Versatilidade e verticalidade nas laterais: ANÁLISE TÁTICA WEST HAM 3×1 ASTON VILLA

Por Felipe Holanda

O West Ham de Manuel Pellegrini começa a mostrar algumas de suas facetas na pré-temporada europeia. Com um time bastante versátil e vertical nas laterais, ocupando a maioria dos espaços do campo, os Hammers prometam jogar duro na Premier League. No terceiro amistoso de 2018/2019, a equipe londrina venceu o Aston Villa por 3×1, em partida que contou com as estreias de dois reforços recém-chegados: o brasileiro Felipe Anderson, contratado junto a Lazio, e o paraguaio Fabian Balbuena, ex-Corinthians.

westComo iniciou o West Ham contra o Aston Villa, montado no 4-1-4-1

Assim como havia feito em seu último trabalho à beira do gramado, no Hebei Fortune-CHI, Pellegrini vem utilizando no West Ham o esquema 4-1-4-1. Um sistema firme na marcação e bastante vertical no ataque, com o meio de campo povoado, pressionando a saída de bola da equipe adversária.

Além da verticalidade e do poderio de marcação, o sistema utilizado pelo treinador chileno vem se mostrando bastante versátil taticamente, podendo variar rapidamente para o 3-4-3, com Rice sendo recuado para fazer a função de terceiro zagueiro. O intuito dessa mudança é dar mais liberdade às subidas dos alas e dos meias pelos lados do campo.

west2West Ham montado no 3-4-3 em certo momento do jogo

Foi exatamente pelas laterais que o West Ham abriu o placar diante da equipe de Birmingham. Antonio fez grande jogada pela direita, e bateu na saída de Steer para fazer 1×0, quando o relógio marcava dez minutos de bola rolando. No lance, os Hammers atacaram com quatro homens, mas o inglês resolveu o lance por conta própria.

west3Felipe Anderson e Arnautovic dão opção em ponto futuro na grande área, mas Antonio faz joga individual e marca (Reprodução/West Ham TV)

Se pela direita os comandados de Pellegrini viram uma boa oportunidade de atacar, o mesmo aconteceu pelo lado esquerdo. Em jogada bem vertical, conseguiram ampliar ainda na primeira etapa. Felipe Anderson puxou contra-ataque e lançou Masuaku. O lateral-esquerdo passou pelo marcador e cruzou na medida para Arnautovic, que completou para o fundo das redes. Foi o terceiro gol do austriáco pelo West Ham em três partidas disputadas na pré-temporada.

west4Aos 28 minutos, West Ham faz 2×0 com Arnautovic em outra jogada pelas laterais (Reprodução/West Ham TV)

Com a vantagem adquirida, restou ao time londrino trocar passes no campo de ataque, sem muita agressividade. Afinal, o 2×0 já era satisfatório, além de se tratar de um amistoso de pré temporada.

Com três substituições promovidas por Pellegrini no intervalo, o West Ham voltou mais ligado na segunda etapa e quase fez o terceiro em outra jogada pelas laterais. Arnautovic avançou pela esquerda e rolou para Wilshere, que pegou de primeira para a difícil defesa de Steer.

Já aos 40 minutos, após passe preciso de Arnautovic, Snodgrass driblou o goleiro e finalizou com tranquilidade para fazer 3×0 a favos dos Hammers. No minuto seguinte, o Aston Villa ainda descontou com Green, fechando o placar.

west5Como terminou o West Ham contra o Aston Vila

@holandareporter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s