Postura ou estratégia: ANÁLISE TÁTICA VASCO 1 x 0 LDU

Por Ricardo Leite

Na noite de quinta-feira, o Vasco entrou em campo contra a LDU pela Sulamericana. O Gigante da Colina, precisava vencer por 2×0 (placar mais simples) para avançar na competição, pois a partida em Quito foi vencida pelos equatorianos por 3×1.

Como esperado o Vasco lotou São Januario, e se impôs desde o inicio da partida. O Vasco foi ofensivo e era possível ver até os dois laterais subindo ao mesmo tempo (o que fica ainda mais impressionante se destacarmos que Luis Gustavo – que foi a linha de fundo várias vezes no primeiro tempo – é zagueiro de origem). O Vasco conseguiu criar um bom volume desde o primeiro minuto. E apresentou um bom leque de variedades. Chegou através de triangulaçoes, jogadas de linha de fundo, finalizaçoes de fora da area, bola parada etc.

vasco5 Vasco atacando com 3 jogadores dentro da área, além de aproximação de mais dois.

Sem a bola, o Vasco não pressionou a LDU em bloco alto. Preferiu manter a marcação passiva, prioritariamente a partir do meio campo. No habitual 4-4-2, Com Giovanni e Rios à frente.

vasco Esses foram um dos poucos momentos que o Vasco subiu a marcação, mas mesmo assim não fez grande pressão nem grandes perseguições.

Muitas vezes os mais criativos da equipe (Galhardo e Giovanni) estavam mais adiantados que Rios e espetados na marcação dos zagueiros.

vasco3Com Galhardo e Giovanni adiantados meio perde em ocupação e criatividade

Rios não conseguiu no primeiro tempo fazer sua movimentação costumeira para puxar a marcação adversária e gerar espaço pra infiltrações.

O principal problema da equipe foi o desperdício de muitas chances reais de gol, mas principalmente no primeiro tempo também apresentou alguns problemas na transiçao defensiva, quando a equipe equatoriana saía em velocidade.

Jorginho utilizou a amplitude de Pikachu e Galhardo (contando com o auxílio dos laterais), para conseguir descompactar o sistema defensivo da LDU. E surtiu efeito, pois os espaços iam aparecendo, mas o Vasco pecava na ocupação do meio campo e das entrelinhas do adversário.

vasco4
Mais uma vez, problemas de ordem médica atrapalharam as estratégias da equipe na partida. A dupla de zaga precisou ser substituida e Jorginho optou por improvisar Raul na lateral direita e deslocar Luis Gustavo para fazer companhia à Ricardo na zaga. O que parecia uma atitude “pardal” se mostrou acertada. Raul entrou bem na lateral e além de dar tranquilidade defensiva (até pela postura do time equatoriano), conseguiu qualificar a saída de bola pelo lado direito, juntamente com Andrey e Pikachu. Na segunda etapa o Vasco melhorou o problema da transição e não foi ameaçado. Aumentou também seu volume ofensivo, mas viu sua escassez de opções no banco e o nervosismo na finalização serem os principais responsáveis pelo não sucesso.

Quando o Vasco tinha a bola, Desábato recuava e fazia uma linha de três zagueiros para qualificar a saída e poder ganhar campo (e superioridade) ofensiva, com o avanço dos laterais.

vasco2

Rios também melhorou na segunda etapa e conseguir ter êxito em alguns pivôs (como no lance do belo gol) e foi mais ativo na partida, mas não foi suficiente para a equipe alcançar o segundo gol.

Fora de mais uma competição, e agora pensando somente em Brasileiro, o Vasco precisa transformar essa frustração em vantagem (principalmente física e psicológica). E fica o questionamento se o volume apresentado contra a LDU apresenta uma nova postura que será tomada por essa equipe, ou apenas a estratégia de um jogo decisivo que necessitava um resultado consistente e um alto volume ofensivo.

@analisevasco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s