificações tiveram efeitos principalmente no setor de ataque. Rael, que no último jogo esteve mais isolado, realizava movimentos de pivô e contava com a aproximação do trio Igor, Emílio e Diego Alves. Já nas saídas de jogo do Linhares, a equipe serrana avançava suas linhas, com seu camisa 9 pressionando a saída de bola, enquanto que o trio se posicionava mais atrás, bloqueando as opções de passes e obrigando os zagueiros a saírem na bola alta.

image(11)

Outro posicionamento interessante do comandados do técnico Charles de Almeida era a variação do esquema. Com a bola, Emílio e Igor se posicionavam mais no meio, com Diego Alves encostando em Rael, e deixando espaços pelos lados para os avanços dos dois laterais. A equipe se montava no 4-4-2. Sem a bola, Igor abria na direita, Diego Alves repetia o movimento na esquerda, e Emílio se posicionava mais centralizado. Era o 4-2-3-1.

image(10)

pal

Pelo lado do Linhares, a compactação ofensiva, principalmente das linhas de defesa e meio-campo, ficou bem nítida. Igualmente ao Serra, sem a bola, a equipe de montava no 4-4-2, com os dois extremos – Walafi e Adauto, retornando pelos lados. Mais à frente, Eliezer se aproximava de Alan Patrick na linha de ataque.

image(12)

A pressão na saída de bola do Serra também pôde ser vista em alguns momentos da equipe linharense. A equipe, que levou mais perigo nas finalizações de dentro da área, chegava pelos lados, com os extremos entrando em diagonal para finalizar ou buscar uma tabela.

image(9)

Com o Linhares muito compacto no sistema de defesa, o trio de meio-campo do Serra se posicionava entre as linhas, buscando espaços para as infiltrações pelo meio da área. Os chutes de fora da área também foram utilizados pela equipe serrana, principalmente nas tentativas do meio-campo Emílio.

pal

Mesmo tentando com a bola rolando, o Serra abriu o placar após uma cobrança de escanteio, que o zagueiro Marquinhos desviou, de cabeça, para o gol. Destaque para o movimento realizando em duas oportunidades no primeiro tempo, com Emílio mandando a bola na direção da segunda trave, bem “nas costas” do goleiro Wemerson e dos marcadores.

image(5)

Na segunda etapa, o Linhares manteve esquema tático sem bola, mas nos ataques chegou a se configurar no 4-4-2, após a entrada de Thiago Ivo, que se aproximava de Alan Patrick, dentro da área, para ser mais um homem nas finalizações pelo alto. Os laterais, diferentemente do primeiro tempo, também apoiavam mais nas transições ofensivas. Já o Serra continuava marcando pressão na saída de bola adversária.

image(4)

A equipe serrana ganhou um novo gás pelo lado direito, aos 20 minutos, com a entrada de Jhoninha na vaga de Diego Alves. Igor passou a atuar no lado esquerdo, com Jhoninha fazendo o corredor na direita e entrando em diagonal.

O camisa 20 teve um papel importante no segundo e no terceiro gol do Serra, realizando o movimento de atrair um ou dois marcadores e, assim, abrir espaços a frente da área.

No segundo gol, o movimento abriu espaço para o chute de fora da área de Emílio. Já no terceiro gol, a atração de um marcador possibilitou a abertura de um espaço, por onde Betinho se infiltrou para fazer o cruzamento do gol de Rael, que deu números finais a partida.

image(3)

pal

A mudança significativa de postura após o jogo diante do São Mateus mostrou um Serra mais próximo daquele visto na campanha do título do Campeonato Capixaba. Mas vale ressaltar, que essa equipe tem várias peças novas e mais jovens, em comparação com as utilizadas no primeiro semestre deste ano. O tempo e a sequência de jogos podem mostrar mais sobre esse time.

@esquadra_tatica

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s