Sistemas Táticos: Conceito, Ideias, Linhas e Evolução

Por Camila Lima

Este é o primeiro texto de uma série longa que faremos para desbravar os mais diferentes sistemas táticos e comecei-o após a leitura de alguns capítulos do livro ‘’Pep Guardiola: a evolução’’ do Martí Perarnau, conciliando com algumas características evolucionais do futebol alemão, também encontradas em um livro, ‘’Gol da Alemanha’’, ambos da nossa parceira Editora Grande Área.

Para Pep Guardiola, os sistemas táticos são apenas números de telefone, não importam, o que importam são as ideias. Para o ex-jogador e atualmente treinador de futebol, com passagem pelo West Ham da Inglaterra, Slaven Bilić, “a próxima revolução tática será a morte do esquema”. Esquema ou sistema também é uma boa discussão (tem relação com a teoria sistêmica), mas usaremos essas duas palavras como sinônimos para melhor entendimento do conceito. Em nível de informação, cito que alguns treinadores como Ricardo Drubscky e Parreira ainda utilizam da nomenclatura ‘’sistema de jogo’’, outros preferem chamar de ‘’formação tática’’ e até mesmo ‘’plataforma tática’’. Rodrigo Leitão, treinador da equipe sub-20 do Santos, entende que independente da palavra ou termo utilizado o importante é que não se perca a ideia de que esses sistemas táticos devem ser a representação do dinamismo e da mobilidade dos jogadores durante o jogo, servindo como referências para a configuração de sua equipe.

Compreender os esquemas táticos é uma tarefa menos complexa, se pensarmos que eles estão constantemente presentes nas transmissões televisivas e é uma representação numérica facilmente observável, que serve como referência para a ocupação do espaço dos jogadores no campo de jogo. São representados por números, que partem desde a defesa até o ataque, contendo 3, 4 ou até mesmo 5 dígitos em casos de se incluir o goleiro, como por exemplo: 1-4-1-4-1, que deveria ser o correto, mas popularmente os defensores das nossas balizas viram sujeitos ocultos e partimos para a representação numérica a partir das linhas de defesa (3-5-2, 4-4-2, 4-2-3-1…).

dep3-5-2 de Felipão na Copa do Mundo de 2002. Fonte: Universidade do Futebol

Nem sempre sua visualização é tão simples quanto parece, pois há divergências entre análises de uma mesma equipe, por exemplo. Mas, como venho escrevendo nos textos de minha autoria e foi uma frase que me foi dita por Eduardo Cecconi um dia: é necessário estar sempre treinando os olhos. Além disto, Juan Carlos Garrido, que já foi treinador da equipe do Villarreal e atualmente comanda o clube marroquino Raja Casablanca expressou a ideia de que os sistemas táticos, por vezes, não precisam ser claros para a visualização dos torcedores, pois o que se busca fazer no jogo é confundir seus adversários, usando esquemas mais difíceis de identificar, até mesmo os mais clássicos como 1-4-4-2 ou 1-4-3-3.

Historicamente, a evolução dos esquemas táticos passou por uma melhor distribuição de seus jogadores no campo, ocupando zonas de defesa, meio-campo e ataque, pois anteriormente havia preocupação em ocupar as faixas mais avançadas de campo com o maior número de jogadores possíveis e o recuo de alguns jogadores se fez necessário perante a evolução do jogo. Passamos por 1-1-1-8 entre os anos 1860 e 1870, conhecemos o 2-3-5 nos anos 1880, em 1925 foi a vez do famoso WM, nos anos 50 o 4-2-4 e a partir da década de 60 descobrimos o 4-3-3, que vem sofrendo variações até hoje.

Porém, a minha intenção não será discutir esse processo evolutivo (existem bons artigos e livros sobre isso, como a Pirâmide Invertida também encontrado na Editora Grande Área), mas sim abordar de maneira sucinta e rica de conteúdo as diferenças, vantagens e desvantagens na utilização de linhas de dois, três, quatro ou cinco partindo da defesa até o ataque e discutir os sistemas mais utilizados atualmente, falando de suas principais características e incorporando a visão de alguns treinadores sobre eles.

Até breve!

@camilaaveiro

Anúncios

Um comentário sobre “Sistemas Táticos: Conceito, Ideias, Linhas e Evolução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s