Contundência e solidez. Um presente aos papais colorados : ANÁLISE TÁTICA DE FLUMINENSE 0 x 3 INTERNACIONAL

Por Luiz Martins

Segunda-feira dentro do Maracanã, o Internacional entregou de forma atrasada seu presente para os papais colorados. Aproveitando de forma contundente as falhas defensivas do Fluminense, o time gaúcho venceu pelo placar de três a zero, sem correr muitos riscos, com dois gols de Nico López e um de Jonatan Álvez.

Com esta vitória o time colorado se consolida dentro do campeonato, adquirindo mais confiança pela briga por uma vaga direta a Libertadores de 2019 e ascende também a disputa do título da temporada, mesmo que ainda seja cedo para estas pretensões, muito em função do breve retorno do clube de um ano conturbado em que esteve navegando nos mares da série B.

Análise da partida

2018-08-14 21_33_30-Texto - Analise Inter X FLUMINENSE.docx - Word (Falha na Ativação do Produto)

A equipe que entrou em campo nesta partida é considerada a equipe ideal do momento, por algumas lesões e ainda com jogadores que deverão estrear (Caso de Paolo Guerrero), manteve a estrutura tática e a forma de jogo utilizada, quando o time realiza suas partidas fora de casa.

2018-08-14 21_36_11-Texto - Analise Inter X FLUMINENSE.docx - Word (Falha na Ativação do Produto)

Jogadores do Inter próximo a bola, realizando pressão no adversário, enquanto Dourado e Pottker se posicionam pra defender a frente da área e o lado oposto, respectivamente.

O Inter desde o início demonstrava um jogo defensivo bem aplicado, muita concentração em suas ações defensivas e ofensivas, apostando bastante em embates físicos, linhas próximas que acompanham a movimentação ofensiva do adversário, além de pressionar o homem com a bola, tanto próximo a sua intermediária, quanto na saída de bola. O Fluminense até buscou algumas jogadas próximo a área colorada, muito quando Pedro saía da referência e buscava passes entre Marcos Júnior, Sornoza e em algumas ocasiões Ayrton Lucas, mas esbarravam sempre na forte linha defensiva colorada, somada a contundência defensiva de Rodrigo Dourado.

A pressão no campo adversário é um dos pontos fortes do time e neste jogo ela se mostrou novamente importantíssima, apesar da equipe, principalmente Jonatan Álvez, ter tido dificuldades nos primeiros 15 minutos de partida em realizar esse tipo de ação. Em um destes momentos, Rodrigo Dourado roubou a bola de Jadson na intermediária do campo de ataque, quando o Fluminense se organizava para atacar, carregou a bola até a entrada da área e encontrou Nico López aberto na esquerda pronto para finalizar à gol, abrindo o placar. Aqui uma ótima leitura de jogo do técnico Odair, que inverteu Nico e Pottker de lados, percebendo o espaço deixado por Gilberto pelo lado direito do time carioca.

2018-08-14 21_37_30-Texto - Analise Inter X FLUMINENSE.docx - Word (Falha na Ativação do Produto)

Inter realizando pressão em campo ofensivo, na tentativa de roubar a bola próximo a área adversária.

Já com a vantagem no placar, o jogo defensivo colorado se intensificou cada vez mais. Equipe buscou apostar bastante em bolas longas e saídas rápidas em contra-ataque, apostando bastante na velocidade de seus jogadores que atuavam mais nos de lado de campo, casos de Iago, Pottker e Nico López. Em lançamento de Victor Cuesta, Iago correu em projeção, venceu o marcador e encontrou Jonatan Àlvez livre pra ampliar o resultado. No fim do primeiro tempo em jogada de imposição física de Jonatan Álvez, que não desistiu da jogada, em mais uma desatenção da defesa tricolor, Nico López completamente livre marca o terceiro gol da partida.

No segundo tempo, com mais tranquilidade e algumas alterações forçadas, caso da troca de Nico López por D´alessandro, por problemas fisiológicos, o Inter continuou seu jogo defensivo, mas já não realizava tanta pressão em campo adversário, cedendo até espaços para o Fluminense, que levou perigo a defesa, mas foi parado pela trave e por ótimas defesas do goleiro Marcelo Lomba. Por ter campo para tentar mais bolas em projeção e não ter a necessidade de ter um centroavante mais fixo em campo, Odair Hellman substituiu Jonatan Álvez por Rossi, pensando em utilizar ele e Pottker no ataque, recebendo a bola em projeção rápida. Inter até conseguiu jogadas desta forma, mas pecou no momento da finalização e o jogo teve seu final com o placar do primeiro tempo.

No vídeo os gols da partida

Jogadores destaque da Partida

Rodrigo Dourado
É o jogador símbolo deste modelo de jogo adotado pelo time, sendo o pilar defensivo da equipe. Forte na marcação, ótima leitura de espaços e percepção ao antever as jogadas ofensivas adversárias, para desarmar e interceptar em sua zona de campo. Realizou muita pressão em campo ofensivo, roubando a bola com muito sucesso e buscando levar o time à frente, conseguindo uma assistência para o primeiro gol da Partida. Demonstra capacidade de liderança (é o capitão da equipe) e orienta os companheiros sempre que pode, para estarem sempre concentrados durante os noventa minutos.
Card_Destaque_Rodrigo Dourado_FLU

Nico López

Mesmo que Nico López tenha jogado apenas 45 minutos, estes foram suficientes para ele demonstrar uma apresentação de que todos os torcedores colorados esperam que ele realize. Fez 2 gols, foi participativo a todo momento, envolvendo seus companheiros em jogadas ofensivas, se movimentando, auxiliando na saída de bola, marcando os adversários em seu setor, tendo até efetividade em roubadas de bola. Técnica, físico e qualidade todos os sabiam que ele sempre teve, o que faltava a ele era sentir-se confortável junto a seus companheiros e comissão técnica, sempre com comprometimento. Méritos ao jogador que entendeu todo o contexto que se encontra e também a comissão técnica que buscou auxiliar o jogador para que ele possa render tudo que pode dentro do modelo de jogo utilizado.

Card_Destaque_NicoLopez_FLU

@ojunomartins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s