Segue o líder! O Beijing Guoan de Renato Augusto se impõe na China com força e ímpeto ofensivo

Por Leonardo Hartung

21 jogos de invencibilidade (17 jogos de Super Liga e quatro de Copa da China). Apenas uma derrota em 22 partidas disputadas em toda a temporada. O Beijing Guoan lidera a Super Liga da China e está nas semifinais da Copa da China unindo desempenho e resultado.

Separamos algumas características que mais se destacam na equipe de Renato Augusto nesta temporada 2018.

Volume ofensivo

Melhor ataque da Super Liga da China (47 gols marcados) sendo apenas o quinto que mais finaliza a gol (14,1 por jogo). Eficiente na frente do gol, o Beijing Guoan joga um futebol de controle e domínio de seus adversários, criando diversas situações de gol ocupando o campo de ataque.

Apesar do destaque que os estrangeiros da equipe tenham (atraindo as atenções para o setor ofensivo), muito deste domínio do Guoan vem por conta das ações do meio-campo do time comandado por Roger Schmidt.

Controle a partir do meio-campo

No meio-campo está uma grande chave para o sucesso do Beijing Guoan na temporada. Olhando para o processo ofensivo, todos participam da construção e criação de jogadas, assim como todos devem participar do processo defensivo.

Começando com a saída de bola, o Beijing Guoan sempre sustenta a sua saída com sete a nove homens no seu campo defensivo. Os laterais (Jiang Tao e Jin Taiyan contra o Dalian Yifang) dão amplitude e alargam o campo de jogo com os meias trabalhando por dentro e/ou podendo se aproximar dos laterais.

BEIJING GUOAN SAÍDA SUSTENTADA x DALIAN YIFANG

Auxilia (e muito) ter meias que saibam trabalhar com passes curtos. Chi Zhongguo, Zhang Xizhe e Renato Augusto podem também verticalizar o jogo quando necessário e possível. Vinte segundos após o frame acima, o meia brasileiro tem duas opções para ganhar terreno e opta por Piao Cheng.

BEIJING GUOAN SAÍDA SUSTENTADA CONTINUAÇÃO x DALIAN YIFANG

Renato Augusto, Jonathan Viera e Zhang Xizhe são os principais criadores da equipe. Controlando as ações pelo meio e pelos lados, o Beijing Guoan cerca e sufoca os seus adversários que se fecham e torcem para não serem vazados.

Instabilidade defensiva

A principal deficiência da equipe no ano. O Guoan tem a quarta defesa que menos concede chutes aos seus adversários (11,9 por jogo), mas é a sexta mais vazada (28 gols sofridos) da Super Liga da China.

Situação que gera um enorme contraste com o grande volume ofensivo gerado pela equipe de Roger Schmidt. Com exceção do empate no último minuto fora de casa contra o Shanghai Shenhua, os vacilos defensivos do Guoan não têm prejudicado a equipe na temporada já que o time de Pequim gera (e conclui) mais situações de gols do que acaba concedendo.

Alta intensidade

Marca registrada nas equipes comandadas por Roger Schmidt, e com o Beijing Guoan não é diferente. Seus comandados estão sempre dispostos e prontos para qualquer situação de jogo. Marcar pressão na saída de bola adversária, sustentar a própria saída de bola, pressionar o adversário ao perder a posse, acelerar o jogo após retomar a bola…

E nisto, também é destacável a aplicação dos jogadores do Beijing Guoan e o trabalho físico dos profissionais da comissão técnica da equipe.

GUOAN INTENSO

Conjunto e unidade

De fato o Beijing Guoan tem um quarteto de estrangeiros que faz a diferença. Mas de nada adiantaria se a equipe não tivesse um grupo chinês qualificado e que não fizesse a diferença em distintos momentos do jogo.

O bom desempenho de nomes como Chi Zhongguo, Piao Cheng e Yu Yang garantiram a presença do trio na Seleção Chinesa para os amistosos de maio/junho. Para os próximos jogos, não se surpreenda se o Beijing Guoan ceder ainda mais jogadores ao italiano Marcello Lippi.

@HartungLeo

Dados: WhoScored.com

Anúncios

2 comentários sobre “Segue o líder! O Beijing Guoan de Renato Augusto se impõe na China com força e ímpeto ofensivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s