Início dos sonhos – ANÁLISE TÁTICA B. DORTMUND 4 x 1 RB LEIPZIG

Por Gustavo Johnson

pal(bvb.de)

Após estrear com vitória e classificação na Copa da Alemanha, o Dortmund fez seu primeiro jogo pela Bundesliga, com outra vitória e novamente de virada. Favre admitiu em sua coletiva que o Leipzig foi melhor, mas que quando sua equipe adquiriu confiança na partida, acabou sendo mais eficiente. Com o Signal Iduna Park lotado, o time aurinegro goleou e já figura na primeira colocação do campeonato. Com Witsel de titular e Leipzig sem o Werner nos onze iniciais, segue a escalação das equipes.

mwDortmund no 4-1-4-1 e Leipzig no 4-4-2 losango (TacticalPad)

Nos primeiros 20 minutos o time do Leipzig foi superior, ganhando todos duelos e disputas de bolas (dessa forma que abriu o placar com 30 segundos de jogo), marcaram a saída de bola do BVB que teve dificuldades de sair jogando e manter a bola no campo de ataque, fecharam as linhas de passe e exerceram pressão no portador da bola. Formavam um 4-3-3 sem a bola com Forsberg no meio da dupla de ataque, com bloco alto e procurando roubar a bola perto da área adversária.

pal(Reprodução: BT Sport)

Quando Witsel foi contratado, se tinha a dúvida de onde o belga iria atuar e qual função iria exercer, mas nas duas partidas do Dortmund na temporada, esteve presente na frente da primeira linha e por vezes entre os zagueiros na saída de 3, será responsável por fazer a ligação entre defesa e ataque. O motorzinho da Bélgica já tem 2 gols em 2 partidas, o último contra o Leipzig, uma pintura de voleio. Outro meio campista que fez boa partida pelo time do vale do Ruhr, Dahoud construiu a jogada do primeiro gol e o mesmo, infiltrando na área concluiu de cabeça para marcar.

palLinha alta da defesa, amplitude dos laterais e Dahoud dando início a jogada para após infiltrar e marcar o primeiro gol do Dortmund (Reprodução: BT Sport)

A primeira etapa acabou com o placar de 3 x 1 para a equipe aurinegra, e na volta para o segundo tempo, Leipzig não perdeu tempo e pôs Werner em campo. O atacante atuou pelo lado esquerdo do ataque e Forsberg foi recuado. Continuaram fazendo pressão e dificultando a saída do Dortmund que experimentava os contra-ataques. O jogo foi se encaminhando para o fim e a equipe que leva a marca Red Bull em seu nome, não conseguia mais imprimir a mesma intensidade e nem levar mais perigo ao gol adversário. O time de Lucien Favre se aproveitou disso e após um erro de passe do zagueiro Konaté, saiu em velocidade e Reus marcou o quarto.

Ainda início da temporada, Favre tem algumas correções e ajustes a fazer, mas sua estreia no comando do Dortmund no campeonato alemão, foi melhor do que o esperado. Muito cedo para se dizer, porém o time de Lucien deve tentar impedir o heptacampeonato do Bayern, brigando pelo título da liga.

@gujohnson03

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s