Disputado por Vasco e Cruzeiro, Gabriel Lima é mais do que só velocidade

Por Mathaus Pauxis

fabio will(Em seu segundo ano no time principal, Gabriel pode ir para a Série A – Foto: Fabio Will/Remo)

Em 2017, Gabriel Lima subiu para o time profissional do Clube do Remo para a disputa do Campeonato Paraense. Em 2019 o destino do jogador pode ser a Série A. O ponta característico de 21 anos marcou 9 gols em 1640 minutos com a camisa do Leão e está sendo pretendido por Vasco e Cruzeiro. Apesar de ser um atacante de lado, ele não tem apenas a velocidade como característica.

O primeiro gol da carreira veio na terceira partida do jogador, definindo a vitória do Remo em cima do Paragominas por 3 a 2 durante o estadual de 2017. O gol foi de oportunismo, criado também pela boa noção espacial do jogador.

PRIMEIRO GOL
(Jogador vai fazer o gol após rebote na trave. Aproveitou o espaço entre zagueiro e lateral).
Essa noção espacial e de posicionamento é uma das características de Gabriel Lima. Além delas – e da boa velocidade – o atleta tem uma finalização boa em comparação a jogadores “parecidos”, mas algo que pode ser melhorado. Gabriel chuta com ambas as pernas, mas é destro.
O jogador tem vigor para avançar e recompor durante a partida, é bom no drible curto e algo importante nele é leitura e visão de jogo. Como pontos negativos, podemos citar o passe e o cruzamento, que devem ser melhorados; e a força física do atacante.
Porém, três características definem Gabriel na hora de marcar os gols: capacidade de desmarque, o poder de infiltração e posicionamento. Veja no GIF abaixo o gol do jogador este ano contra a Juazeirense, como ele acompanha o ataque e infiltra no espaço certo para se posicionar e marcar.
GIF 1(Foi o primeiro gol do jogador após passar 9 meses sem entrar em campo por conta de seguidas lesões)
O segundo gol do jogador contra o Confiança, na série C deste ano, mostra um pouco mais da capacidade de desmarque do atacante.
GIF 2(em pouco tempo o jogador sai de trás do marcador e toma a frente, mesmo sem  a bola)
OS GOLS
Por ser um jogador que entende bem a jogada e busca sempre ficar livre para finalizar, Gabriel fez muitos gols aproveitando rebotes. Dos 9 tentos da carreira, 4 foram de oportunismo do atacante.  Outros 3 saíram após o jogador receber passe dentro da área, nesses ele esteve sempre centralizado.  1 gol do jogador foi de cabeça após um escanteio e 1 foi partindo da esquerda para o centro, infiltrando na área, que você confere no vídeo abaixo.
Todos os gols de Gabriel Lima foram dentro da área.
 
POSICIONAMENTO
Apesar de definido como um ponta, Gabriel Lima trabalha melhor por dentro (estando ou indo pra lá) do que aberto quando perto da área, mas não deixa de usar a velocidade pelos lados nas outras zonas do campo.
POSICIONAMENTO
(Posições possíveis para Gabriel Lima – Feito no ShareMyTactics.com)
A saída de Gabriel para um time mais estruturado é uma boa opção para a carreira do jogador, que possivelmente vai ter que fazer um reforço no trabalho de base – principalmente nos fundamentos. Mas, Gabriel Lima deve brigar por espaço em pouco tempo em qualquer uma das equipes que for.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s