Padrão e filosofia: Isso é de comer? ANÁLISE TÁTICA PALMEIRAS 1 X 0 VASCO

Por Ricardo Leite

Em mais uma noite pouco inspirada, o Vasco foi derrotado pela terceira vez no “mini campeonato paulista” que disputou nas três ultimas rodadas.

Jogando bem ou jogando mal, ofensivo ou reativo, apostando na qualidade ou na velocidade, com desfalques ou estreias. O Vasco apresentou em algum momento todos esses aspectos. Mas há uma coisa em comum entre as três últimas partidas: o resultado – isso mesmo, o Vasco perdeu todas elas. E as explicações e justificativas são variadas, tem coisas simples como a limitação da equipe e do elenco e coisas mais complexas como a falta de filosofia e a extrema fragilidade apresentada.

Nesta última partida, que iremos analisar agora, o Vasco enfrentou um Palmeiras reserva. Eles tem um excelente elenco, eu sei. A maioria dos jogadores reservas lá pelo menos disputaria a posição de titular aqui. Mas o mais inacreditável e assustador é que o Vasco apresentou menos padrão e confiança de jogo que o time reserva do adversário.

As equipes tiveram uma primeira etapa bem equilibrada e morna. O Palmeiras ficava mais com a bola e o Vasco centralizava suas ações basicamente em dois jogadores: Pikachu e Galhardo. Ambos são jogadores com boas qualidades técnicas e que entregam boa parte da organização que o Vasco tem seja ofensiva ou defensiva.

Novamente com marcação em bloco baixo, o Vasco apresentou a costumeira marcação passiva. Na maioria das vezes até compacta e organizada, mas com poucos botes e perseguições ao adversário. Não é a toa que o Palmeiras mesmo com mais posse de bola, teve mais que o tripo de desarmes que a equipe vascaína.

No ataque, não podemos falar que algum dos três meias tenham ido mal, mas as boas jogadas deles só saiam de forma individual, dificilmente em alguma jogada participavam dois dos três, o diálogo entre eles é quase inexistente, muito pela falta de aproximação entre os jogadores do meio para frente. O Vasco dificilmente ataca em bloco, e apesar de contar com algumas boas trocas de passes no meio campo (início da construção) elas acabam sendo pouco eficientes pois ocorrem muito distantes do gol adversário e dificilmente contam com a velocidade suficiente para surpreender.

Apesar da criação de apenas uma chance real no primeiro tempo, o Vasco se mostrava organizado. Mais na segunda etapa uma mudança do Jorginho colocaria isso em xeque. Apesar da boa partida do Raul na lateral direita na última quinta (contra a LDU), Jorginho optou por improvisar Andrey na posição. Perdido na marcação, pecando na linha e até sem saber qual ângulo do adversário fechar, Andrey falhou rapidamente (junto com Castan) e permitiu o Palmeiras abrir o marcador sem muito esforço. Além disso, ainda cometeu um pênalti (anulado pois foi marcado impedimento), e tomou um amarelo. Em poucos minutos Jorginho conseguiu desarrumar o meio campo e deixar a lateral vulnerável, além de tirar a confiança de um jogador em crescente.

vasvas2vas3

Após o gol palmeirense, o Vasco voltou a apresentar a velha e conhecida fragilidade: defensiva e psicológica. Ao invés de buscar o empate, o Vasco ficou atordoado por uns 15 minutos e poderia ter tomado pelo menos mais dois gols. Jorginho inverteu Raul (que foi pra LD) com Andrey e o time se organizou minimamente de novo. O treinador ainda promoveu as estreias de Vinicius Araujo e Maxi para tentar reverter a derrota, mas ambos foram nulos. Muito pela falta de organização e criatividade ofensiva é verdade, mas fato é que os três estreantes da noite precisam melhorar sua forma física, ritmo e confiança para almejarem as posições de titulares. E o Vasco precisa saber qual a sua identidade, e investir nela. Quem muda de pensamento todo jogo, não consegue efetuar nenhum modelo de jogo com qualidade.

@analisevasco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s