APENAS DEYVERSON – Um cara que merece todo o respeito mundo

Por Rafael Santos

cor

Ele chegou do nada custando milhões e “já foi vaiado, já foi humilhado, já foi atacado, foi xingado, ameaçado, nunca amedrontado, aplaudido, reverenciado, homenageado, premiado pelos homens, por Deus abençoado”.

Hoje vem sendo destaque rodada após rodada, está sendo utilizado da melhor forma possível, marcando gols, atuando bem, fazendo o seu papel e tudo mais, porem o principal é que ele mantém sua humildade e sorriso no rosto de quem quer vencer na vida.

JOGO

Hoje o modelo de jogo palmeirense foge do estereótipo que lugar de centroavante é dentro da área, o novo titular da meta palmeirense Weverton  trabalha bem com os pés e consegue encontrar Deyverson quase sempre posicionado na região central do campo próximo a lateral, desse modo abre um espaço enorme para o avanço de Moises ou Bruno Henrique, alem da presença de Lucas Lima próximo da jogada e os laterias Mayke e Marcos Rocha atuando de forma agressiva.

Esse balanço tático é importante por que faz com que a linha defensiva adversária fique desconstruída e alem disso tenha ótimos jogadores de infiltração pelo meio, a bola no pé de um grande armador de jogadas e passes em profundidade e alem disso tudo tenha o Dudu com liberdade pela esquerda.

depMapa de calor de Deyverson na partida.

Quando esse balanço dá resultado podemos ver a movimentação vertical do camisa 16 buscando estar próximo da entrada da área, ao invés de estar sempre posicionado no centro da área brigando por espaço. É uma visão diferente que Felipão teve sobre o modo de Deyverson jogar, está dando certo.

Assim podemos o ver finalizando com mais liberdade e sem muita pressão, quanto mais marcação dupla dos zagueiros, isso inibiu cobertura adversária e deixa o padrão tático desfigurado.

Porem é importante salientar que na bola parada ele se posiciona sempre na região central e os zagueiros vem de trás, produzindo uma reta direcional para o jogador lançar a bola na área e esteja no raio de ação dos dois ou três jogadores fortes no jogo aéreo.

depVisão frontal do destino do chute.
depVisão do topo da origem do chute.

Um ponto que ainda precisa melhorar é a qualidade no passe, por mais que ele tenha a importância de dar sequencia na jogada, ele ainda erra muito o passe e pode ocasionar contra-ataque para o adversário se esse passe for bloqueado.

A falta de um extremo de velocidade seja um fator preponderante, nomes como Arthur e Vitinho seriam os ideias para essa bola em profundidade com o objetivo de entrar na área ou permanecer com a posse de bola apenas. Dudu tem essa característica, mas hoje atua mais armando e distribuindo o jogo.

depPasses certos e errados por jogo.

VOLTA POR CIMA

O tão criticado Deyverson vem conseguindo dar a volta por cima, desde a chegada de Felipão ele ganhou muita confiança e vem atuando bem em todas as partidas e os gols vem saindo como premio de quem batalhou e acreditou até o final.

Nesse modelo de jogo ele tem um encaixe perfeito, consegue usar sua estatura e jogo aéreo de forma positiva, vem se movimento muito abrindo espaço para os meio-campistas entrarem na área. A sua dedicação é impressionante, ele compensa a falta de técnica com esforço e entendimento do jogo, ele sempre enquadra bem os momentos ofensivos e praticamente sempre está próximo da bola quando ela chega à área.

@Rafinha_Esporte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s