As variações táticas no jogo de um time só – ANÁLISE TÁTICA DE GRÊMIO 2 (5) X (3) 1 ESTUDIANTES

Por Maurício Wiklicky

Noite de Copa.

Noite de Libertadores.

Noite de emoção.

Mas falaremos de tática que é o nosso objetivo aqui. Tática de um time só. Um time que propôs o jogo do primeiro ao último minuto, contra uma time que não parecia ser tetra campeão da Libertadores.

Grêmio e Estudiantes decidiram uma vaga nas quartas de final em um jogo de 7 títulos continentais, mas onde somente o atual campeão jogou. Literalmente o Grêmio amassou o Estudiantes em todos os números (posse de bola, passes, chutes a gol, etc). Alguns dados incríveis:

Posse de bola:

Grêmio: 71% (destes, 31% no ataque)

Estudiantes: 29% (destes 61% na defesa)

Dados do Footstats.

Passes:

Grêmio: 717 / 632 (88%) certos

Estudiantes: 162 / 72 (44%) certos

Observação: Maicon 126 / 118 (88%) certos, ou seja, o capitão acertou mais passes que todo time do Estudiantes.

Finalizações:

Grêmio: 25 / 6 em gol

Estudiantes: 2 / 1 em gol (o gol na falha defensiva gremista)

Dados do Sofa Score.

Esse domínio total nos números pode ser resumido nesse gráfico do Sofa Score de ação dos times. Quanto maior a barra, maior é a pressão no campo de ataque do adversário:

Apresentados os números, vamos mostrar quais foram as mudanças táticas ao longo jogo. O Grêmio iniciou no seu tradicional 4231. A única dúvida era o centroavante, e o escolhido da vez foi Jael. E o motivo dessa escolha se mostrou no início do jogo, onde ele fez o papel de pivô e deu assistência para Everton fazer o golaço.

Imagem do tricolor no tradicional 4 2 3 1.

Tudo perfeito para uma classificação tranquila, até que Jaílson tenta dos dribles para o meio campo, e Geromel erra o corte de bola, tentando passe para Maicon, e dá o gol de empate ao Estudiantes. Era de se esperar jogadas com Jael para fazer a “parede”, que deu certo no primeiro gol, porém isso não ocorreu mais no primeiro tempo. O segundo ponto, já destacado por mim nesse texto que o Grêmio de 2018 se parece mais com o de 2016, é a movimentação do ataque. Como os adversários sabem da capacidade técnica da equipe, a marcação é feita com as linhas muito próximas. O Estudiantes, como era de se esperar, fez isso. Duas linhas de quatro jogadores bem próximas. Algumas vezes até com uma linha de cinco mais atrás.

A organização defensiva do Estudiantes. Frame de Ícaro Caldas. Foto do autor.

Como superar essas linhas? Temos Maicon como organizador. Jaílson um elemento surpresa para entrar na área, mas com funções mais defensivas. Nas extremas temos Leo Moura e Ramiro na direita, e Cortez e Everton na esquerda. Na frente, como falamos, Jael. E Luan? Eis a peça chave. Com essas linhas próximas, algumas vezes com marcação especial, ele fica sem espaço entrelinhas, tendo que recuar, e aí ocupa o mesmo lugar de Maicon. Por isso defendo a ideia que Luan deve ficar muito próximo das extremas, para fazer combinações em velocidade. Se continuar jogando pelo meio campo não terá espaços para sua criatividade, como nesse jogo, e assim, apesar da posse de bola, tivemos poucas oportunidades no 1° tempo.

Posicionamento médio do Grêmio no 1° tempo.

Já no intervalo temos uma mudança técnica. Alisson substitui Ramiro. O Gremio é mais agressivo, tem o drible também no lado direito. Os espaços começam a se abrir, pois o foco não está somente em nosso lado esquerdo. Apesar de maior volume de jogo não conseguimos finalizações. Renato então faz sua primeira mudança tática. André entra no lugar de Leo Moura. Temos dois centroavantes, porém com André se movimentando mais fora da área pela direita. De um lado Everton e do outro Alisson. Jailson cobre a ausência de Leo Moura. Criamos oportunidades com Jaílson de fora da area e com Jael após jogada de André. Temos a posse, o controle, dominamos o jogo, mas falta o gol. Renato faz a última mudança. Sai Jailson, que não tinha mais funções defensivas, e entra Pepê. Eu particularmente colocaria mais um organizador do time, no caso Douglas ou Cícero, colocando Maicon mais a frente e aproveitando Cícero para uma bola parada. Mas que bom que temos Renato! Dessa vez Pepê entra como ponta direita, Alisson fica mais atrás fazendo as infiltrações. Por vezes o Grêmio fica com 5 atacantes, jogando num 2 3 5, a famosa “Pirâmide”, um dos primeiros esquemas táticos do futebol, do final de 1800.

O Grêmio no 2 3 5.

2 Geromel e Kannemann.

3 Maicon na saída de bola e organizador. Luan se movimentando no meio. Cortez aberto na esquerda sendo um 3° zagueiro em alguma eventualidade.

5 Pepê na ponta direita. Alisson infiltrando e fazendo o “facão”. André e Jael como centroavantes. Everton na esquerda.

Mas o mais importante disso tudo. Durante os 96 minutos de jogo o time não mudou seu modelo de jogo. Não começou a lançar bola ou chutar de qualquer maneira. Continuou a troca de passes, tentando o melhor momento para o gol.

Oportunidades criadas, faltas sofridas, até a última 46 do 2° tempo. Luan, decisivo mais uma vez coloca na cabeça de Alisson. O resto é imortalidade…

@mwgremio

Anúncios

2 comentários sobre “As variações táticas no jogo de um time só – ANÁLISE TÁTICA DE GRÊMIO 2 (5) X (3) 1 ESTUDIANTES

  1. Cada vez melhores tuas análises Maurício. Parabéns!
    Que jogo! Histórico! Seria um CRIME o Grêmio ser eliminado.
    Agora, com um pé nas semi finais, seguiremos lutando.

    Na minha opinião temos quatro grandes adversários na Libertadores: Palmeiras, River Plate, Cruzeiro e Boca Juniors.

    O lado bom é que provavelmente pegaremos o River na semi final e os outros 3 se matam do outro lado da chave. E aí, o que vier, será pedreira. No Brasil, só o Grêmio pode ser Tetra da América!
    Time, diretoria e torcida unidos em busca dessa glória!

    Gostaria de saber a tua opinião sobre o substituto do Jaílson.
    Eu particularmente colocaria o Ramiro na função e começaria com o Alisson. Matheus Henrique e Michel estão voltando de lesão e também irão brigar. O único que espero que não seja, é o Cícero, pois para mim ele é o reserva do Maicon. Cícero e Maicon juntos já tivemos a prova que não dá certo.

    Um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s