O Liverpool para a temporada 2018/2019

Por Daniel Klabunde

Nesta sexta 10/08, teremos o início da Premier League, abrindo a temporada para os times ingleses, e o Liverpool fará sua estreia no domingo 12/08, contra o West Ham, em Anfield. O Liverpool do técnico Jürgen Klopp vem forte para brigar por títulos nesta temporada, pudemos ver pelo dinheiro que gastou neste verão europeu para suas contratações, abrindo os cofres, literalmente.

Trouxe Naby Keïta, que estava no Leipzig, por £ 60 milhões, já contratado desde a temporada passada, deve disputar posição com Milner e Wijnaldum no meio. Fabinho, contratado junto ao Mónaco por £ 45 milhões, vem para disputar posição com Henderson na frente da zaga, e também pode ser usado como lateral direito em caso de necessidade. Shaqiri, grande velocista contratado junto ao Stoke por £ 14,7 milhões, se junta ao grupo para ser reserva de Salah, possuindo as mesmas características do egípcio, velocidade, drible curto e ótima finalização de média e longa distância.

E por último, o goleiro Alisson, titular da seleção brasileira, foi contratado junto a Roma por £ 62,5 milhões mais £ 10 milhões em variáveis, chega para ocupar o lugar de Karius e Mignolet, que não conseguiram se firmar no time, com muitas falhas, tendo Karius o seu pior momento na final da última Champions League.

Foram £ 182,20 milhões gastos até o momento, cerca de R$ 780 milhões, para reforçar o elenco, mostrando que Klopp realmente quer entrar forte na briga pela Premier League e Champions League. Apenas do alto investimento, Klopp buscou contratações pontuais para a sua equipe, setores que eram carentes de substituições.

klopp(Provável escalação inicial no tradicional 4-3-3 de Klopp) Imagem: @TacticalPad

A maior briga pela titularidade deve ficar no meio campo com Henderson, Milner, Wijnaldum e os recém contratados Keïta e Fabinho. Keita dando muita velocidade na transição da defesa para o ataque, rompendo as linhas de defesa como costumava fazer no Leipizig, e com muita qualidade no passe e na conclusão à gol, deve ser um dos prováveis titulares substituindo Milner, que provavelmente deverá ficar no banco pela sua idade, e por ter mais poder de marcação que criação, ou no lugar de Wijnaldum, que muitas vezes fez um revezamento com Enre Can no meio, não satisfazendo muito Klopp nas suas apresentações, mas que foi se encaixando aos poucos, e também tem mais poder de marcação que criação.

Jogador que deve ter sua titularidade incontestável é Henderson, capitão e um dos líderes da equipe de Klopp, deve ser titular absoluto.

Mas a questão é, e Fabinho?

Na minha opinião, Fabinho provavelmente entrará no lugar de Henderson fazendo o meio defensivo da equipe, e Klopp deve colocar Henderson como médio central ao lado de Keïta, muito pela sua qualidade no passe e nos lançamentos, podendo assim romper as linhas adversárias.

Na zaga dos Reds ainda teremos Van Dijk e Lovren, apesar do croata ter sido titular na sua seleção que chegou até a final da Copa na Rússia, na temporada passada não passou total confiança no clube, o que está levando clube a ficar de olho mercado.

O Liverpool de Klopp vem para a temporada no seu tradicional 4-3-3, usado tanto para a defesa quanto para o ataque, e sempre efetuando a pressão em bloco alto, no campo do adversário, e aproveitando a velocidade de seus atacantes, e agora de Keïta, para efetuar a transição em velocidade para o ataque.

klopp(Pressão alta do Liverpool contra o Napoli, com Wijnaldum e Clyne invadindo a área de passe do adversário, onde Clyne rouba a bola e inicia a jogada do primeiro gol)

Em caso de não recuperar a bola no campo de ataque, o time recua e se defende no 4-3-3, podendo passar para o 4-4-2, dependendo como se comporta o adversário na partida.

klopp(Liverpool se defendendo no 4-3-3 em bloco baixo, depois que a pressão alta não surtiu efeito)
klopp(Liverpool se defendendo no 4-4-2, jogo já estava 2-0 e o Napoli estava atacando mais pelos extremos)

E na linha de frente teremos novamente Mané, Firmino e Salah, depois de muitas especulação que o Real Madrid estava disposto à comprar o egípcio nesta janela de transferências, nada se confirmou e o jogador continua nos Reds. O trio ofensivo que mais marcou gols na temporada passada, promete muito mais nesta, já pudemos ver pelos amistosos contra Manchester United (4-1) e Napoli (5-0).

Favorecidos pelo estilo de jogo de Klopp, no qual sua marcação alta proporciona vários contra-ataques, usando sua velocidade e pegando as defesas desarrumadas e totalmente abertas.

klopp(Roubada de bola no ataque pegando a defesa desarrumada, e com pelo menos 3 jogadores atacando os espaços e com condições de invadir a área para finalizar).

Se a temporada 17/18 já foi muito boa para o Liverpool, chegando em 4º na Premier League e na final da Champions League, a temporada 18/19 promete ainda mais alegrias para os Reds, com bons reforços se encaixando muito bem no estilo Have Metal de Jürgen Klopp fazer seu time atuar em campo.

@dktricolor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s