A Incógnita Fluminense – ANÁLISE TÁTICA AMÉRICA-MG 0 x 0 FLUMINENSE

Por Hugo Alves

De volta aos compromissos do Campeonato Brasileiro, o Fluminense entrou em campo neste domingo (19) para encarar o América-MG. A partida, realizada no Independência, terminou empatada em 0-0, resultado não muito animador para nenhuma das duas equipes.

Após surpreender com o retorno da formação 3-5-2 (implementada originalmente no tricolor por Abel Braga) na partida contra o Defensor, Marcelo Oliveira optou por mantê-la para a partida deste final de semana e escalou Digão, Gum e Ibañez na linha defensiva. No entanto, alguns aspectos cruciais para o funcionamento da tática na equipe das Laranjeiras não foram bem executados.

depNa fase defensiva o 5-3-2 se transformou em um 5-4-1, com Matheus Alessandro recompondo

O principal problema estava nos laterais, ou melhor, na ausência de amplitude gerada por eles. Esse movimento é extremamente importante para dar espaço aos jogadores de meio, em especial Jadson, volante que se beneficia demais dos buracos deixados pelo time adversário para infiltrar a defesa do oponente e chegar com força no ataque.

depLaterais “limitam” o campo tricolor, esse movimento dificulta a saída em velocidade dos volantes, por exemplo

A inconsistência na pressão ofensiva também atrapalhou os projetos de Marcelo e cia. Quando pressionou, o Flu conseguiu – sem muitos problemas – recuperar a bola do América já próximo do gol. O problema, no entanto, estava na simples e inexplicável ausência dessa pressão. Durante toda a primeira etapa o que vimos foi o domínio do América, que sabendo das limitações dos zagueiros tricolores, marcou alto, forçando o Tricolor a rifar a bola.

A primeira finalização do Fluminense saiu apenas aos 42 minutos da primeira etapa. Foi nesse momento também que Sornoza, machucado, deu lugar ao atacante Everaldo. A substituição por si só não fez muito sentido já que no momento faltava ao tricolor presença no meio-campo e a entrada de Danielzinho seria claramente mais lógica.

Marcelo, por sua vez, apostou na improvisação do atacante na função de Sornoza até o final da primeira etapa. Já para o segundo tempo o que vimos foi a mudança de posicionamento de Everaldo, que agora atuava com mais liberdade pelo lado esquerdo do ataque. Na sua ‘nova’ posição, o jogador teve boa atuação e – depois de Pedro – foi quem mais se destacou.

Foi no segundo tempo também que o treinador tricolor apostou na velocidade de Matheus Alessandro para explorar os espaços do lado direito de ataque. Carlinhos, do América, se posicionava de maneira ofensiva, o que resultou ao tricolor mais espaço para contra-atacar.

Outra substituição, já em meados da segunda etapa, foi a entrada de Dodi no lugar de Jadson, também difícil de ser compreendida. No momento do jogo, cabia ao Fluminense definir se tentaria a vitória ou se ficaria satisfeito com o empate. A mexida passou justamente a segunda ideia já que estamos falando da entrada de um meia com menos velocidade/capacidade ofensiva em detrimento de um jogador explosivo e forte nos contra-ataques.

Por fim, já na reta final, Marcelo voltou atrás da sua aparente decisão e sacou Ibañez para colocar Marcos Jr. em campo, voltando ao esquema com quatro defensores. Nesse momento o jogo se abriu e as oportunidades começaram a surgir para os dois lados. Aderlan, zagueiro do América, cometeu falta boba e foi expulso, deixando o jogo ainda mais emocionante.

dep

Apesar das oportunidades, nenhum dos dois times conseguiu tirar o zero do placar e terminaram empatados. O resultado é péssimo para os dois times que seguem distantes do G6 e próximos do G4. O Fluminense, por exemplo, está apenas quatro pontos da zona da degola, mesmo estando em 9º no campeonato.

@hgdca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s