Com Felipão no banco, Palmeiras poupa titulares e faz jogo com pouca intensidade: ANÁLISE TÁTICA AMÉRICA-MG 0x0 PALMEIRAS

Por Hugo Alves

De volta ao Campeonato Brasileiro, o Palmeiras foi até Minas encarar o América no Independência. A partida ficou marcada pela falta de intensidade de ambos os times e marcou o primeiro jogo com Felipão comandando a equipe do banco de reservas.

Visando a partida do meio de semana pela Libertadores, Felipão escalou uma equipe alternativa, mas manteve sua ideia básica de jogo: 4-2-3-1 com variação para 4-1-4-1, principalmente na tentativa de pressionar a saída do adversário. Thiago Santos e Borja foram os “jogadores chaves” de Scolari no jogo.

palmeiras4-2-3-1 muito bem definido com Borja no comando de ataque

Além de descansar os atletas, o jogo – querendo ou não de menor exigência – serviu para dar rodagem e testar as opções. Victor Luís, por exemplo, teve oportunidade de mostrar seu futebol, aproveitando a fase irregular de Diogo Barbosa. Além do já citado Thiago Santos, Jean esteve em campo, muito pela sua versatilidade, mas segue sendo escalado “errado”.

Tudo bem, é compreensível que sua versatilidade dê ao treinador a possibilidade de colocá-lo como meia pela direita para ajudar na cobertura do lateral e ser peça importante na saída, mas a fase ofensiva do jogador é praticamente nula e faz falta, principalmente em uma partida onde o adversário simplesmente abriu mão de jogar.

Deixando os comentários sobre a escalação de lado, vamos aos detalhes do jogo.

Desde os primeiros minutos o América já deixava claro que abriria mão da bola e apostaria na velocidade de seus jogadores de ataque para buscar os contra-ataques. O Palmeiras, entretanto, esteve bem seguro (ao menos na primeira etapa) e não permitiu muitas descidas ao adversário. O Alviverde conseguiu tramar bons passes e explorou bastante o lado esquerdo do campo, com Hyoran.

Aproveitando a facilidade para adentrar o campo adversário, os visitantes exerciam pressão no portador da bola adversário sempre que perdiam a bola e não tiveram problemas para mantê-la sob seu domínio.

palmeirasOlhos voltados para a bola e pressão para recuperá-la perto do gol adversário

Moisés, escalado ao lado de T. Santos, foi importante nas tramas ofensivas, chegando como opção para as jogadas e penetrando a área. Desta forma, conseguiu sofrer o pênalti (desperdiçado por Jean). Além de ter sido importante no ataque, o jogador também esteve bem na defesa que se mostrou muito mais segura em comparação com a partida frente ao Bahia no meio de semana.

Apesar do zero no placar, o segundo tempo começou com o torcedor palmeirense tendo a sensação de estar no controle da situação. O gol, naquele momento, parecia questão de tempo. No entanto, um mix de desgaste físico com crescimento do América fez o jogo ir por um caminho diferente.

Moisés, desgastado fisicamente, deu lugar a Bruno Henrique, mas não conseguiu criar a mesma atmosfera da primeira etapa. A queda, comumente vista na gestão Roger Machado, voltou a dar as caras. O América aproveitou e teve ótimas oportunidades de abrir o marcador, acertando a trave.

O jogo terminou sem gols, decepcionando o torcedor do Palmeiras. No entanto, ainda não é o momento para tecer críticas ao novo treinador. Todos nós sabemos que a adaptação a um novo estilo de jogo requer tempo, por isso, daremos esse tempo ao Felipão.

Destaque – Lucas Lima

palmeiras

Atuando como meia central na linha dos três meias de Felipão, conseguiu desempenhar bem seu papel. Além dos ótimos passes, destacou-se também pelo combate direto nos volantes adversários, que – convenhamos – não faz muito seu estilo. Se alguém ganhou moral com o treinador após o empate, esse alguém foi Lucas.

Números –

palmeiras

Palmeiras na direita. Destaque para o número de passes longos. (Estatísticas: SofaScore)

@hgdca

Anúncios

Um comentário sobre “Com Felipão no banco, Palmeiras poupa titulares e faz jogo com pouca intensidade: ANÁLISE TÁTICA AMÉRICA-MG 0x0 PALMEIRAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s